9 intervenções criativas para ser Fellow SGB e melhorar seu bairro

Fazer uma intervenção criativa em seu entorno pode ser muito fácil. Contamos em outro post aqui do blog que você pode impactar o cotidiano de muitas pessoas tendo materiais básicos, como papel e caneta, e que não é necessário possuir algum dom artístico para fazer uma intervenção: as ações que vão melhorar a sua comunidade podem vir da forma mais simples que você imaginar.

Pensando em inspirar seus seguidores, o site americano Curbed criou uma lista de 101 intervenções criativas que podem impactar a vida de pessoas. As atividades podem ser feitas na sua rua, no seu bairro, no parque perto da sua casa, no caminho para o trabalho, na sua universidade, de maneira individual ou em grupo. As intervenções que você faz para deixar o mundo melhor vão desde chamar um morador de rua para um almoço até optar por deixar o ônibus de lado e pegar o ônibus uma vez por semana.

Afinal, existem dois tipos de pessoas: aquelas que reclamam dos problemas da sociedade e aquelas que combatem esses problemas. O processo seletivo do Fellow SGB de 2018 é a realização de uma intervenção criativa. Selecionamos para você 12 intervenções para te inspirar a desenvolver uma atividade para melhorar seu bairro. Que tal impactar a realidade das pessoas ao seu redor com uma ação simples?

1) Redesenhe, com estilo, uma faixa de pedestres.

Que tal pintar novas faixas de pedestres? Dessa forma você contribui para segurança dos pedestres ao mesmo tempo de criar uma intervenção de arte urbana.

2) Faça você mesmo um estacionamento de bicicleta.

Não existe nenhum lugar na sua comunidade em que os ciclistas podem guardar suas bicicletas? Que tal colocar a mão na massa e fazer isso você mesmo?

3) Monte uma lata de lixo chiquérrima para seus vizinhos.

Tem vizinho que deixa o saco de lixo na calçada da esquina? Uma maneiras criativa de promover a limpeza das ruas, embelezar a cidade e promover arte urbana.

Lixeiras que integram a ação Lixeira Parade, do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido

4) Coloque um banco público na sua rua.

A maior parte dos bairros brasileiros não possuem bancos para que as pessoas possam aproveitar melhor o espaço público. Já pensou em usar a criatividade e montar um banco personalizado? Ou que tal fazer um cadeiraço, como o do pessoal do Shoot the Shit:

5) Conserte e enfeite seu parque local.

Os brinquedos do playground local estão quebrados? Será que montar quadras de basquete ou campos de futebol tornariam o parque do seu bairro mais atraente? Já pensou em deixar o espaço público perto de você mais atrativo pintando os brinquedos para que fiquem mais coloridos?

6) Dê instruções para pessoas encontrarem locais turísticos de sua cidade.

Você pode ajudar sua cidade criando melhores sinalizações. Indicar os locais turísticos é só uma dica, mas você pode criar placas para ruas sem sinalização, indicar o ponto de ônibus mais próximo ou fazer um mapa das ONG’s do seu município.

Gabriel Gomes from Shoot The Shit Project revitalizing the city at outdoor activities during the Red Bull Amaphiko in Sao Paulo, Brazil on December 5, 2015

7) Proponha um jantar colaborativo em sua comunidade.

Depois de dividir o pão, fica difícil considerar o vizinha um estranho. Que tal espalhar cartazes por aí, colocar uma grande mesa em uma praça local e conhecer seus vizinhos? Nem precisa investimento: é só pedir para cada um levar sua receita predileta.

8) Monte uma exibição de filme a céu aberto.

Uma noite de filme improvisada não é tão difícil de organizar quanto parece. De um pequeno encontro com os vizinhos até um espetáculo artístico maior, o cinema pode expandir os horizontes e aproximar as pessoas.

9) Arrume seu ponto de ônibus.

Já pensou em transformar o ponto de ônibus da sua rua em uma arte urbana? Se você não tem dom artístico, não é problema: você pode colocar um cartaz com as linhas que passam ali, ajudando aqueles que não conhecem a trajetória de ônibus na cidade.