Você sabe como você toma decisões e quais motivos te levam a escolher um determinado caminho? Mesmo sem perceber, estamos o tempo todo tomando decisões: que roupa usar num dia chuvoso, que foto curtir, em que mês fazer a festa de casamento. Grandes ou pequenas, essas escolhas são feitas continuamente por dois ritmos no nosso cérebro, que se alternam conforme a complexidade do dilema.
Antes, vamos entender o que é uma tomada de decisão: é qualquer situação que você tenha que escolher entre duas ou mais opções para executar alguma ação. Pode ser desde coisas simples, como decidir qual roupa vestir, quanto mais complexas, como aquelas que envolvem nosso futuro profissional, por exemplo.
O livro “Rápido e devagar: duas formas de pensar”, escrito pelo Ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2002, o psicólogo israelense Daniel Kahneman, diferencia os dois modos tomar decisões. O primeiro, quando o cérebro toma a decisão de forma automática e inconsciente, quase instantânea e sem pensar muito, é chamado de sistema 1. Já o sistema 2 é quando, antes de decidir, pensamos devagar, consciente, com esforço – por isso, geralmente está relacionado a decisões mais complexas.
Quando tomamos decisões de forma inconsciente, podemos cometer erros ou até mesmo agir com algum pré-julgamento. Mas tem como prestarmos atenção nas nossas decisões e escolhermos por processos sistemáticos de tomada de decisão – isso significa seguir algum método para que você possa saber o que está sendo levado em consideração quando você tem que fazer uma escolha.
Um desses métodos para tomar decisão de forma sistemática é a lógica analítica – entender qual objetivo que está ligado à decisão que temos que tomar, quais perguntas devem ser feitas para alcançarmos esse objetivo e, principalmente, quais os dados necessários para responder as perguntas que levantamos. Assim, você deixa de tomar decisões com base no achismo e passa a ter a habilidade de tomar decisões orientadas por dados.
Tomar decisões com base em dados nos ajuda não apenas a tomar melhores decisões na vida pessoal ou profissional, como também auxilia a resolver problemas complexos, ter mais assertividade e rapidez nas escolhas, além de minimizar riscos que possam trazer impacto negativo para nossa vida, para uma empresa ou para uma organização.
Como tomar boas decisões com base em dados:
No episódio 5 da série Habilidados, Rogério e Chai apresentam os dois processos decisórios que acontecem dentro de nós e nos mostram como tomar melhores decisões na vida pessoal e profissional. Assista e saiba mais:
O SGB criou uma ferramenta de autoavaliação de fluência em dados inédita no Brasil. Em menos de 10 minutos, ao preencher um formulário de múltipla escolha, você descobrirá se é um iniciante, aprendiz, praticante ou mentor no assunto. Ao finalizar, receberá por email uma avaliação personalizada, bem como recomendações para evoluir na jornada de aprendizagem. Faça o teste clicando aqui.