Tão importante quanto possuir dados relevantes é ter o conhecimento para filtrá-los, interpretá-los e transformá-los em ações. O Laboratório SGB irá capacitar sua organização ou seu negócio de impacto na prática para resolver seus problemas a partir de uma metodologia única baseada em ciência de dados e mindset analítico.

O QUE É?

Desde a sua fundação, em 2012, o Social Good Brasil desenvolve iniciativas e metodologias para inspirar protagonistas sociais e capacitar empreendedores de impacto. O Laboratório SGB é uma iniciativa que visa acelerar o impacto positivo na sociedade através da implementação de uma cultura analítica dentro dos negócios e o uso de dados para tomada de decisão e solução de problemas.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS PARA TURMA DE ORGANIZAÇÃO OU NEGÓCIO DE IMPACTO

DÚVIDAS?

Acesse nosso FAQ

Quem pode participar do Laboratório SGB?

Essa turma do Laboratório é desenhada para Negócios e Organizações de Impacto que usam tecnologia a solucionarem desafios por meio do uso de dados. Que devem seguir o seguintes pré-requisitos: que as organizações ou negócios tenham foco socioambiental; estejam em fase de crescimento e já tenham vencido a etapa de prova de conceito; tenham clareza e alinhamento institucional do impacto esperado; tenham clareza da importância do uso de dados para maximizar o impacto da organização ou negócio.

Consideramos negócios e organizações de impacto: Organizações da Sociedade Civil (com e sem geração de receita); Negócios sociais e ambientais; Cooperativas.

Além disso, o Laboratório também tem uma turma voltada a Fundações, Institutos e Empresas com Investimento Social Privado. Essa turma está em andamento e suas inscrições terminaram (clique aqui para demonstrar interesse na próxima edição).

O que o SGB quer dizer com “organizações e negócios de impacto em fase de crescimento”?

O que queremos dizer é que as organizações não podem estar em estágio inicial, mas ter bem definido seu modelo de negócio, já ter passado pela etapa de prova de conceito e ter clareza do impacto esperado. Como todo o Laboratório SGB utilizará um desafio real da organização sendo solucionado na prática durante a capacitação, organizações que ainda estão em estágio inicial podem perder alguns dos ensinamentos por não ter o case prático para aplicar.

Qual é o investimento para minha organização ou negócio de impacto participar do Laboratório SGB?

O valor de lançamento da Turma para Organizações e Negócios de Impacto é de R$ 2.000,00 por organização/negócio e isso inclui a participação de 2 participantes. Essa taxa só é cobrada aos participantes selecionados para participarem do Laboratório SGB.

As organizações participantes da nossa turma para Institutos, Fundações e Organizações com investimento social privado são nossas parceiras e, por isso, subsidiaram nossa turma para organizações e negócios de impacto. Sem esses parceiros, o valor real, seria de R$ 10.000,00.

Quais são as condições de pagamento para participação no Laboratório SGB?

O pagamento poderá ser feito em duas parcelas de R$ 1.000,00. As informações específicas de pagamento serão enviadas às organizações selecionadas no dia 25/10.

Existem modalidades de bolsas para participar do Laboratório SGB?

Sim! O objetivo do programa de bolsas é viabilizar a participação de bons inscritos no Laboratório 2018 que não tenham condições de: (a) realizar o pagamento da taxa de inscrição (R$2.000,00); ou (b) não possam arcar financeiramente o custo de transporte da sua cidade para Florianópolis nos encontros presenciais.

Os pedidos de bolsa devem ser realizados durante o período de inscrição (até o dia 14 de outubro de 2018) para o e-mail: karoline@socialgoodbrasil.org.br.

Quanto tempo dura o Laboratório SGB e quais são suas etapas?

O Laboratório SGB é composto por três etapas:

  • Ativação online: de 05/11 a 23/11
  • Imersão em Florianópolis: dias 26, 27 e 28/11
  • Encerramento presencial em São Paulo: dia 04/12, na Fundação Telefônica Vivo (presença não obrigatória e custeada pelas organizações participantes)

É indispensável participar do encerramento do Laboratório SGB em São Paulo? O SGB custeará transporte e hospedagem para esse momento?

Não. A participação do evento de encerramento do Laboratório SGB em São Paulo não é obrigatória. Mas estar presente é importante para encerrar o programa com todos os aprendizados que ele pode trazer.

O custo de deslocamento e hospedagem para participar do encontro presencial é de responsabilidade das organizações/negócios participantes.

O SGB custeia algum tipo de hospedagem ou alimentação para os participantes?

Não. Será de responsabilidade das organizações/negócios participantes arcarem com os custos de seus colaboradores durante a imersão e evento de encerramento.

Todavia, nossa equipe está trabalhando para buscar parceiros que possam arcar com esses custos e isso será informado posteriormente.

Quantos e quais colaboradores da minha organização precisam estar presentes na imersão presencial?

São necessários 2 participantes por organização.

QUEM PODE PARTICIPAR?

A próxima turma do Laboratório é pensada para ajudar organizações e negócios de impacto que usam tecnologia a solucionarem desafios por meio do uso de dados. É pré requisito que tenham foco socioambiental; estejam em fase de crescimento e já tenham vencido a etapa de prova de conceito; tenham clareza e alinhamento institucional do impacto esperado.

  • ONGs

  • Startups de impacto

  • Negócios sociais ou ambientais

  • Cooperativas

  • Coletivos

  • Movimentos

 Importante: cada organização traz 2 representantes.

O Laboratório também trabalha com institutos, fundações e organizações que atuam com investimento social privado.

1ª turma em andamento

COMO FUNCIONA?

O Laboratório SGB é composto por três etapas:

ATIVAÇÃO: etapa online na qual os participantes aprofundarão o desafio que será trabalhado ao longo do Laboratório.

 IMERSÃO: etapa presencial em Florianópolis na qual os participantes viverão um intenso bootcamp que conectará as organizações e negócios para impulsionar o aprendizado e proporcionar trocas ricas e profundas entre os participantes, com exercícios práticos e apoio de mentores especialistas.

 NA PRÁTICA: etapa de implementação da solução desenvolvida na imersão que contará com o suporte de uma rede de mentores e especialistas.

    Durante o programa serão respondidas as seguintes perguntas:

    • 1. O que são dados?

    • 2. Qual o propósito dos dados?

    • 3. Como os dados se conectam com o desafio da minha organização ou negócio?

    • 4. Quais dados coletar?

    • 5. Como armazenar os dados coletados?

    • 6. Como limpar e estruturar a base de dados?

    • 7. Como analisar os dados e embasar a tomada de decisão?

    • 8. Quais ferramentas utilizar ao longo do processo?

    POR QUE PARTICIPAR?

    Oportunidade de fazer parte de um movimento pioneiro

    Tome a dianteira no crescente movimento Data for Good e consolide sua marca ao aliar tecnologias exponenciais, cultura analítica e impacto social.

    Ambiente inovador de aprendizado

    Participe de uma vivência imersiva em Florianópolis, em um local que foge ao ambiente corporativo. Uma experiência inovadora que integra a natureza e o cenário tecnológico da cidade.

    Tecnologias e pessoas atuando lado a lado

    A aplicação de tecnologias exponenciais e o pensamento orientado por dados são integrados ao desenvolvimento de pessoas e habilidades humanas para resolver os grandes desafios do nosso tempo.

    Protagonismo social e tecnologia estão no core

    Laboratório desenvolvido pelo SGB, pioneiro no Brasil em tecnologias e pensamento inovador para a solução de problemas sociais.

    Faça parte de uma rede única de inovadores sociais de impacto

    Tenha acesso à consolidada rede do SGB, formada por empreendedores, mentores e inovadores sociais com expertise na resolução de problemas sociais e no uso de dados e tecnologias exponenciais.

    Construa um mindset exponencial

    Oportunidade de construir e incorporar novos comportamentos e uma cultura data-driven para lidar com os desafios do futuro, que são cada vez mais exponenciais.

    Metodologia única e personalizada

    Cada organização ou negócio participante definirá um desafio específico do seu contexto para ser trabalhado no Laboratório, e será acompanhada por mentores e especialistas ao longo do processo. Uma experiência totalmente prática, focada no desafio da sua organização ou negócio e com resultados replicáveis para outros projetos.

    CALENDÁRIO

    Inscrições: até dia 14/10

    Aviso de selecionado: 25/10

    Pagamento: 25/10 a 02/11

    Início do Laboratório

    Ativação online: 05/11 a 23/11

    Imersão: dias 26,27 e 28/11

    Encerramento presencial (opcional): 04/12, na Fundação Telefônica Vivo em São Paulo

    INVESTIMENTO

    2x de R$ 1.000,00

    (inclui dois participantes de cada organização ou negócio de impacto)


    Valor exclusivo para primeira turma do Laboratório para turma de Organizações e Negócios Impacto

    As organizações participantes da nossa turma para Institutos, Fundações e Organizações com investimento social privado são nossas parceiras e, por isso, subsidiaram nossa turma para organizações e negócios de impacto. Sem esses parceiros, o valor real, seria de R$ 10.000,00.

    Organizações de impacto na área de saúde concorrerão a uma bolsa integral para o Laboratório SGB. A ação é uma parceria com o Instituto Sabin.

    PARCEIROS ESTRATÉGICOS E AINDA MAIS CONHECIMENTO

    Para a criação de metodologias de ponta, o SGB se uniu a especialistas e empresas que atuam com inteligência analítica no âmbito corporativo como Dierê Fernandez (Cientista de dados especialista em business analytics e líder do laboratório SGB), Leandro Devegili (Data Science Brigade), Andrew Means (líder da comunidade Data for Good nos EUA), IBM, Neoway, Resultados Digitais e Vera Solutions.

    Dierê Fernandez

    Líder do Laboratório SGB

    Cientista de dados especialista na estruturação da cultura data driven, atua profissionalmente em gestão e data science desde 2000. Já formou mais de 1.200 profissionais na metodologia Six Sigma e conduziu dezenas de projetos estratégicos de evolução gerencial e otimização de processos para empresas como Gerdau North America, Volkswagen, Bunge e Whirlpool. Foi professora de social metrics na Perestroika e speaker no TEDxBlumenauWomen e TEDxMauá. Hoje é professora no curso de pós-graduação em Data Science da UniRitter/ Laureate International Universities, e desenvolve inteligência analítica para clientes como AmBev, Burger King e Centauro, em parceria com Cappra Data Science e Mereo Consulting. Sua paixão é expandir a capacidade analítica de negócios e pessoas, e conquistar mais datalovers dispostos a impactar o mundo positivamente.

    CONTEÚDOS DE TECNOLOGIA PARA IMPACTO SOCIAL

    Realização

    Parceiros Master

    Parceiro Senior

    Iniciativa

    Parceiros Institucionais

    Parceiros de Conteúdo

    Apoio do Laboratório SGB

    Apoio de mídia