15 perguntas e respostas para entender como e por que ser um FELLOW SGB em 2019

O Social Good Brasil procura pessoas que confiem em seu poder de promover engajamento, mobilização (online e offline) e que busquem gerar impacto positivo na sociedade para ser um Fellow SGB.

Desde a criação do programa, em 2016, temos na rede 59 Fellows, representantes de 17 estados do país. Já foram realizados 155 eventos, impactando mais de 3.300 pessoas (Março, 2019). Entenda melhor os motivos de se tornar um Fellow SGB na turma de 2019.

Qual o papel do Fellow SGB?
A principal entrega de um Fellow SGB é a Jornada do Agente, uma série de workshops que estimulam o protagonismo social na prática. Para inspirar, conectar a capacitar cada vez mais pessoas, os Fellows realizam eventos inspiradores, que são rodas de conversa, exibições de documentários ou palestras que levam a energia do SGB para as suas cidades.
O que me desenvolvo ao me tornar um Fellow SGB?
Competências desenvolvidas no programa: Colaboração em rede // Liderança // Mentalidade empreendedora // Facilitação de grupos // Organização de eventos // Empatia // Autoconhecimento // Engajamento // Mobilização online e offline //
Quais são os conteúdos que vou ter acesso sendo Fellow SGB?
Ao se tornar um Fellow, você terá acesso à toda metodologia SGB sobre inovação e mobilização social, que possui como pilares principais: Olhar pra dentro, Olhar pra fora, Mão na massa e Seguir em Frente. Você também terá acesso a conteúdos desenvolvidos com parceiros como: Red Bull Amaphiko, Manifesto 55, Live Lab, Atados, entre outros. Um esforço do time SGB é estar constantemente desenvolvendo novas parcerias e construindo novos conteúdos.
Como é a seleção do programa de Fellows?
Todo o processo de seleção do programa é online e gratuito. Temos quatro fases principais: 1. Período de inscrições (até 12 de maio); 2. Entrega do primeiro desafio (até 23 de junho); 3. Entrega do segundo desafio (até 28 de julho) e 4. Avaliação e anúncio dos candidatos (até 12 de agosto). Este calendário poderá sofrer alterações e os candidatos serão notificados com antecedência.
Quais serão os desafios durante a seleção?
Ao se inscrever você receberá todas as instruções sobre cada etapa com o período de entrega, critérios e descrição dos desafios. O que podemos adiantar é que durante a execução dos desafios seu potencial de mobilização será muito importante para nós.
Preciso pagar uma taxa pra ser um Fellow SGB?
Não. A inscrição é gratuita.
Como funciona as capacitações do programa?
Serão mais de 50h de ambiente de aprendizagem unindo: imersão presencial + participação ativa no Festival SGB 2019 + capacitações online + mentorias individuais + acompanhamento da equipe SGB e apoio da própria rede de Fellows SGB.
A imersão presencial é obrigatória? treinamento presencial + festival > ambos obrigatórios
É imprescindível a participação em todos os dias da Imersão presencial (Treinamento + Festival SGB). O treinamento presencial dos Fellows SGB ocorrerá em Florianópolis, dias 26 e 27 de setembro de 2019 (das 9 às 18h) de forma imersiva e exclusiva. Os Fellows SGB também participarão de atividades diversas durante o Festival SGB nos dias 27 e 28 de setembro, com uma intensa e inspiradora vivência de liderança e mão na massa que fornecerá ferramentas para que as pessoas se conectem, troquem experiências e se desenvolvam juntas. Além disso, os Fellows terão acesso a equipe SGB, aos bastidores do evento e aos palestrantes.
Quais são os requisitos para me tornar Fellow SGB?
Para ser Fellow SGB poderá se inscrever qualquer pessoa física, de qualquer cidade brasileira, que tenha no mínimo 18 anos, disponibilidade para aderir ao programa (virtual e presencial), com interesse em facilitação e trabalho com grupos e que principalmente confia em seu poder de promover mobilização (online e offline) para a transformação social. Para participar do programa é indispensável realizar a inscrição completa e entregar todos os desafios propostos pelo SGB.
É exigido alguma experiência anterior para entrar para a rede de Fellows SGB?
Experiências anteriores com facilitação de grupos, inovação e engajamento social são diferenciais durante a seleção. Entretanto, em nossas capacitações você receberá uma série de conteúdos e metodologias para facilitar grupos, liderar projetos e mobilizar causas (on e offline).
Qual a carga horária que devo me dedicar ao programa?
Durante as capacitações (online e presencial) serão cerca de 50h divididas entre os meses de outubro a dezembro. Para planejamento e realização de suas ações, a carga horária é flexível e modular - o que possibilita que o Fellow construa suas atividades em um tempo maior ou menor.
O SGB prestará alguma ajuda de custos aos selecionados?
Os custos de alimentação dos participantes durante os dias de encontros presenciais serão cobertos pelo SGB entre 26 e 28 setembro de 2019 em Florianópolis. Já hospedagem e transporte, da cidade de origem dos participantes até Florianópolis para a participação no encontro presencial, bem como o translado ida e volta para o local do Treinamento Presencial de Fellows 2019 é de responsabilidade e custeio dos participantes. Existe possibilidade de o Fellow solicitar uma bolsa-auxílio para passagens ida e/ou volta de sua cidade. Além disso, estamos negociando parcerias para viabilizar a hospedagem dos participantes durante o treinamento presencial + Festival SGB, mas ainda não está totalmente confirmada. Você receberá atualizações durante o processo seletivo.
Os Fellow SGB são remunerados?
Não. O comprometimento do Fellow no programa é realizado de forma voluntária, não envolvendo remuneração. O SGB fornece aos Fellows todo a sua metodologia para impacto positivo e seus conteúdos durante os treinamentos (online e presencial) sem custo, mentorias exclusivas, acesso a rede SGB (principalmente aos outros Fellows das edições passadas) e a seus parceiros.
Como funciona o acompanhamento das ações do Fellow SGB?
Além das mentorias de planejamento individuais realizadas pela equipe SGB, a rede se retro-alimenta compartilhando experiências e colaborando com soluções para possíveis desafios durante sua atuação como Fellow SGB. A aprendizagem e acompanhamento de ações é contínua e baseada em dados, como também, as ações dos Fellows são desenhadas de forma gamificada, a fim de desenvolver uma série de competências de cada participante.
Quem faz parte da rede SGB?
Empreendedores sociais de todo o Brasil que participaram dos nossos programas: como o Laboratório SGB. Palestrantes e participantes do Festival SGB,os parceiros e membros do Movimento DataForGood. A rede de Fellows SGB, que já conta com 59 pessoas de todo o Brasil, além dos nossos parceiros de conteúdo, mentores, organizações nacionais e internacionais. Para finalizar, é importante ressaltar que o Fellow SGB não têm um perfil exclusivo. Mães, empreendedores sociais, líderes comunitários, jovens inquietos e uma série de pessoas com características diversas hoje são parte da rede de Fellows SGB Buscamos pessoas com um comportamento questionador, inovador, com sede de mudanças e energia para fazer acontecer. Para nós, não há nada mais natural do que ser diferente. Inaceitáveis são as desigualdades.

Não encontrou sua resposta?

Encaminhe um email para fellow@socialgoodbrasil.org.br