Temos uma boa ideia de quais decisões estamos tentando resolver com dados.

Em que nível de maturidade analítica acredito que minha área ou organização está:

Sua organização possui uma visão de propósito ou impacto com indicadores e/ou KPIs (KPIs são conjuntos de indicadores), qualquer tipo de ferramenta equivalente a uma teoria de mudança?

Há um modelo, ferramenta ou guia comum de coleta de dados para toda a organização seguir?

Como são armazenados os dados na minha organização:

Há pessoas na minha organização com habilidades analíticas avançadas para realizar estudos ou dar suporte às necessidades dos projetos, com autonomia?

Que tipos de técnicas analíticas sua organização usa para analisar dados?

Temos um fluxo analítico (coleta, armazenamento, limpeza/organização, análise e visualização) em vigor que foi acordado em toda a organização e a disciplina para mudar o roteiro, se necessário.

Usamos insights gerados pelos dados para criar narrativas poderosas, com informações precisas que são cativantes e atraentes.

Diagnóstico de Competências Analíticas
Os Iniciantes - aqueles que precisam de direção.
A sua organização faz parte do grupo de iniciantes no mundo dos dados. A organização demonstra interesse em começar a desenvolver suas competências analíticas para que decisões do dia-a-dia sejam baseadas em dados, mas ainda não possui os recursos necessários, como pessoas dedicadas e infraestrutura especializada, para tal desenvolvimento. Para iniciar o processo de amadurecimento da cultura de dados na sua organizações, recomendamos os workshops SGB sobre educação em dados e mudança de cultura analítica organizacional. Acesse: https://socialgoodbrasil.org.br/formacoes/ para mais informações.
Os Aventureiros - aqueles que estão em busca de aprimorar os conhecimentos sobre dados já adquiridos.
A sua organização faz parte do grupo de aventureiros por dados! A organização já executa práticas diárias sobre o uso de dados, como em coletas e análises básicas, porém ainda não na frequência e profundidade adequadas. A organização também já dispõe de uma infraestrutura técnica interna, como softwares e fluxos de processo minimamente padronizados, que permitem a manipulação de alguns dados para tomada de decisão, mas que poderiam ser aprimorados e/ou automatizados, caso a organização contasse com mais braços técnico-analíticos. Para aprimorar a eficiência dos processos com o objetivo de convergir em tomadas de decisão baseadas em evidências, recomendamos os Workshops SGB sobre Lógica Analítica e Canvas de Dados, assim como o Laboratório SGB - formação completa sobre o uso de dados para tomada de decisão. Acesse: https://socialgoodbrasil.org.br/formacoes/ para mais informações.
Os Entusiastas - aqueles que estão no caminho para serem data-driven!
A sua organização faz parte do grupo de entusiastas por dados, e está a caminho de ser data-driven! A organização já contempla boas práticas de dados, como padronização de fluxos de informação. As decisões importantes já são tomadas observando dados e evidências que auxiliam a escolha do melhor caminho ou opção para atingir um determinado objetivo. Além disso, a organização é guiada por métricas que auxiliam a medição do desempenho de seus produtos e serviços oferecidos. Para tal, a organização também pode contar com o apoio de lideranças e especialistas na área de dados que auxiliam na disseminação da cultura de dados da organização. Para auxiliar nessa tomada de decisão e garantir que ela esteja alinhada aos objetivos estratégicos da organização, recomendamos o Workshop SGB sobre Canvas de Dados, assim como o Laboratório SGB - formação completa sobre o uso de dados para tomada de decisão. Acesse: https://socialgoodbrasil.org.br/formacoes/ para mais informações.