Você sabe em que profissão quer estar daqui a 20 anos? E daqui a 3 meses? Se antes a probabilidade de as respostas para as duas perguntas serem a mesma era alta, hoje, na Era dos Dados, os caminhos profissionais existem, quase sempre, no plural. O mercado de trabalho é mais dinâmico e muitas pessoas alternam entre o “home office”, a criação de conteúdo para internet, projetos paralelos, um segundo emprego, estudo, e por aí vai. Em meio a tantas possibilidades, como escolher uma profissão ideal?
A cada dia, novos acontecimentos podem transformar uma profissão da noite para o dia, como aconteceu durante a pandemia, por exemplo, que afetou boa parte das profissões e serviços, essenciais ou não essenciais, e obrigou muitas pessoas a se reinventarem ou mudarem de profissão. Segundo o Relatório do Futuro do Trabalho de 2020, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, até 2025 cerca de 85 milhões de empregos podem ser substituídos pelas mudanças que estamos vivendo, ao passo que 97 milhões de “empregos do futuro” surgirão.
Para jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho ou pessoas que pensam em recalcular a rota, escolher a profissão é um momento que exige pesquisa e atenção: hoje, é preciso que qualquer profissional esteja atualizado e preparado para mudanças. De acordo com o mesmo estudo, entre as habilidades que serão mais valorizadas nos próximos anos estão pensamento analítico, criatividade, resolução de problemas e habilidades em autogestão como aprendizagem ativa, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.
Saiba como escolher a profissão certa
Independente da área que você pretende seguir, o primeiro passo para você estar preparado para tomar essas decisões é desenvolvendo uma das principais habilidades do futuro: a habilidade de trabalhar com dados, que vai te ajudar a desenvolver um pensamento analítico e a resolver problemas, por exemplo. Você trabalha com dados toda vez que coleta, organiza, armazena e descarta dados que você necessita para tomar decisões no seu dia a dia.
Assista ao segundo episódio da série Habilidados, do Social Good Brasil, e saiba como trabalhar com dados e como isso pode te ajudar a escolher a profissão ideal:
Confira ferramentas que ajudam a coletar dados
Algumas ferramentas podem te ajudar na etapa de coleta de dados, como o Google Trends, que mostra o volume de buscas por uma determinada palavra ou expressão no Google ao longo do tempo. Se você está pensando em seguir uma profissão específica, por exemplo, é possível ver se houve um aumento no interesse pelo tipo de serviço que você pretende prestar.
Se você já tem um negócio, é possível ter insights sobre que serviços e produtos oferecer em cada época do ano, de acordo com as buscas que as pessoas fazem no Google. Para navegar pelo Google Trends, clique aqui.
Para auxiliar as pessoas a identificarem o nível de conhecimento no tema, o SGB também tem uma ferramenta de autoavaliação de fluência em dados inédita no Brasil. Em menos de 10 minutos, ao preencher um formulário de múltipla escolha, você descobrirá se é um iniciante, aprendiz, praticante ou mentor no assunto. Ao finalizar, receberá por email uma avaliação personalizada, bem como recomendações para evoluir na jornada de aprendizagem. Faça o teste clicando aqui.