Este produto foi desenvolvido pelo Laboratório de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN) do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A Matriz GUTAI é um mecanismo de apoio à governança da pandemia. O objetivo é fazer uma priorização considerando diversos critérios com a perspectiva da gravidade da situação, observando:

  • a saturação da ocupação de leitos de tratamento intensivo;
  • a urgência de ação sobre a quantidade de leitos clínicos;
  • a tendência de piora da situação pelo crescimento do número de novos casos confirmados;
  • a abrangência territorial da contaminação;
  • e o impacto do crescimento do número de óbitos por casos confirmados. 

A missão da Matriz GUTAI é promover uma governança transparente e responsável quanto ao avanço da pandemia por meio da inteligência de dados e da gestão de informações e conhecimentos essenciais à vigilância em saúde. 

Após apresentado o resultado da análise destes cinco critérios, a Matriz propõe a priorização e faz recomendações para a tomada de decisão em diferentes níveis

O Índice GUTAI pondera o resultado dos cinco critérios e, ao final, propõem recomendações quanto às orientações de conduta e suspensão de atividades nos territórios analisados.

O Laboratório de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN) do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu a MATRIZ GUTAI com o apoio dos atores do Governo do Estado de Santa Catarina, os parceiros externos Social Good Brasil, a Associação Catarinense de Medicina (ACM), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e as empresas Aquarela Advanced Analytics e Data Science Brigade.

Desenvolvido por:

Apoio: