Você já sentiu que tudo está uma bagunça e nem sabe por onde começar a organizar vida pessoal e profissional?
Esse parece ser um sentimento comum, mas o mais importante é encontrar soluções práticas e fáceis para vencer a desorganização!
Vivemos no mundo digital, na Era dos dados, por isso, é importante aprender como otimizar o tempo. Uma das maneiras é aproveitar todas as ferramentas disponíveis para nos ajudar a encontrar as melhores soluções e tomar as melhores decisões.
Para te auxiliar nesse processo, aqui vão algumas dicas de ferramentas que podem ser usadas para organizar a rotina, projetos, ideias e tarefas do dia a dia.
Ah, e é bom dizer que as ferramentas foram testadas e aprovadas pela nossa equipe do Social Good Brasil. Todas são gratuitas e possuem planos pro que dá acesso a funcionalidades melhores.
Por que organizar sua vida pessoal e profissional é tão importante?
Parece uma pergunta boba, mas a verdade é que na correria do cotidiano, tendemos a deixar a organização de falar e fazer o que precisa ser feito de qualquer jeito.
As oito horas regulares de trabalho parecem que passam em um minuto, e muita coisa fica para depois. Por isso, organizar a vida pessoal e profissional é uma forma de não perder o controle, em casa e no trabalho.
Todos nós somos bombardeados de informações 24 horas por dia, seja nas redes sociais, nos aplicativos de mensagens ou qualquer outro dispositivo.
Com isso, a pressão para que você dê conta de tudo também aumenta. Com certeza alguém já reclamou por você não ter respondido uma mensagem ou estar com a caixa de e-mail cheia.
Mas nessas horas é importante saber o que é prioridade e dizer não pode se tornar inevitável.
No que diz respeito ao trabalho, até mesmo a escolha da profissão pode ter influência nisso. Por isso, pense bem antes de começar um projeto.
Como organizar sua vida pessoal e profissional?
Ter uma agenda lotada pode contribuir para a bagunça, já que a tendência é acharmos que estamos tão sem tempo que não podemos parar nem por um minuto.
Mas na verdade, se você realmente quer organizar vida pessoal e profissional, vai precisar parar um pouco para ver onde você está e onde deseja chegar.
Alguns pontos que podem te ajudar na organização do dia a dia em casa e no trabalho:
- Defina suas prioridades;
- Tenha metas e objetivos;
- Pense em estratégias que possam te ajudar a resolver as tarefas diárias, semanais, e etc.;
- Tenha um plano de ação para determinar qual método será usado para realizar a estratégia definida. Por exemplo, descubra seu horário mais produtivo para realizar as tarefas que precisam de mais tempo e concentração.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a organização, confira quais as ferramentas que podem te ajudar a organizar a vida pessoal e profissional!
Trello
Essa é uma ferramenta muito conhecida para organização pessoal e profissional! Ela é usada por criadores de conteúdo, empreendedores e em organizações. Por aqui, somos fãs!
O Trello foi idealizado a partir da metodologia japonesa “Kanban” que utiliza sistemas de organização ágeis. As possibilidades são infinitas: é possível criar tarefas com checklists, dividi-las entre os membros de uma equipe, ou até mesmo separar as tarefas por: fazer, fazendo e feito, por exemplo.
E você pode acompanhar suas atividades pelo destoktop ou aplicativo no celular!
Notion
O Notion com certeza é o queridinho da equipe de Comunicação do SGB. Aqui nós usamos a ferramenta para organizar o calendário editorial e os conteúdos que vão para as redes sociais.
Usamos as seguintes categorias: nome das redes sociais, status da criação, texto da legenda, conteúdo do post e até mesmo as artes. Também é possível conectar com outros sites para otimização de trabalho, como Slack e Airtable.
Slack
O futuro do trabalho trouxe a expansão do home office para a maioria das empresas e por isso também surge a necessidade de ferramentas para organizar a comunicação,, além de humanizar as relações.
O Slack é um aplicativo de mensagens para organizações que facilita a interação e agrupamento de trabalhos dentro dos setores, sem precisar utilizar outras ferramentas de uso pessoal para tratar de assuntos de trabalho.
Nele é possível criar os chamados “canais” de comunicação, organizar diferentes assuntos, adicionar as pessoas responsáveis pelos projetos. E ainda mandar mensagens diretas para as pessoas adicionadas na organização.
Também é possível ter um histórico das conversas, facilitando a busca por informações e arquivos.
Airtable
O Airtable é usado no SGB como um grande “baú” de dados. Com um design clean e amigável, fácil de aprender, é possível armazenar dados na nuvem e executar todo fluxo de dados em uma só ferramenta.
Você pode organizar as informações de cada fluxo de trabalho em uma base. Cada base é composta de tabelas, uma para cada grupo de informações semelhantes que você descreveu em seu fluxo de trabalho. Por exemplo, você pode ter tabelas para projetos, ativos e clientes. Além disso, também é possível compartilhar com toda a equipe, entre outras coisas.
Google Drive
As ferramentas da Google já são muito conhecidas pela maioria das pessoas, mas será que você sabe utilizá-las da melhor maneira possível para organizar vida pessoal e profissional?
O Drive é um local de armazenamento de arquivos – fotos e vídeos, documentos, planilhas e apresentações que ficam salvos na nuvem.
No SGB, usamos como uma grande biblioteca virtual. Com as pastas divididas entre os setores da organização, como Comunidade, Institucional, Comunicação e entre outros. Com isso, é possível compartilhar entre diversos emails e pessoas, de dentro e fora da organização, para que consigam acessar e editar os arquivos.
Com essa ferramenta, você pode projetar o seu ano dividindo em categorias como: trabalho, finanças (e aqui é possível inserir planilhas), escola ou universidade, livros, fotos e muitas outras.
Miro
O Miro é usado para produzir mapas mentais no ambiente virtual, principalmente para organizar informações de forma divertida, visual e interativa.
É possível incluir referências em formato de links, fotos e post its (tudo online!), e ainda, você consegue compartilhar com outras pessoas para que tenham contribuições.
No SGB, utilizamos durante as apresentações para a equipe e toda comunidade, mas principalmente no planejamento e cocriação do Festival SGB. Para usar as lousas digitais em um trabalho colaborativo, é possível na versão gratuita ou paga.