Conheça os participantes do DemoDay do SGB Lab 2017


Foram quatro meses de treinamento: post its, canvas, protótipos, entrevistas, webinários, duas viagens para Florianópolis, muitos desafios e obstáculos superados. Algumas ideias saíram do papel, outras já estavam dando os primeiros passos e hoje caminham com mais firmeza. Conheça os negócios sociais que participarão do DemoDay do SGB Lab 2017. As iniciativas estão agrupadas de acordo com suas ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU):
 

Saúde e bem-estar:

CHAT21: 

O CHAT21 (Central Humanizada de Acolhimento T21) oferece acolhimento e informação à distância para famílias de pessoas com síndrome de Down.  A missão é ouvir, apoiar e orientar através de um pronto atendimento pelo site, onde é possível ter acesso via Whatsapp a uma rede de acolhimento no Brasil e no exterior. Oferecem também webinários abertos ministrados por especialistas.

Blindsight:

Projeto​ Blindsight ​trata​ ​de​ ​um​ ​conjunto​ ​de​ ​dispositivos​ ​de​ ​auxílio​ ​à​ ​locomoção​ ​de​ ​deficientes visuais. O aparelho tem formato de um​ ​cinto queprovê​ ​uma​ ​resposta​ ​háptica​ ​ao​ ​usuário​ ​relativa​ ​à​ ​distância​ ​de​ ​objetos​ ​ao​ ​seu​ ​redor e à movimentação​​ ​a sua frente. Também possui um aplicativo que gera rotas e envia sinais de para o cinto, orientando o usuário.

Mamãe Surda:

A Mamãe Surda propõe empoderar às mães surdas com informações de qualidade e acessíveis através de vídeos em Libras e com legenda, postagens ilustrativas e com escrita fácil de ser entendido pela comunidade surda sobre tudo que envolver a maternidade, especialmente desde a concepção até a primeira infância: educação, alimentação, saúde, bem estar, desenvolvimento infantil, psicomotricidade, etc.

Amá Leite Materno:

Movimento social que realiza ações virtuais e presenciais a fim de espalhar informação de qualidade e conectar pessoas e serviços da saúde em prol do leite materno. Intencionamos promover interesse público em 2 graves problemas: desmame precoce e escassez de doação de leite materno para bancos de leite. Entendemos que as consequências da desinformação e da desmobilização atingem toda a sociedade.

Mãe&Mais:

Mãe&Mais é uma solução em saúde orientada por dados, que oferece ações e serviços acessíveis para mulheres mães e crianças na primeira infância em territórios populares.

Save the Love:

O Save the Love é um projeto fotográfico de registros de momentos cotidianos que revelam histórias de amor. Por meio de narrativas documentais, Ana Paula Santos busca retratar e disseminar a beleza das famílias mostrando além de suas histórias, as vulnerabilidades da vida ao encará-la como um espelho, com seus encantos e imperfeições.

Educação de qualidade:

CidadEduca:

Mapeamento colaborativo de territórios educativos e personagens da comunidade escolar a partir de interesses e desejos de educandos e educadores de ensino básico para cocriação de projetos e experiências de aprendizagem significativos e conectados à realidade, possibilitando ampliar a oferta de Educação Integral e fomentando políticas de Cidades Educadoras.

Inspirasonho:

O InspiraSonho desenvolve experiências educacionais significativas fora do ambiente escolar. Fazemos isso promovendo atividades extracurriculares como intercâmbios, olimpíadas científicas, competições,… e proporcionando ao jovem suporte para alcançar essas oportunidades durante uma jornada 4 fases (Identificação, Busca de Informação, Validação e Ação).

Igualdade de gênero:

Among Frontiers:

Um jogo digital 2d de narrativa cyberpunk para computadores que aborda questões de impacto social e diversidade através da representatividade e equiparidade de personagens na cultura dos jogos digitais. O objetivo é trazer questões de representatividade e de impacto social para a cultura dos jogos digitais e combater o preconceito utilizando essa forma de mídia digital.

Os Segredos de Alice:

Segredos de Alice é uma plataforma de diálogos sobre sexualidade, com base em evidência científica, com humor, afim de promover o empoderamento das mulheres através de tecnologias de comunicação e informação. Esta iniciativa é uma relação de confiança para adolescentes, objetiva de ser uma ponte no diálogo dos jovens entre si, entre pais e filhos e um apoio contínuo aos educadores.

Água Limpa e Saneamento:

Sane Autonomia:

Sane Autonomia acredita na transformação na micro escala para solucionar desafios globais, assim objetiva colaborar para mudar o acesso precário ao acesso ao saneamento básico junto a comunidades vulneráveis. Através da educação participativa disseminamos tecnologias de saneamento ecológico eficientes e de baixo custo promovendo capacitação, autonomia e melhoria da qualidade de vida local.

Trabalho decente e crescimento econômico:

Firgun:

A Firgun é uma plataforma de financiamento coletivo voltada para empreendedores populares. Conectamos as duas pontas de uma rede solidária. De um lado empreendedores que precisam de capital para investir em seus negócios e de outro pessoas que estão dispostas a ajudar com pequenos financiamentos que devem voltar para seus bolsos. Tudo isso sem juros.
 

Trabalhos Flexíveis:

Busca promover a flexibilidade no mercado de trabalho, ajudando a aumentar as vagas flexíveis nas empresas e trabalhos on demand, para que pessoas que precisam tenham acesso, transparência, autonomia e escala para trabalhar de forma mais flexível. Quer ajudar a mudar o mercado e a forma como as pessoas trabalham, complementam renda e são produtivas.

Inovação e Infraestrutura:

Arquitetas Nômades:

Viabiliza pequenas reformas para população de baixa renda no interior de MG através de reformas consorciadas por etapas. O cliente entra no grupo de consórcio pagando quantias que cabem no bolso e aguardam sua vez de receber a reforma que priorizará questões mais urgentes. Recebe a obra pronta e garantimos acesso a mão de obra, arquiteto/engenheiro e materiais de qualidade.

Signeed:

Solução rápida e acessível para os problemas de comunicação da comunidade surda. Com o aplicativo instalado em seu Smartphone, os surdos e deficientes auditivos podem resolver rapidamente suas necessidades de atendimento em diversos locais em que se encontram. Ao acessar o aplicativo um(a) intérprete o atenderá e fará a intermediação da comunicação. Exemplos: bancos, órgãos públicos, emergências.

Redução das desigualdades:

Retrato:
Um ateliê de narrativas multimídia dedicado a contar e compartilhar histórias. Buscamos contribuir para a inclusão da diversidade na produção e no consumo de conteúdos, pois acreditamos na redução da invisibilidade social causada pelo atual desequilíbrio narrativo. Trabalhamos com histórias que precisam ser contadas, informações que merecem ser espalhadas, problemas que devem ser entendidos.

ATOS Colaborativos:

A ATOS Colaborativos promove melhorias habitacionais, troca de conhecimento, e reflexão. As habitações recebem orientação técnica adequada e são reformadas, através de oficinas pagas por estudantes e pessoas interessadas em aprender sobre construção civil na prática, e que se motivam a ajudar famílias a receberem habitações mais dignas e seguras, fomentando sua qualidade de vida.

UmanuS:

A UmanuS apoia e democratiza o acesso do público à pós-graduação. Cada processo seletivo concluído é uma injeção de ânimo. Enquanto os usuários, parceiros atingem seus objetivos, a UmanuS também atinge o seu: proporcionar equidade no processo de aprendizagem acadêmica em todas as suas etapas, de modo mais humano e próximo.

Cidades e comunidades sustentáveis:

Mov.City:

A Mov.City visa conectar setor público, sociedade civil e empresas na resolução de problemas públicos, através de uma ferramenta na qual os gestores públicos lançam desafios da cidade e os cidadãos apontam soluções. Os melhores projetos são selecionados para uma etapa presencial, por fim será escolhido uma solução para ser implementada pela prefeitura em parceria com Instituições parceiras.

Cadeirante Anjo:

Oferece mais autonomia para cadeirantes e demais pessoas com mobilidade reduzida. Mapeia ruas acessíveis e informa quais são esses trajetos para pessoas com mobilidade reduzida. O objetivo é impactar milhares de pessoas, através de um app para dispositivos móveis, no qual seja possível traçar e vizualizar a rota acessível para se chegar de um lugar a outro.

Consumo e produção sustentáveis:

Compre Local:

FARMTECH orientada a dados gerados da atividade comercial. Com conceito de rastreabilidade da produção e comercialização segura de alimento limpo. Registro e geração de pedidos, controle de reserva e ajuste da produção a demanda do mercado. A plataforma será o gerente ativo da agricultura familiar e limpa do Brasil, com foco em tornar a relação de produção e consumo ajustada de maneira linear.
 

Venha prestigiar o trabalho dessa galera incrível!

Participe do DemoDay SGB Lab 2017. É só se inscrever aqui 😉

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

Save the Date: Festival Social Good Brasil 2023
Caso SGB: como nos tornamos orientados por dados
4 competências de uma organização sem fins lucrativos orientada por dados
O poder dos dados para organizações, negócios e iniciativas de impacto social

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support