O que é o Fellow SGB?
O Fellow SGB é o nosso programa que leva a metodologia do SGB por todo o Brasil. Fellow é um termo em inglês que significa parceiro, companheiro. É exatamente isso que as pessoas que participam desse programa são. Os Fellows SGB fazem parte de um treinamento imersivo, focado em autodesenvolvimento, nas tendências em inovação social, facilitação de grupos e experiências de mão na massa. Depois de treinados, os Fellows realizam atividades no Festival SGB e aplicam o aprendizado organizando eventos e workshops em suas cidades.
Como sei se me encaixo no perfil de Fellow?
O Fellow SGB não têm um perfil exclusivo. Mães, empreendedores sociais, líderes comunitários, jovens inquietos e uma série de pessoas com características diversas hoje são parte da família de Fellows SGB. Não procuramos uma pessoa pela faixa etária, local de origem, classe social ou gênero específico; buscamos pessoas com um comportamento questionador, inovador, com sede de mudanças e energia para fazer acontecer.
Para o que serve ser um Fellow?
Como Fellow, você recebe uma série de capacitações do Social Good Brasil para potencializar seu poder de liderança e seu conhecimento sobre o ecossistema de inovação social. Depois, você vai colocar a mão na massa, levando todo esse conhecimento para outras pessoas na sua cidade de origem e gerando impacto social.
Não tenho nenhum projeto de inovação social, mas muita disposição para mergulhar neste mundo. Posso ser Fellow mesmo assim?

Claro! O importante é já ter algum contato com inovação social e muita energia e disposição para compartilhar seu conhecimento e aprender ainda mais com a gente!

Posso ser Agente e depois Fellow?

Sim! Se você acha que ainda não está pronto para ser um Fellow SGB, procure por uma Jornada do Agente SGB por perto, é uma ótima maneira de começar! Depois, você pode trocar de papel e participar como Fellow :) Se você já é um Agente SGB ou está participando de alguma Jornada, também não tem problema.

Preciso estar em Florianópolis para ser um Fellow?

Não. A ideia do programa é justamente escalar a metodologia de inovação social do SGB para lugares do Brasil onde ainda não há um ambiente de inovação tecnológica tão efervescente quanto o de Floripa.  O único momento em que há necessidade de estar presencialmente em Florianópolis é durante o Festival SGB, que para os Fellows começa um dia antes: 30 e 31 de agosto e 01 de setembro de 2018.

Os Fellows são remunerados?
Não. O comprometimento do Fellow no programa é realizado de forma voluntária, não envolvendo remuneração. O SGB fornece todo o treinamento sem custo e a alimentação durante as atividades presenciais em Florianópolis.
Preciso pagar uma taxa pra ser um Fellow?
Não. A participação é gratuita.
Quanto tempo dura meu compromisso como Fellow?
Seu compromisso como Fellow e com o SGB dura de agosto de 2018 até agosto de 2019. ​Mas nosso compromisso com você não acaba por aí. ara que vocês estejam sempre conectados conosco criamos várias formas dos Fellows se manterem engajados após o prazo de um ano.
Como funciona o treinamento de Fellows?
Após a divulgação do resultado dos selecionados, vamos iniciar nosso contato com um webinário de lançamento no dia 01 de agosto de 20178. A partir desta data, os Fellows estarão em contato com a nossa equipe. O treinamento presencial ocorre em Florianópolis durante os dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro, com dinâmicas, oficinas e palestras. Depois disso, o treinamento segue com mentorias online de capacitação para que você fique por dentro da metodologia, composta por 6 toolkits - guias desenvolvidos exclusivamente para que o Fellow seja capaz de executar eventos inspiradores e oficinas de mão na massa em sua cidade de origem. Também programamos mentorias online individuais para ajudar os Fellows no planejamento dos eventos a serem realizados por eles.
A quais conteúdos vou ter acesso sendo Fellow?
O conteúdo do programa de Fellows SGB está dividido em seis toolkits. Eles são uma espécie de caixa de ferramentas para que o Fellow aprenda mais sobre inovação social e como facilitar eventos inspiradores e workshops de mão na massa. O SGB desenvolveu três desses toolkits e chamou outros três parceiros experts em inovação social para desenvolver os outros: o Atados, a Manifesto 55 e o Gab Gomes são algum desses parceiros.
Quais são os outros benefícios em ser um Fellow?
Você vai fazer parte da rede incrível que o SGB formou em 5 anos de trabalho. Além disso, vai ganhar visibilidade, sendo um protagonista no ecossistema de inovação social e representar o Social Good Brasil na sua cidade. Sem falar do desenvolvimento pessoal e de agir com propósito, dedicando parte do seu tempo para gerar uma mudança positiva no seu entorno!
Qual a carga horária semanal que eu devo me dedicar ao Fellow?
O programa foi desenhado para que a metodologia possa ser entregue aos Agentes SGB de forma flexível e modular. O que possibilita que o Fellow construa suas atividades em um tempo maior ou menor. De forma geral, são em média 5 horas de dedicação semanais para rodar os eventos e as jornadas em cada comunidade.
Não poderei comparecer ao Festival, portanto não posso ser Fellow?
É imprescindível a participação em todos os dias do Festival SGB, pois é nessa data em que ocorre o treinamento presencial imersivo com a nossa equipe. Além disso, o Festival é um momento muito importante de inspiração e reunião da rede do SGB - você não pode perder!
Que entregas devo fazer pra ser um Fellow?
Antes de tudo, você deve fazer as entregas do processo seletivo . Se selecionado, você irá participar presencialmente do treinamento presencial dia 30 e 31 de agosto e do Festival SGB nos dias 31 de agosto e 01 de setembro. Além disso, é atividade do Fellow responder todos os nossos relatórios de avaliação e das suas atividades; realizar todos os desafios previstos na metodologia; realizar e facilitar a Jornada do Agente SGB.
Como funciona o processo seletivo do Fellow SGB?
Para participar do programa é indispensável realizar a inscrição completa e entregar todos os desafios propostos pelo SGB. Os desafios somente serão revelados, por e-mail, àqueles que fizerem a inscrição online (supresa!). A equipe interna do SGB irá fazer uma avaliação das atividades entregues pelos candidatos e selecionar os 25 que apresentarem mais traços de empatia, autonomia, colaboração e propósito em suas respostas <3
E se eu não conseguir cumprir as entregas com as quais me comprometi?
Acreditamos que as pessoas que desejam contribuir para um mundo melhor e que topam representar o SGB nas suas cidades entendem a auto-responsabilidade e a dedicação necessária para fazer isso acontecer. No entanto, prezamos pela liberdade e capacidade de entrega de cada pessoa. Como parte da metodologia do programa de Fellows SGB é desenvolvido uma gamification (espécie de game) entre os participantes e premiação dos melhores resultados. Os Fellows que não cumprirem suas atividades acabam não pontuando.
Eu não tenho tanta experiência assim com eventos e facilitação, o Fellow é para mim?
Pelo menos alguma experiência em eventos e facilitação de grupos é necessária para se candidatar como um Fellow. Entretanto, nosso treinamento imersivo envolve conteúdos, ferramentas e atividades para que os Fellows possam se desenvolver mais como facilitadores de grupos.
Há alguma ajuda de custo para locomoção e hospedagem para o Festival?
Ainda não sabemos se será possível auxiliar os Fellows com essas ajudas de custo. A princípio, será responsabilidade do participante arcar com os gastos em hospedagem e locomoção, e nós fornecemos a alimentação entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2018. Estamos buscando fechar uma parceria para fornecer a hospedagem nos dias do treinamento e Festival, mas só poderemos afirmar caso a parceria seja realmente fechada.
O que é ser uma liderança conectada com inovação social? O que é inovação social?
Inovação social é aplicar o comportamento inovador na resolução de problemas sociais. Ser inovador é pensar fora da caixa; olhar para alguma coisa que é feita há muito tempo da mesma forma e ver o que pode ser melhorado. Por exemplo: é normal, no nosso país, utilizar muitos copos descartáveis em eventos — mas o consumo desenfreado de descartáveis prejudica muito o nosso planeta. A Meu Copo Eco, uma empresa aqui de Floripa, percebeu isso e desenvolveu copos reutilizáveis para eventos, diminuindo muito o lixo produzido em festas, seminários e festivais. Uma liderança conectada com inovação social é alguém que entende claramente o poder de uma iniciativa como essa, e deseja aprender mais sobre o assunto, trabalhar com isso, abrir um negócio que tenha impacto positivo na sociedade e apoiar outras pessoas que também querem ter mais contato com esse universo. Hoje, a Larissa - fundadora da Meu Copo Eco é uma Fellow SGB :)
As capacitações oferecidas no programa oferecem algum certificado?
Sim! O treinamento de Fellows + a participação no Festival garantem um certificado aos Fellows.
Quem faz parte da rede SGB?
Empreendedores sociais de todo o Brasil, que participaram dos nossos programas como o Laboratório SGB, além de parceiros de conteúdo, mentores, empreendedores que já participaram dos nossos eventos. Também temos engajamento digital, com mais de 118 mil seguidores nos acompanhando diariamente via Facebook.
Qual a atuação dos Fellows no Festival Social Good Brasil?
Surpresa!!!! Ainda não fechamos as atividades dos Fellows durante o Festival, mas podemos garantir que será uma experiência rica e inesquecível para cada um. Nos últimos dois anos, os Fellows SGB foram moderadores de rodas de conversa com palestrantes e o público, se apresentaram no palco e realizaram participações em oficinas e atividades durante os dois dias de Festival.

Não encontrou sua resposta?

Encaminhe um email para fellow@socialgoodbrasil.org.br