Campanha Janeiro Branco SGB: um guia para usar a tecnologia a favor do seu bem-estar emocional

Por que participar da maior campanha de saúde mental em janeiro  (e começar novos hábitos para a vida)

Durante o mês de janeiro nós estamos participando da campanha Janeiro Branco 2021Com a intenção de mostrar como a tecnologia pode ser usada para o bem e apoiar as pessoas a cuidarem da saúde mental, criamos a campanha #janeirobrancosgb. Assim como mostrar os dados sobre saúde mental é importante para compreendermos que estamos vivendo uma epidemia de saúde mental no mundo, também queremos ajudar as pessoas a usarem as ferramentas acessíveis para enfrentar tal desafio. 


O que é usar a tecnologia para o bem? (ou para resolver problemas sociais)

A campanha Janeiro Branco é um exemplo do uso da tecnologia e das redes sociais para fazer o bem. Afinal, como uma mensagem tão importante de conscientização iria ultrapassar as fronteiras, chegaria a diversos lugares e deixaria de acontecer apenas presencial nas ruas de Uberlândia ou do Brasil? Com a pandemia, o que era local virou global. E você pode fazer parte desse movimento de diversas formas.


  • Que tal ser um voluntário (a) digital? Ao compartilhar os posts do Janeiro Branco SGB ou da campanha oficial, você já está fazendo a sua parte. Juntos, cumprimos o objetivo de chamar a atenção das pessoas para as questões de saúde mental e emocional. Qualquer pessoa pode criar uma live, convidar alguém para falar sobre o assunto, fazer entrevista com um especialista como psicólogo ou divulgar reportagens, palestras e postagens nas redes sociais.

Para fazer parte, acesse o grupo no whatsapp de voluntários digitais aqui.


Ao ser um voluntário(a) digital, você está contribuindo com a campanha Janeiro Branco e também com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, que inclui promover a saúde mental. Vamos juntos? Lembrando que vivemos a era dos dados e é importante ler e analisar tudo que você encontra na internet, assim minimizamos os efeitos negativos da tecnologia. Conheça a plataforma de educação em dados SGB e as competências de quem busca ser fluente nessa nova linguagem!


Durante a pandemia, inúmeros serviços e atividades surgiram nas redes sociais, em plataformas ou aplicativos. Também é uma prova de como a tecnologia pode ser usada para o bem! Psicólogos e outros profissionais de saúde oferecem serviços online – fazendo consultas por vídeo.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de saúde em 93% dos países do mundo, e ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses mesmos serviços. A demanda acaba contribuindo para iniciativas tecnológicas e acessíveis surgirem a todo momento. Ano passado, alguns mapas online com foco em saúde mental foram criados mostrando serviços gratuitos ou realizados por voluntários.

  • Um mapa de saúde mental foi criado Instituto Vita Alere com apoio do Google, mostrando serviços gratuitos ou com voluntários em todo Brasil.
  • Já o Ministério da Saúde também criou um mapa interativo com a lista de todos os lugares que oferecem atendimento de saúde mental pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Plataformas e Aplicativos para encontrar psicólogos para consultas online


1. Psicologia Viva

Parceira da campanha Janeiro Branco, na plataforma Psicologia Viva você pode encontrar especialistas de acordo com a sua necessidade e agendar consultas em diversos horários. Eles também criaram um material de apoio para a campanha. Conheça a plataforma Psicologia Viva aqui.

2. Vittude

Na plataforma Vittude você também pode encontrar psicólogos que atendem diversas especialidades ou filtrar pela necessidade principal como ansiedade, TDAH ou tristeza, por exemplo. Conheça a plataforma Vittude aqui.

3. Zenklub

O Zenklub é um aplicativo voltado para consultas de psicanálise e psicologia online. Ao se tornar membro, você pode acessar conteúdos personalizados como um diário de bem-estar emocional e podcasts. Conheça o aplicativo Zenklub aqui.

4. Telavita

A Telavita é uma plataforma que conecta psicólogos a pacientes, oferecendo diversas especialidades como terapia individual, de casal e família. É possível buscar os profissionais conhecendo mais do perfil, formação e especialidades de atendimento. Conheça a plataforma Telavita aqui.

As plataformas informam que o atendimento psicológico online é uma abordagem equivalente à psicoterapia presencial, permitido desde novembro de 2018 pelo Conselho Federal de Psicologia.


Aplicativos e Plataformas para cuidar da saúde mental em janeiro e durante o ano todo


Beliive

Você conhece a plataforma de troca de tempo Beliive? Ao se cadastrar você já ganha 5 horas para trocar como quiser com outras pessoas. Dá pra participar de atividades diversas ao buscar na categoria “Saúde e Bem-Estar”. Tanto atendimentos com psicólogos quanto terapias holísticas como reiki e aromaterapia. 

Por lá também tem pessoas que se dispõem a “escutar sem julgamentos”, a ensinar automassagens ou rotina de autocuidado e a dar aulas de dança. Alguns educadores físicos também oferecem treinos personalizados. Conheça a plataforma Beliive aqui.


Insigh Timer

Se você gostaria de começar a meditar para acalmar a mente mas tem dificuldade, o aplicativo Insight Timer pode ser uma boa ferramenta para incluir na sua rotina. O app é o primeiro gratuito usado com a intenção de reduzir estresse, ansiedade e insônia. E os dados sobre saúde mental mostram como aumentou o número de pessoas com problemas de saúde mental durante a pandemia.

Ao baixar o app você pode aprender a meditar, pois tem práticas para iniciantes. Também há músicas relaxantes, meditações guiadas e outras indicadas para dormir profundamente. Conheça o aplicativo Insight Timer aqui.


Happify

Outro aplicativo usado para melhorar a saúde mental e o bem-estar é o Happify. Nele você encontrará jornadas, atividades e jogos baseados na ciência para ter mais felicidade.

A partir de um questionário, são indicados programas para começar a praticar alguns minutos por dia, até se tornar um hábito. Conforme você vai usando o app, também vai ganhando recompensas para continuar na jornada. Conheça o aplicativo Happify aqui.


Positiva App

Um aplicativo para acalmar a mente e mudar hábitos no seu dia a dia. No app você encontrará diversos caminhos para ter mais tranquilidade, com instrutores e perspectivas diferentes em meditações guiadas exclusivas. Conheça o aplicativo Positiva App aqui.


Assim SC

A Assim SC propõe atendimentos em grupos gratuitos e individuais a preços sociais. Embasados em práticas colaborativas e dialógicas, terapeutas e clientes se engajam numa exploração de conhecimento a partir das necessidades de cada pessoa, casal ou família. Conheça a plataforma Assim SC aqui.


Forest

Quer diminuir o tempo ocioso no celular e aumentar a concentração em outras atividades? Forest é um aplicativo em forma de jogo que bloqueia todos os aplicativos pelo tempo determinado por você.

O mais legal é ver na prática o uso da tecnologia para o bem e para a saúde mental. Ao passar um tempo longe da tela, as pessoas vão cultivando árvores virtuais e ganham moedas, que podem ser usadas para plantar árvores reais. O aplicativo fez uma parceria com a ONG Trees for the Future, que trabalha para alimentar famílias em situação de vulnerabilidade social em vários lugares do mundo. Faz bem pra você e para o mundo! Conheça o aplicativo Forest aqui.

Quer contribuir com essa curadoria? Comente deixando uma sugestão de aplicativo ou plataforma que você conhece.


Ao longo do mês de janeiro, somos voluntários e disseminadores da campanha Janeiro Branco com algumas ações. Nossa intenção é inspirar as pessoas a cuidarem da saúde mental, reforçando o uso da tecnologia para o bem, dando dicas e compartilhando informações. Acreditamos que temos o poder na ponta dos dedos!


Entre as ações do #janeirobrancosgb, será realizada uma live especial com os psicólogos Fernanda Bornhausen (presidente voluntária do Social Good Brasil) e Leonardo Abrahão (presidente voluntário do Instituto Janeiro Branco) no dia 26 de janeiro, às 19h, no Instagram.


Esse texto fez sentido pra você?

Fique ligado nas nossas redes sociais Instagram, Twitter e Facebook.
Quer entender mais sobre Educação em Dados? Tem uma trilha de vídeos do Festival SGB pra você maratonar no nosso canal do Youtube.

Você também pode acessar a nossa Plataforma de Educação em Dados ou se inscrever aqui para participar de uma jornada de educação em dados que lançaremos em breve.

Inscreva-se no Festival SGB e mergulhe nas profundezas de conversas que importam!

Leia também

01 dezembro 2021
Assista ao 2º episódio da série Habilidados, do SGB e saiba como trabalhar com dados e como isso pode...
Ler Mais
01 dezembro 2021
O tema foi pauta da série Habilidados, do SGB, criada para ajudar as pessoas a darem seus primeiros mergulhos...
Ler Mais
19 novembro 2021
No Brasil, o contingente de mulheres empreendedoras endossa a importância do dia comemorativo.
Ler Mais
18 novembro 2021
O Banco Central estima que mais de 45 milhões de pessoas que não realizavam transações eletrônicas agora...
Ler Mais
16 novembro 2021
Social Good Brasil ganha prêmio que reconhece contribuição para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento...
Ler Mais

Leia também

Como escolher uma profissão?
O celular pode te ouvir?
5 dados que explicam a relevância do empreendedorismo feminino
O Pix em dados - Veja o que dizem os números após o primeiro ano de implantação do sistema

7 Comentários

  1. Olá. Recomendo:
    https://www.downdogapp.com/
    Multilingue. Não é gratuito, porém a inscrição anual é acessível e oferece um benefício imenso com aplicativos pra yoga, meditação, yoga para gestantes, treinos hiit e barras.

    Sunas.com.br
    Acabei de descobrir, uma plataforma de suporte emocional colaborativo, onde outras pessoas podem comentar e compartilhar reflexões e opiniões.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support