Jogos Recreativos para Terceira Idade

O Programa UniversIDADE quer promover qualidade de vida para pessoas da Terceira Idade. A iniciativa é promovida pela Unicamp.

Ação

Dinâmicas de grupo por meio de jogos recreativos para a terceira idade.

O que é?

A iniciativa visa promover ações para despertar necessidades de integração, cooperação, união e estimular a capacitação do desenvolvimento físico e emocional.
As atividades serão fomentadas por meio de temáticas pré estabelecidas ao contexto da comunidade, visando assim, uma sustentabilidade de práticas ou meios para sensibilização da qualidade de vida, logo manutenção da longevidade.
Inicialmente, ao elaborar um plano de aula, o qual se torna essencial para organizar os objetivos, o alinhamento de público e as atividades para dinamizar os encontros, ou ainda, redesenhar um convívio maior em sociedade.
Os jogos seriam escolhidos visando as necessidades de participação e prevenção dos envolvidos, considerando a discriminação, a exclusão social, e outras causas que tendem ao acolhimento e não rejeição da terceira idade.

Como funciona?

Oficinas ou encontros temáticos, com utilização de recursos e principalmente espaço adequado para aplicação dos jogos ou atividades que são inerentes a qualquer dinâmica;
Os encontros duram de 02 a 03 horas, e acontecem no período vespertino, em dias alternados, de 02 a 03 vezes na semana.
Os jogos cooperativos são atividades físicas ou mentais, envolvendo dois ou mais participantes, organizada por meio de um conjunto de regras.
A metodologia x didática será conforme instruções ou formação de turmas, logo utilizar os seguintes recursos:
-Exposição dialogada e interativa;
-Atividades práticas;
-Painel integrado;
-Dinâmicas de grupo;
-Vídeos ou filmes.

Qual o público beneficiado?

Pessoas da Terceira Idade! Qualquer um acima de 50 anos de idade; aposentados ou em processo; de qualquer formação acadêmica; público misto (senhoras x senhores); aberto a comunidade local ou região.

Quem pode colaborar?

– Profissionais com formação e espirito de voluntariado, a afim de compartilhar experiências ou vivências adquiridas;
-Professores graduados em todas as áreas do conhecimento, que promovem a cultura do comprometimento x programa voluntário;
-Jovens recém-formados para complementação de carga extracurriculares;
-Interessados em geral, conforme desenvolvimento do programa.

Como posso me engajar?

Você pode contribuir preparando o contexto adequando sempre com a qualidade de vida e longevidade para a terceira idade; o engajamento será conforme formação de grupos e horários disponibilizados.
Os encontros são mensais para alinhamento de novas oficinas e que atendam as necessidades da comunidade.

Idealizador

Hércules Ezequiel Zardiole