Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização, somado à inviabilidade de analisá-los manualmente, muitas empresas já possuem uma área de análise de dados estruturada dentro do organograma organizacional, por estarem atentos à importância do Big Data Analytics dentro do negócio.
Afinal, nos últimos anos, essa tecnologia de análise se tornou uma das mais promissoras para o futuro do mercado de trabalho como uma estratégia para aproveitar oportunidades, resolver rápido os problemas, aumentar a receita, reduzir os custos, entre tantas outras vantagens competitivas.
Confira nesse post alguns pontos importantes sobre o assunto:
1) O que é Big Data Analytics?
2) Quais os benefícios de implementação?
3) Como utilizar na sua empresa?
O que é Big Data Analytics?
Existem inúmeras definições para o termo Big Data Analytics, mas, de forma geral, podemos resumir como a utilização de um alto volume de dados nas tomadas de decisões organizacionais.
Esses dados podem ser de dois tipos diferentes:
1) Dados estruturados;
2) Dados não estruturados.
Qual a diferença entre eles?
Enquanto os dados estruturados se caracterizam por estarem organizados dentro de um banco de dados ou outra solução de gerenciamento, os dados não estruturados ainda precisam dessa organização que já existe no primeiro.
O Big Data Analytics funciona como uma tecnologia para análise de ambos os tipos, possibilitando um estudo eficiente e de alto desempenho, através da busca por padrões e interpretações com base em algoritmos.
Quais os benefícios de implementação do Big Data Analytics?
Independentemente do setor do negócio e até mesmo do cargo ocupado, é visível na realidade de todos os tipos de profissionais o quanto a falta de dados interfere nas tomadas de decisões.
Um exemplo: a empresa fictícia Gym Clothes começou a perceber que os estoques de roupas estavam aumentando, ou seja, que alguns produtos não estavam vendendo bem e os resultados financeiros começaram a entrar no negativo nos últimos meses. Para solucionar esse problema, implementaram um processo de análise de dados na empresa para poder identificar padrões de venda em diferentes segmentos de produtos, sazonalidades, ações praticadas pela concorrência, perfil dos clientes, entre outros indicadores.
Por isso, destacamos a importância de não tomar decisões baseadas no “achismo”, pois podem acarretar em problemas sérios para o negócio. O melhor caminho a ser seguido são as decisões pautadas em indicadores a partir dos dados extraídos da organização, como por exemplo, através do Big Data Analytics.
Quais as diferentes aplicações do Big Data Analytics?
As aplicações do Big Data Analytics não se resumem apenas à área de vendas, como foi demonstrado no exemplo do parágrafo acima, como também em todos os mais diversos setores que existem nas organizações.
Na área de marketing existem inúmeros canais de comunicação com os clientes que geram uma enorme quantidade de dados, como e-mail marketing, redes sociais, site, entre outros. Apenas se torna possível entender o comportamento do consumidor e criar campanhas de marketing efetivas depois de entender e analisar esses dados.
Essa análise também pode ser aplicada na melhoria da experiência do cliente, mapeando todos os pontos de contato para otimizar a experiência, ofertar atendimento personalizado, aumentar a retenção e satisfação.
Além disso, o Big Data Analytics também pode apoiar o operacional da organização, desde logística, suprimentos, estoques, produção até fornecedores, possibilitando a identificação de gargalos e oportunidades de melhorias. Como resultado existe a redução dos custos e aumento dos lucros, por isso entenda como desenvolver essa análise de dados na sua empresa.
Como utilizar o Big Data Analytics na sua empresa?
Para ser mais práticos e operacionais, vamos explorar neste parágrafo como utilizar o Big Data Analytics na sua realidade organizacional. No entanto, é preciso anteriormente identificar quais pontos de negócio são estratégicos para usar essa tecnologia e fazer um direcionamento de recursos mais eficiente, resultando no aumento do retorno sobre esse investimento.
Então, o primeiro passo a ser realizado é identificar a fonte de coleta de dados, e depois, como esses dados coletados poderão ser usados na estratégia do negócio. Apenas depois de fazer essa diferenciação, a organização passa a entender em quais frentes do negócio atuar com essa inteligência.
Concluindo
Em função do cenário de transformações rápidas e constantes que o mundo vem passando, como consequência do aumento exponencial da tecnologia em todos os aspectos da vida, o uso do Big Data Analytics irá aumentar e se tornar tão comum quanto o uso de qualquer sistema de gestão.
Em pouco tempo, o uso dessa tecnologia de análise de dados deixará de ser uma vantagem competitiva para aquelas organizações que o utilizam e se tornará um processo cotidiano e essencial para toda organização que deseja sobreviver à competição do mercado.
Dessa forma, para os profissionais de todas as áreas inicia-se o desafio de se preparar para esse cenário, dominando o uso do Big Data Analytics para encontrar oportunidades e resolver problemas.
Gostou do conteúdo? Conta para nós nos comentários!
4 Comentários
Muito importante a inciativa.
Att
https://www.oincrivel.com.br/
O Incrível – Tecnologia, Games, Guia de Compras
Excelente matéria.
https://forallfor.com/reviews-produtos/
Importante prática! Parabéns pelo conteúdo.
José Antônio
https://www.caririadvogados.com.br
Importante prática! Parabéns pelo conteúdo.
Atenciosamente
José Antônio
https://www.caririadvogados.com.br