Monitoramento de dados climáticos: data for good para prever desastres naturais

 *Por Bianca Escrich

Apresentada durante o Festival SGB 2018, inovação criada por Pedro Godoy é uma “gambiarra” que emite alertas para a população diante da iminência de eventos extremos

Na era das tecnologias exponenciais, o ser humano tem papel importantíssimo para determinar a forma como podemos utilizar as inovações que estão surgindo. Felizmente, muitas delas estão sendo desenvolvidas para o bem, contribuindo para tornar o mundo mais inclusivo, harmônico, inteligente e conectado.
Para debater sobre a mudança que queremos ver no mundo e como a tecnologia é uma ferramenta indispensável no combate aos principais problemas que enfrentamos hoje, Pedro Godoy apresentou a solução de impacto social desenvolvida por ele e sua equipe no palco da Arena Inspiração do Festival SGB 2018.
O sócio-fundador da Pluvi.On — startup criada com o propósito de monitorar dados climáticos para prever e minimizar eventos climáticos catastróficos — iniciou sua apresentação propondo uma reflexão sobre algumas das principais questões sociais, revelando um cenário alarmante.

  • São 700 milhões de pessoas sem acesso à água potável e vivendo com menos de 2 dólares por dia;
  • 2,5 bilhões de pessoas sem saneamento básico;
  • 1 bilhão de pessoas sem acesso a eletricidade;

Os dados mais parecem ter sido tirados de um cenário apocalíptico desses de games de zumbis. Mas, na verdade, fazem parte da realidade de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Se encararmos o mundo real como um jogo, a tecnologia pode ser considerada uma arma poderosa — se usada para o bem. Nunca tivemos tantas ferramentas e recursos disponíveis como hoje para resolver questões desafiadoras. Para Pedro, as inovações tecnologias são os nossos superpoderes para salvar o planeta.
A solução criada pelos engenheiros Diogo Tolezano e Pedro Godoy para combater eventos climáticos extremos, como enchentes e deslizamentos em áreas urbanas, é uma pequena estação meteorológica de baixo custo e de código aberto (open source). O pluviômetro — estação de monitoramento pluvial — fornece informações em tempo real à população sobre o clima, produzindo e cruzando dados para que estejam ao alcance fácil de todos.
Com 120 estações instaladas em quatro estados do Brasil, a ferramenta de inteligência de dados climáticos consegue medir a intensidade da chuva e antever a probabilidade de uma enchente ou outros desastres climáticos e emitir alertas com base nas informações recebidas em tempo real.
O que não se pode negar é a criatividade dos brasileiros quando o quesito é criar inovações para resolver problemas: a famosa gambiarra. E foi de uma gambiarra elaborada com uso de uma embalagem pet que nasceu o primeiro protótipo de estação meteorológica da Pluvi.On.
A partir da ideia inicial, a Pluvi.On desenvolveu versões mais modernas até criar um hardware open source de baixo custo. Para disponibilizar informações precisas sobre o clima, assim como emitir alertas em situações de emergência, a startup desenvolveu o chatbot batizado de São Pedro Bot, assistente virtual que pode ser consultado via Facebook Messenger.
Como sugestão para quem está pretendendo desenvolver uma inovação de impacto social, Pedro Godoy deixou um conselho:

  • Escolha sua missão;
  • Defina suas armas;
  • Monte sua equipe;
  • Se jogue!

Gostou dessa iniciativa? Compartilhe nas suas redes e comente mais ideias que utilizam dados para melhorar o mundo!
* Bianca Escrich é jornalista especialista em Marketing Digital e produção de conteúdo para empresas de tecnologia. Entusiasta da tecnologia e da mobilidade ativa, é obstinada em propagar boas notícias e iniciativas do bem que impactam positivamente a sociedade.

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

Save the Date: Festival Social Good Brasil 2023
Futebol e dados: campeões são data driven
Google Trends: como funciona essa ferramenta?
Cientista de dados: por que é uma profissão do futuro

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support