6 ferramentas para organizar sua vida pessoal e profissional

Você já sentiu que tudo está uma bagunça e nem sabe por onde começar a organizar vida pessoal e profissional?

Esse parece ser um sentimento comum, mas o mais importante é encontrar soluções práticas e fáceis para vencer a desorganização! 

Vivemos no mundo digital, na Era dos dados, por isso, é importante aprender como otimizar o tempo. Uma das maneiras é aproveitar todas as ferramentas disponíveis para nos ajudar a encontrar as melhores soluções e tomar as melhores decisões

Para te auxiliar nesse processo, aqui vão algumas dicas de ferramentas que podem ser usadas para organizar a rotina, projetos, ideias e tarefas do dia a dia. 

Ah, e é bom dizer que as ferramentas foram testadas e aprovadas pela nossa equipe do Social Good Brasil. Todas são gratuitas e possuem planos pro que dá acesso a funcionalidades melhores. 

Por que organizar sua vida pessoal e profissional é  tão importante?

Parece uma pergunta boba, mas a verdade é que na correria do cotidiano, tendemos a deixar a organização de falar e fazer o que precisa ser feito de qualquer jeito.

As oito horas regulares de trabalho parecem que passam em um minuto, e muita coisa fica para depois. Por isso, organizar a vida pessoal e profissional é uma forma de não perder o controle, em casa e no trabalho. 

Todos nós somos bombardeados de informações 24 horas por dia, seja nas redes sociais, nos aplicativos de mensagens ou qualquer outro dispositivo.

Com isso, a pressão para que você dê conta de tudo também aumenta. Com certeza alguém já reclamou por você não ter respondido uma mensagem ou estar com a caixa de e-mail cheia.

Mas nessas horas é importante saber o que é prioridade e dizer não pode se tornar inevitável.

No que diz respeito ao trabalho, até mesmo a escolha da profissão pode ter influência nisso. Por isso, pense bem antes de começar um projeto. 

Como organizar sua vida pessoal e profissional?

Ter uma agenda lotada pode contribuir para a bagunça, já que a tendência é acharmos que estamos tão sem tempo que não podemos parar nem por um minuto. 

Mas na verdade, se você realmente quer organizar vida pessoal e profissional, vai precisar parar um pouco para ver onde você  está e onde deseja chegar.

Alguns pontos que podem te ajudar na organização do dia a dia em casa e no trabalho:

  • Defina suas prioridades;
  • Tenha metas e objetivos;
  • Pense em estratégias que possam te ajudar a resolver as tarefas diárias, semanais, e etc.;
  • Tenha um plano de ação para determinar qual método será usado para realizar a estratégia definida. Por exemplo, descubra seu horário mais produtivo para realizar as tarefas que precisam de mais tempo e concentração.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a organização, confira quais as ferramentas que podem te ajudar a organizar a vida pessoal e profissional!

Trello 

Essa é uma ferramenta muito conhecida para organização pessoal e profissional! Ela é usada por criadores de conteúdo, empreendedores e em organizações. Por aqui, somos fãs!

O Trello foi idealizado a partir da metodologia japonesa “Kanban” que utiliza sistemas de organização ágeis. As possibilidades são infinitas: é possível criar tarefas com checklists, dividi-las entre os membros de uma equipe, ou até mesmo separar as tarefas por: fazer, fazendo e feito, por exemplo.

E você pode acompanhar suas atividades pelo destoktop ou  aplicativo no celular! 

Notion 

O Notion com certeza é o queridinho da equipe de Comunicação do SGB. Aqui nós usamos a ferramenta para organizar o calendário editorial e os conteúdos que vão para as redes sociais. 

Usamos as seguintes categorias: nome das redes sociais, status da criação, texto da legenda, conteúdo do post e até mesmo as artes. Também é possível conectar com outros sites para otimização de trabalho, como Slack e Airtable.

Slack 

O futuro do trabalho trouxe a expansão do home office para a maioria das empresas e por isso também surge a necessidade de ferramentas para organizar a comunicação,, além de humanizar as relações. 

O Slack é um aplicativo de mensagens para organizações que facilita a interação e agrupamento de trabalhos dentro dos setores, sem precisar utilizar outras ferramentas de uso pessoal para tratar de assuntos de trabalho. 

Nele é possível criar os chamados “canais” de comunicação, organizar diferentes assuntos,  adicionar as pessoas responsáveis pelos projetos. E ainda mandar mensagens diretas para as pessoas adicionadas na organização. 

Também é possível ter um histórico das conversas, facilitando a busca por informações e arquivos. 

Airtable 

O Airtable é usado no SGB como um grande “baú” de dados. Com um design clean e amigável, fácil de aprender, é possível armazenar dados na nuvem e executar todo fluxo de dados em uma só ferramenta. 

Você pode organizar as informações de cada fluxo de trabalho em uma base. Cada base é composta de tabelas, uma para cada grupo de informações semelhantes que você descreveu em seu fluxo de trabalho. Por exemplo, você pode ter tabelas para projetos, ativos e clientes. Além disso, também é possível compartilhar com toda a equipe, entre outras coisas.

Google Drive 

As ferramentas da Google já são muito conhecidas pela maioria das pessoas, mas será que você sabe utilizá-las da melhor maneira possível para organizar vida pessoal e profissional? 

O Drive é um local de armazenamento de arquivos – fotos e vídeos, documentos, planilhas e apresentações que ficam salvos na nuvem. 

No SGB, usamos como uma grande biblioteca virtual. Com as pastas divididas entre os setores da organização, como Comunidade, Institucional, Comunicação e entre outros. Com isso, é possível compartilhar entre diversos emails e pessoas, de dentro e fora da organização, para que consigam acessar e editar os arquivos. 

Com essa ferramenta, você pode projetar o seu ano dividindo em categorias como: trabalho, finanças (e aqui é possível inserir planilhas), escola ou universidade, livros, fotos e muitas outras.  

Miro

O Miro é usado para produzir mapas mentais no ambiente virtual, principalmente para organizar informações de forma divertida, visual e interativa.

 É possível incluir referências em formato de links, fotos e post its (tudo online!), e ainda, você consegue compartilhar com outras pessoas para que tenham contribuições. 

No SGB, utilizamos durante as apresentações para a equipe e toda comunidade, mas principalmente no planejamento e cocriação do Festival SGB. Para usar as lousas digitais em um trabalho colaborativo, é possível na versão gratuita ou paga.

Leia também

07 agosto 2024
Já ficou sabendo que o Festival SGB vai ter edições em outras cidades em 2024? 🇧🇷  E a edição FLORIPA...
Ler Mais
22 julho 2024
Estão abertas as pré-inscrições oficiais para o Festival Social Good Brasil 2024! O evento reunirá muitas...
Ler Mais
15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano de...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização, somado...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma as...
Ler Mais

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário