Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco

Pabllo Brandão Pires

Bacharel e Mestre em Física pela Unicamp. Com atuação na área acadêmica e privada, já participou de iniciativas para ampliar a transparência e facilitar o acesso a informações públicas de universidades e governo federal. Atualmente atua como Cientista de Dados no Gabinete do deputado estadual Sergio Victor, com objetivo de tornar os dados públicos mais acessíveis à população.

Atualmente, lidero programas internacionais de consultoria em tecnologia para U.S.A. na ThoughtWorks – consultoria premium de tecnologia e transformação digital, e que atua fortemente com impacto social. Também sou professora de MBA em tecnologia e gestão de projetos há mais de 10 anos e atuo fortemente com a parte de estratégia de negócios.

É doutora em Agronomia pela UFRGS/Porto Alegre, e mestra em Estatística e Experimentação Agronômica, na ESALQ/USP/Piracicaba.

Minha idéia inicial era usar reinforcement learning misturado com o uso de braços robóticos para que os robôs procurassem a melhor trajetória de seu objetivo, mas pela complexidade, acabei ficando no supervised e unsupervised learning.

É estaticista pela UNB, mestre e Doutora em Estatística pela UFMG, com Doutorado Sanduíche na Inglaterra. Já participou de um projeto de detecção de fraudes no SUS e outro referente à sub-notificação de estupro no Brasil. Hoje é Cientista de Dados em uma startup de Marketing Digital.

Graduação em Bacharel em ciências da computação em 2000, pós-graduação em desenvolvimento de aplicações web 2005.

Trabalhei com empresas como Embraer, Lojas Americana, B2W Digital, Nestlé, Vale, Burger King. Já formei mais de 5000 especialista e já mentorei mais de 600 projetos.

Co-fundador da Data Science Brigade, publicitário, empresário, viciado em tecnologia e novas soluções. Junto com a DSB, participa da Operação Serenata de Amor, iniciativa que utiliza inteligência artificial para fiscalizar contas públicas de deputados federais. É apaixonado por fotografia, esportes, design e boas ideias.

Mais de 20 anos de experiência em projetos de desenvolvimento de software. Mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática – CIn – UFPE. Especialista em Sistemas Computacionais pela UPE e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Certificada PMP pelo Project Management Institute (PMI) desde 2009. Atual pesquisadora de Big Data e Machine Learning. Desenvolvi várias soluções com ênfase em ecossistema de software e a integração de seus produtos e banco de dados. Liderei projetos com a metodologia ágil com uma equipe de 8 pessoas, até projetos com metodologia tradicional, com equipe distribuída (Recife e São Paulo) de mais de 90 pessoas. Tive a oportunidade de realizar entregas para clientes nas áreas: financeira, saúde, telecomunicação e aviação. Também, sou professora de pós-graduação de gerenciamento de projetos.