O que é?

A Matriz GUTAI COVID-19, que foi criada e desenvolvida voluntária e gratuitamente pelo Laboratório ENGIN do ECG/UFSC* em parceria com o SGB, é uma ferramenta estratégica para a governança multinível** no contexto da pandemia de COVID-19.

Sua missão é apoiar os governantes na compreensão de múltiplos indicadores inter-relacionados estabelecendo a priorização, recomendação e simulação de estratégias para definir planos de ações integradas e efetivas.

*Laboratório de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN) do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

**Governança Multinível, estudada desde o início da década de 2000, traz fundamentação para o enfrentamento de estados de crise dinâmicas e aceleradas, como a guerra contra a COVID-19″, consta no Manual da Matriz GUTAI.

A Matriz GUTAI é uma ferramenta de análise multicritérios, considerando:

  • a gravidade da situação;
  • a urgência de ação;
  • a tendência de piora da situação;
  • a abrangência territorial 
  • e o impacto do crescimento do problema. 

O objetivo deste produto de dados, especificamente, é auxiliar os responsáveis pelo combate à pandemia do COVID-19 a tomar decisões de acordo com fatos e evidências.

Portanto, esta MATRIZ GUTAI visa a promover uma governança transparente e responsável por meio da inteligência de dados, da gestão de informações e de conhecimentos essenciais à vigilância em saúde. 

Considera os seguintes critérios:

  • a saturação da ocupação de leitos de tratamento intensivo (UTI) vinculados ao sistema único de saúde (SUS) especificamente capacitados ao tratamento de doentes de COVID-19.
  • a urgência de ação sobre a quantidade de leitos clínicos usados para pacientes com COVID-19;
  • a tendência de crescimento do número de novos casos confirmados;
  • a abrangência territorial da contaminação;
  • e o impacto do crescimento do número de óbitos por casos confirmados. 

Da ponderação de cada um dos critérios é indicada a recomendação correspondentes por cinco níveis.

Após apresentado o resultado da análise destes cinco critérios e as respectivas recomendações para a governança de cada um dos indicadores tratados, a Matriz gerá o ÍNDICE GUTAI e propõe a priorização e recomendações para a tomada de decisão da governança multinível da situação. 

Então, o Índice GUTAI pondera o resultado dos cinco critérios e, ao final, o classifica em 3 níveis de recomendações, propondo recomendações quanto às orientações de conduta e à suspensão de atividades nos territórios analisados.

Apoiaram o ENGIN/EGC/UFSC no desenvolvimento da MATRIZ GUTAI, além dos atores do Governo do Estado de Santa Catarina, os parceiros externos Social Good Brasil, a Associação Catarinense de Medicina (ACM), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e as empresas Aquarela Advanced Analytics e Data Science Brigade.

Todos os indicadores ponderados pela Matriz GUTAI se utilizam de dados confiáveis gerados pelo sistema de saúde de Santa Catarina por meio de sete sistemas nacionais e estaduais e, ao final, são tratados e disponibilizados em bancos de dados anonimizados pelo CIASC. 

A Matriz GUTAI é atualizada automaticamente, todos os dias às 16hs com os dados advindos destes sistemas e consolidados pelo CIASC. Portanto, é uma ferramenta confiável e importantíssima de inteligência que auxilia os governantes a tomarem as melhores decisões no contexto da pandemia, considerando os fatores mais relevantes para essa conclusão.

Depoimento

Keli Bett | Prefeitura de Joinville

Relatórios Semanais: 

Como a MATRIZ GUTAI será disponibilizada como uma planilha eletrônica, atualizada diariamente às 16h, os governantes terão acesso ao quadro situacional de seu município e dos municípios que fazem parte de sua regional.

 

Tecnicamente é muito simples:

1. Acessar a Matriz GUTAI no aqui

2. Visualizar a planilha

3. Fazer a busca de seu município

  • Clicar CTRL + F
  • Aparecerá uma caixa no alto da tela a direita
  • Digitar o nome do município
  • Clicar Enter

4. Identificar a situação do Município por critério GUTAI

5. Para compreender o sistema de recomendações dos critérios: 

  • acessar o Livro GUTAI, capítulo do MANUAL,  da página 40 à 55, onde se encontra descrito o Sistema de Recomendações dos 5 Critérios .

6. Analisar as recomendações para cada critério, principalmente sobre o nível onde se encontra o município

7. Nas recomendações do:

  • critério GRAVIDADE, serão encontradas recomendações quanto aos LEITOS do SUS de UTI para pacientes com COVID-19
  • critério URGÊNCIA, serão encontradas recomendações quanto aos LEITOS CLÍNICOS ocupados por pacientes com COVID-19
  • critério TENDÊNCIA, serão encontradas recomendações quanto à REALIZAÇÃO DE TESTES E EXAMES
  • critério ABRANGÊNCIA, serão encontradas recomendações quanto à IMPORTÂNCIA DE CRIAÇÃO DE REDES DE APRENDIZAGEM COM OS MUNICÍPIOS DO ENTORNO
  • critério IMPACTO, serão encontradas recomendações quanto à MELHORIA DA GESTÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE

8. Depois de se apropriar das recomendações para tomar decisões quanto à cada critério, voltar ao endereço de acesso à MATRIZ GUTAI

9. Identificar o ÍNDICE GUTAI para o município

10. Acessar o Livro GUTAI, capítulo do MANUAL,  da página 56 à 68, onde se encontra descrito o Sistema de Recomendações para o ÍNDICE GUTAI.

11. Analisar as recomendações para o índice GUTAI alcançado pelo município. Importante conhecer a MATRIZ e todo o sistema de recomendação proposto. Por isso, leia as recomendações para os índices anteriores e para o superior, compreendendo o processo de orientações e engajamento da população para conduta cidadã  responsável, além das recomendações de suspensão de atividades.

12. É possível analisar o GUTAI dos municípios que fazem parte de sua região. Há uma planilha pequena ao lado da planilha GUTAI, onde você encontra a relação entre MUNICÍPIOS, MICRORREGIÕES E REGIONAIS DE SAÚDE. 

13. Repita os passos do 1 ao 12 deste ROTEIRO para cada um dos municípios que lhe interessar estudar; ou, faça a busca pelo filtro da planilha pequena; ou copie e cole toda a GUTAI em uma planilha excel e trabalhe livremente com seus filtros. 

ATENÇÃO: a confiabilidade de dados para análise estão na planilha gerada pelo link do SGB. Não nos responsabilizamos pelas análises geradas em planilhas próprias das cópias da GUTAI. 

14. Priorizar os Municíos da Região com maior GUTAI e pela coluna de Priorização disposta na Planilha. 

15. Analisar a relação e influência intermunicipal 

16. Estabelecer plano de ações:

  • multisetorial – em parceria com os diversos setores do município;
  • integrado – estre os municípios; 
  • multinível – estaduais e municipais e;
  • multicriterial – para melhoria de todos os critérios GUTAI.

O time de trabalho foi liderado Dra. Patricia de Sá Freire, e composto pelas pesquisadoras Graziele Izidorio e Fernanda Kempner-Moreira. Com apoio para o calculo das ponderações matemáticas com o apoio para a modelagem matemática do economista Afonso Orgino Lenzi, do matemático Rafael Sales Lisboa de Oliveira e, do analista de sistema e  sócios da Aquarela Data Analytics, Joni Hoppen dos Santos.

LIVE: MATRIZ GUTAI

Na live, contamos a história dessa ferramenta, contexto, explicação e a aplicação na prática da Matriz GUTAI no contexto de Santa Catarina — foi desenvolvida pelo Laboratório ENGIN do EGC/UFSC com apoio do SGB.

Na live, você assiste na íntegra os depoimentos e relatos dos órgãos e instituições que, de fato, utilizaram a ferramenta para a gestão, governança e tomada de decisão multinível.