Canvas da Proposta de Valor

O que é:

Este canvas é complementar ao canvas do modelo de negócio e serve para aprofundar o entendimento da proposta de valor de quaisquer modelos de negócio.

Como funciona:

O preenchimento do canvas da proposta de valor segue a mesma lógica do canvas do modelo de negócio:

i)              Imprima-o e preencha com post-its, ou busque uma das versões online;

ii)            “Pense com as mãos”, use as perguntas-guia e descreva o que imagina para cada um dos blocos – risque, rabisque, volte atrás, faça mais de uma vez;

iii)           Não há uma versão final – a ferramenta é dinâmica e será constantemente revisada ao longo do tempo.

iv)           Não é necessário responder todas as perguntas, mas sim responder o suficiente para visualizar de forma macro

O canvas da proposta de valor tem 6 blocos principais:

Canvas da proposta de valor1

No lado direito o que conta é a perspectiva dos clientes, com (1) ganhos – benefícios que o cliente espera, (2) as tarefas – ou o que o cliente espera realizar com a solução e (3) as dores – tudo de negativo que o cliente pode experimentar na realização das tarefas. A esquerda está a proposta de valor, definida a partir dos (1) produtos e serviços pelos quais ela é oferecida, (2) como eles criam ganhos e (3) como aliviam dores para os clientes.

São exemplos das perguntas-guia para o seu preenchimento:

  • Tarefas do Cliente: Quais tarefas funcionais você está ajudando seu cliente realizar? Quais necessidades básicas você está ajudando seu cliente satisfazer?
    • Ganhos do cliente: O que tornaria a tarefa ou a vida do seu cliente mais fácil? Quais resultados ele espera e quais superariam suas expectativas? Como as soluções atuais o encantam?
    • Dores do cliente: O que “tira o sono” do seu cliente? Quais barreiras ele enfrenta para adotar a soluções ?
    • Produtos e serviços: quais outros produtos e serviços auxiliares ajudam seu cliente a executar as funções de comprador, cocriador e intermediador
    • Criadores de ganhos: como seus produtos e serviços criam ganhos para os clientes?
    • Aliviadores de dor: como seus produtos e serviços aliviam as dores dos clientes?
 Estágio da ideia em que pode ser usado:

Tal como o canvas do modelo de negócio e o mapa de empatia, o canvas da proposta de valor pode ser utilizado desde o momento de concepção da organização ou de uma de suas linhas de negócio, sendo atualizado ao longo do tempo, à medida que as hipóteses listadas começam a ser testadas e validadas. Também é uma ótima ferramenta para planejamentos estratégicos.

Referências e autores:

A principal referência é Alex Osterwalder, autor do livro Business Model Generation, onde explica esta e outras ferramentas bastante interessantes para empreendedores e gestores.

Links interessantes:

http://www.businessmodelgeneration.com/downloads/value_proposition_canvas.pdf

http://alexosterwalder.com/

http://www.businessmodelgeneration.com/