“Os mesmos algoritmos e técnicas que as empresas usam para impulsionar seus lucros podem ser utilizados por organizações que sejam guiadas por suas missões de tornar o mundo um lugar melhor, desde a luta contra a fome no mundo até a defesa do bem estar de infantil e muito mais.” Andrew Means, líder do movimento data for good nos EUA, keynote speaker do Festival Social Good Brasil 2017 e 2018 e mentor do Movimento Data for Good no Brasil.

O QUE É?

O Laboratório SGB é o ambiente de aprendizagem exponencial onde modelo de impacto e inteligência de dados se encontram.
Criado especialmente para investidores sociais (empresas, fundações, institutos e outros), o percurso do Laboratório oferece a cada participante a oportunidade dar novos passos nos âmbitos de estratégia de impacto, fluxo de dados e cultura organizacional analítica. A iniciativa faz parte do Movimento Data For Good no Brasil: uma comunidade intersetorial que tem como objetivo orientar ações sociais por evidências e dados. O Movimento Data for Good une uma comunidade de pessoas que usam ciência de dados e as ricas trocas humanas para impacto social.

PARA QUEM?

  • ...está estruturando sua atuação socioambiental e quer já do início ser orientada por dados (Perfil 1.0)

  • ... investe ou realiza projetos de impacto, mas não aplica uma estratégia de dados ideal (Perfil 2.0)

  • ... investe ou realiza projetos de impacto e quer oferecer o Laboratório para seus beneficiários (Perfil 2.0)

  • ... investe ou realiza projetos de impacto, é orientada por dados, mas quer evoluir em análises e ferramentas (Perfil 3.0)

Fundações, institutos e  empresas com braço ou investimento socioambiental

COMO FUNCIONA?

Perfil 1.0

O início da jornada Data for Good

Para quem está estruturando sua atuação socioambiental e quer já do início ser orientada por dados.

Como funciona ↓

ACESSE AQUI

IMPACTO:  A oportunidade para empresas estruturarem seu investimento e impacto sócio-ambiental, a partir dos ODS e ferramentas que facilitam o vínculo entre modelo de impacto e inteligência de dados.

DADOS: A estratégia de dados é abordada nesta fase principalmente para reforçar a importância do impacto sócio-ambiental e seu monitoramento usando a tecnologia, e construindo indicadores para a Teoria de Mudança escolhida.

MENTORIA: Mentorias exclusivas do SGB e de uma rede de parceiros especialistas em investimento social

FORMATO: Conteúdos online | Diagnóstico na Empresa | Encontros presenciais imersivos | Mentorias presenciais e online | Apresentação de cases inovadores

OUTPUTS: Versão Teoria de Mudança Completa com indicadores | Linhas Guias para Implementação da Área | Reuniões de Mentoria

Perfil 2.0

Mão na massa:  Operação e Cultura de Dados

Para quem investe ou realiza projetos de impacto, mas não aplica uma estratégia de dados ideal ou quer oferecer o Laboratório para seus beneficiários.

Como funciona ↓

ACESSE AQUI

IMPACTO: Criação ou revisão da Teoria de Mudança para estabelecer indicadores ou KPIs, buscando criar um vínculo com a estratégia de dados. 

DADOS: Um mergulho na estratégia de coleta, armazenamento, limpeza, análise e visualização de dados, buscando estruturar a operação de dados, estabelecer indicadores claros de monitoramento de impacto e performance e capacitar para transição cultural dentro da organização. 

MENTORIA: Mentorias com cientistas de dados parceiros, especialistas em empresas e organizações orientadas por dados. 

FORMATO: Conteúdos online | Diagnóstico na empresa | Encontros presenciais imersivos | Mentorias presenciais e online | Apresentação de cases inovadores | Encerramento no Festival SGB

OUTPUTS: Teoria de Mudança completa com indicadores ou KPIs | Clareza do Modelo Mental Orientado por Dados | Estrutura de Processos Decisórios Orientados por Dados | Conhecer Princípios de Ciência e Análise de Dados | Estabelecer e Mapear a Operação de Dados na Organização

Perfil 3.0

Avançado: Mentorias Data for Good 

Para quem investe ou realiza projetos de impacto, é orientada por dados, mas quer evoluir em análises e ferramentas.

Como funciona ↓

ACESSE AQUI

MENTORIA: Mentorias com cientistas de dados parceiros, especialistas em empresas e organizações orientadas por dados. 

FORMATO: Diagnóstico na empresa | Mentorias presenciais e online | Engajamento do público interno (exemplo workshops)

OUTPUTS: Aprofundamento do Modelo Mental Orientado por Dados | Estrutura de Processos Decisórios Orientados por Dados | Aprofundar Princípios de Ciência e Análise de Dados | Estabelecer e Mapear a Operação de Dados na Organização

Durante o programa serão respondidas as seguintes perguntas:

  • 1. O que são dados?

  • 2. Qual o propósito dos dados?

  • 3. Como os dados se conectam com o desafio da minha organização ou negócio?

  • 4. Quais dados coletar?

  • 5. Como armazenar os dados coletados?

  • 6. Como limpar e estruturar a base de dados?

  • 7. Como analisar os dados e embasar a tomada de decisão?

  • 8. Quais ferramentas utilizar ao longo do processo?

POR QUE PARTICIPAR?

Oportunidade de fazer parte de um movimento pioneiro

Tome a dianteira no crescente movimento Data for Good e consolide sua marca ao aliar tecnologias exponenciais, cultura analítica e impacto social.

Ambiente inovador de aprendizado

Participe de uma vivência imersiva em Florianópolis, em um local que foge ao ambiente corporativo. Uma experiência inovadora que integra a natureza e o cenário tecnológico da cidade.

Tecnologias e pessoas atuando lado a lado

A aplicação de tecnologias exponenciais e o pensamento orientado por dados são integrados ao desenvolvimento de pessoas e habilidades humanas para resolver os grandes desafios do nosso tempo.

Protagonismo social e tecnologia estão no core

Laboratório desenvolvido pelo SGB, pioneiro no Brasil em tecnologias e pensamento inovador para a solução de problemas sociais.

Faça parte de uma rede única de inovadores sociais de impacto

Tenha acesso à consolidada rede do SGB, formada por empreendedores, mentores e inovadores sociais com expertise na resolução de problemas sociais e no uso de dados e tecnologias exponenciais.

Construa um mindset exponencial

Oportunidade de construir e incorporar novos comportamentos e uma cultura data-driven para lidar com os desafios do futuro, que são cada vez mais exponenciais.

Metodologia única e personalizada

Cada organização ou negócio participante definirá um desafio específico do seu contexto para ser trabalhado no Laboratório, e será acompanhada por mentores e especialistas ao longo do processo. Uma experiência totalmente prática, focada no desafio da sua organização ou negócio e com resultados replicáveis para outros projetos.

PARCEIROS ESTRATÉGICOS E AINDA MAIS CONHECIMENTO

Para a criação de metodologias de ponta, o SGB se uniu a especialistas e empresas que atuam com inteligência analítica no âmbito corporativo como Dierê Fernandez (Cientista de dados especialista em business analytics e líder do laboratório SGB), Leandro Devegili (Data Science Brigade), Andrew Means (líder da comunidade Data for Good nos EUA), IBM, Neoway, Resultados Digitais e Vera Solutions.

Dierê Fernandez

Líder do Laboratório SGB

Cientista de dados especialista na estruturação da cultura data driven, atua profissionalmente em gestão e data science desde 2000. Já formou mais de 1.200 profissionais na metodologia Six Sigma e conduziu dezenas de projetos estratégicos de evolução gerencial e otimização de processos para empresas como Gerdau North America, Volkswagen, Bunge e Whirlpool. Foi professora de social metrics na Perestroika e speaker no TEDxBlumenauWomen e TEDxMauá. Hoje é professora no curso de pós-graduação em Data Science da UniRitter/ Laureate International Universities, e desenvolve inteligência analítica para clientes como AmBev, Burger King e Centauro, em parceria com Cappra Data Science e Mereo Consulting. Sua paixão é expandir a capacidade analítica de negócios e pessoas, e conquistar mais datalovers dispostos a impactar o mundo positivamente.

CONTEÚDOS DE TECNOLOGIA PARA IMPACTO SOCIAL

Realização

Parceiros Master

Parceiro Senior

Iniciativa

Parceiros Institucionais

Parceiros de Conteúdo

Apoio do Laboratório SGB

Apoio de mídia