Tecnologias Exponenciais: como a escala pode nos levar a um futuro de abundância?

Nós acreditamos que é possível encarar problemas de alta complexidade contando comas novas tecnologias e novas mídias como aliadas. E nós não estamos sozinhos.

Singularity University, organização criada pela NASA e pelo Google, é uma das grandes difusoras das tecnologias exponenciais. Apesar de problemas existentes em nossa sociedade, nos últimos cem anos a expectativa de vida humana mais do que duplicou, a renda per capita média ajustada a inflação triplicou ao redor do mundo e a mortalidade infantil caiu cerca de 10 vezes. O custo de alimentos, eletricidade, transporte e comunicação caiu de 10 a 1.000 vezes (dependendo da localidade) e o índice de alfabetização global foi de 25% para 80%.

Isso não quer dizer que tudo esteja resolvido. Ainda existe boa parcela da população sem acesso a itens básicos para sobrevivência, enfrentamos mudanças climáticas, escassez de água e energia, entre outros desafios. Mas de qualquer forma, as coisas parecem melhorar conforme a tecnologia exponencializa: ou seja, se torna mais barata e acessível.

E o que queremos dizer com isso? Um caso prático e real: o primeiro computador custou o equivalente a U$6 milhões e ocupava uma área de 180m². Hoje, podemos facilmente comprar um smartphone com capacidade de processamento superior ao ENIAC por menos de U$500 e que cabe na nossa mão. O mesmo acontece para soluções tecnologias para saúde e ferramentas de acesso à água, por exemplo.

Abundancia

De acordo com Peter Diamandis, um dos fundadores da SU, na base da evolução da sociedade nos mais diversos setores está a tecnologia como ferramenta e seu crescimento exponencial. A cada dia mais eficazes, baratas e acessíveis, as ferramentas tecnológicas se tornaram poderosas aliadas para alavancar nosso progresso. E a longo prazo, isso pode criar abundância: “Quando penso em criar abundância, não se trata de criar uma vida de luxo para todos no planeta; se trata de criar uma vida de possibilidades. Se trata de pegar aquilo que era escasso, e torná-lo abundante. Vejam, escassez é contextual, e tecnologia é uma força liberadora de recursos. (…) Temos as ferramentas com esta exponencial tecnologia. Temos a paixão e inovação do faça-você-mesmo. Temos o capital do tecno-filantropista. E temos 3 bilhões de novas mentes ficando online para trabalhar conosco e resolver os grandes desafios, para fazer aquilo que precisamos fazer. Vivemos com décadas extraordinárias a nossa frente”, conclui.

No Seminário Social Good Brasil 2014, falando a favor da abundância e sobre as tecnologias exponenciais, tivemos a presença de um egresso da Singularity University, o empreendedor social indiano Sartaj Anand. Sartaj confia no poder da tecnologia exponencial para nos levar a um futuro de abundância e seu desejo é impactar 1 bilhão de pessoas ao longo de sua vida.

Saiba mais sobre tecnologia exponencial e a trajetória de Sartaj no vídeo:


Sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho. Já escolheu o tamanho do seu sonho? O nosso é exponencial e abundante. ?

Social Good Brasil lança primeiro laboratório de tecnologias exponenciais para impacto social do país durante SingularityU Brasil Summit

 


Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

Save the Date: Festival Social Good Brasil 2023
Futebol e dados: campeões são data driven
Google Trends: como funciona essa ferramenta?
Cientista de dados: por que é uma profissão do futuro

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support