Acreditamos no poder que dados e evidências têm para fortalecer decisões.

 

A criação de uma Sala de Situação Digital é uma grande conquista para a aplicação da inteligência de dados regionalmente; nesta plataforma, que está hospedada no ambiente virtual do MPSC, cada município acessa os dados e ferramentas adequadas para sua própria realidade.

O time SGB, voluntários da Data Science Brigade e demais voluntários do projeto realizaram um treinamento* para gestores públicos municipais ligados ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS) com o objetivo de ensiná-los a aplicar na prática os produtos de dados desenvolvidos no contexto dos municípios.

Inteligência de dados + ações nos municípios

Um dos grandes ganhos desta parceria foi poder apoiar 295 municípios de Santa Catarina a disporem de dados e evidências para embasar as tomadas de decisões no enfrentamento da pandemia, bem como para melhor informar e oferecer apoio os cidadãos catarinenses.

A Sala de Situação Digital marca a nova fase do SGB nesta parceria, oferecendo o legado para toda a sociedade com os dados abertos gerados durante este trabalho, e contínuos novos estudos e análises que serão disponibilizados de forma transparente nesta página

 

Foi desenvolvida por: times do SGB, CIASC, Ministério Público de Santa Catarina, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Laboratório ENGIN do EGC/UFSC, Data Science Brigade, Aquarela Advanced Analytics, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Administração. Com o apoio do COSEMS.

Um caminho para uma gestão pública mais eficiente é formar lideranças voltadas para dados e tornar a tomada de decisão, as políticas públicas e o impacto mais orientados por evidências.

O trabalho com dados, tecnologias e mentalidade analítica pode criar uma rede de gestores públicos capacitados a se posicionar, analisar e compreender o que está por trás dos dados — tanto os dados disponíveis pelo seu estado ou município, como os dados abertos disponíveis.

Da mesma forma é com a população: uma vez disponibilizando de forma transparente e pública os dados abertos à sociedade, a sociedade civil organizada pode se empoderar dessas informações e fazer uso desses dados de forma individual e coletiva.

A Sala de Situação aberta à sociedade, que hospeda os produtos com dados abertos, públicos e disponíveis para o acesso da população, você pode ver aqui.

Quer levar inteligência de dados ao seu município?


Ou entre em contato com a Ana Addobbati, Diretora-Executiva do SGB: ana.a@socialgoodbrasil.org.br

Onde posso encontrar dados sobre COVID-19?

Plataformas com dados confiáveis, com informações oficiais e análises verídicas para nos auxiliar a compreender a pandemia, como devemos agir em sociedade e qual o nosso papel ético, cívico e cidadão. 

Desenvolvido por:

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support