3 dicas do SGB para você acertar seu voto nestas eleições

Faltando poucos dias para as eleições nacionais, as pesquisas mostram que 19% dos brasileiros não decidiram em qual candidato presidencial votarão. O voto é, em uma democracia, um dos direitos políticos mais importantes do cidadão, uma vez que é por ele que a população escolhe seus representantes e decide projetos para o país. Mas em meio a tanta informação, as quais a gente não sabe distinguir o que é verdadeiro ou falso, como decidir o voto?
Em 2018, votamos em senadores, deputados estaduais, deputados federais, governadores e presidentes. Montamos uma lista com três dicas para ajudar nossa rede a fazer, de acordo com suas ideologias e princípios individuais, a escolha do seu candidato. De forma apartidária e independente, portais e aplicativos foram desenvolvidos para auxiliar os cidadãos brasileiros nestas eleições. Então, role a tela para ver nossas sugestões:

Dê “match” com o candidato que pensa como você

Inspirados em aplicativos de paquera, diversas ferramentas estão ajudando eleitores a encontrarem seus representantes por meio da compatibilidade entre posicionamentos políticos, econômicos e sociais. Através de perguntas de múltipla escolha e utilizando uma base de dados verdadeira e checada de cada um dos políticos, o usuário completa formulários com suas ideias e recebe uma porcentagem de compatibilidade com cada um dos seus possíveis candidatos. Alguns exemplos são:
Appoie
Mostra o quão parecido você é com um determinado político considerando suas respostas e as dele em opiniões e votações. O cálculo de afinidade considera, caso não haja respostas do próprio político, as respostas de outros usuários que apoiam, simpatizam ou reprovam aquele político, além de posicionamentos públicos dos partidos sobre os assuntos em questão.
#TemMeuVoto
15 organizações e movimentos da sociedade civil, entre eles o Livres, RenovaBR, Brasil21 e Acredito, se uniram para lançar o site #TemMeuVoto.com em 2018. Após responder 7 perguntas, o site direciona o usuário para suas principais “matches” políticas.
#MeRepresenta
O #MeRepresenta é uma ONG formada por coletivos de mulheres, pessoas negras e LGBT+ que buscam promover igualdade de gênero, luta antirracista e respeito à diversidade sexual e à identidade de gênero na política. É o resultado da união entre Rede Feminista de Juristas (DeFEMde), #VoteLGBT, Blogueiras Negras e Fundação Cidadania Inteligente.
A plataforma conecta eleitoras/es às candidaturas que se posicionam sobre temas relevantes para a sociedade civil, como segurança, corrupção, trabalho, saúde, educação, raça, gênero, meio ambiente e povos tradicionais, etc. Ela foi desenvolvida contendo três grandes eixos: Candidatas/os, Eleitoras/es e Voluntárias/os.
Sintonia Eleitoral
Sintonia Eleitoral é uma ferramenta que compara os seus pontos de vista com os dos candidatos à Presidência. O posicionamento dos candidatos foi determinado a partir das respostas deles ao questionário ou com base em declarações públicas feitas por eles. As respostas dos participantes são confidenciais e não serão divulgadas. O sintonia eleitoral faz em torno de 30 questões e mapeia o usuário entre todos os candidatos.

Saiba identificar uma notícia falsa

Busque saber se a notícia que lhe foi passada realmente é verdade ou fake news. Veja se os vídeos e fotos não foram modificados ou estão fora de contexto. Existem ferramentas que podem ajudar o usuário a saber se a notícia é falsa: a Anewstip rastreia as notícias relativas aos termos pesquisados, o Youtube Dataviewer ajuda a identificar vídeos originais e a On The Media lançou esse manual aqui que ensina passo a passo a identificação de fake news.

Acesse portais de educação política para melhor informar-se

Você já ouviu falar do Politize? É uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo “fortalecer a cultura política democrática no Brasil, levando educação política a qualquer pessoa, em qualquer lugar”. Com os valores conhecimento, pluralidade, empatia e protagonismo, o Politize tem equipe, redatores voluntários e embaixadores que produzem conteúdos para explicar de forma pedagógica as especificidades da política brasileira. Todos os conteúdos gerados pelo Politize em seu portal têm dados e fatos checados, com alta credibilidade.
Votar de forma consciente também é ser protagonista de mudanças sociais. Use as ferramentas disponíveis para ajudar em suas escolhas!

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

Save the Date: Festival Social Good Brasil 2023
Democracia, privacidade e uso de dados: correlações na pandemia do covid-19
Caso SGB: como nos tornamos orientados por dados
4 competências de uma organização sem fins lucrativos orientada por dados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support