O que são as competências digitais e qual a importância nas empresas?

A finalidade da imagem é retratar uma mulher adquirindo conhecimentos em competências digitais.

Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma as pessoas utilizam recursos tecnológicos para executar suas atividades. Esse cenário acarreta em uma demanda intensa do mercado de trabalho em encontrar colaboradores que dominem as mais variadas competências digitais.

E a conjuntura atual em que ocorre a busca desse tipo de profissional é muito diferente daquela que existia no passado. Atualmente, os funcionários precisam buscar formas de desenvolver novas habilidades que apoiem a execução dos seus trabalhos, diferentemente das “carreiras” do passado que se baseavam em trajetórias profissionais lineares, focadas sempre nas mesmas competências profissionais.

Por isso, neste artigo, vamos iniciar a explicação sobre quais são as principais habilidades digitais demandadas pelas empresas, a importância e o modo de desenvolvê-las.

Confira!

 

O que são as competências digitais?

As competências digitais caracterizam-se como um conjunto de várias habilidades, tanto técnicas (hard skills) quanto as comportamentais (soft skills), que os funcionários das organizações precisam desenvolver para gerenciar todas as variáveis do ambiente tecnológico de seu trabalho. 

Como exemplo, pode-se pontuar conhecimentos em cibersegurança e análise de dados, ambas bastante correlacionadas entre si, possibilitando o enfrentamento dos desafios que o mundo tecnológico impõe.

Por isso, nos dias atuais, não basta apresentar conhecimentos apenas em idiomas ou em especialidades acadêmicas, é preciso dominar ferramentas e habilidades em redes, segurança digital, dispositivos eletrônicos, análise de dados, entre outras.

 

Qual a importância das competências digitais?

Com a transformação digital em ascensão, essas competências tornam-se cada vez mais relevantes por representarem a forma como o mercado de trabalho é conduzido. Por ser uma realidade já existente, as empresas esperam que seus colaboradores dominem, e consequentemente, apliquem trazendo resultados para o negócio.

À medida que a dependência da internet e da tecnologia digital se intensifica, também aumenta a necessidade por uma força de trabalho que consiga acompanhar a evolução da demanda por habilidades digitais. 

Afinal, sem um domínio firme das competências digitais, não há como impulsionar a inovação, as empresas permanecerem competitivas e os profissionais continuarem sendo úteis e necessários.

 

As principais competências digitais do mercado atual

São diversas as competências digitais exigidas pelo mercado, por isso, neste artigo separamos duas delas para abordar de forma mais detalhada:

  • Gestão da cibersegurança

Essa habilidade, chamada de Gestão da cibersegurança, que também pode ser denominada de privacidade e segurança dos dados, representa a aptidão de gerenciar e, principalmente, proteger informações pessoais online.

Diferentemente do que a maioria das pessoas acredita, o desenvolvimento dessa habilidade não deve ficar restrito às áreas de TI das organizações, uma vez que, praticamente todos os demais setores possuem algum grau de contato com esses dados. Por essa razão, as habilidades digitais na proteção de dados devem fazer parte de todos os processos existentes em uma empresa.

No entanto, sabe-se que esse é um campo técnico de alta complexidade, por isso, defendemos aqui o ensino de noções básicas para tornar o manuseio de dados mais seguro, evitando o surgimento de problemas, como vazamentos e ataques.

  • Análise de dados

A outra competência digital de grande importância a ser desenvolvida em todos os níveis hierárquicos de uma empresa é a análise de dados. Iniciando a capacitação sobre o assunto a partir de diferentes níveis de complexidade, torna-se possível instruir todos os funcionários a gerenciar e tomar decisões estratégicas com base nos dados disponíveis.

O fato é que todas as pessoas de um negócio precisam executar suas atividades utilizando como base dados para serem mais estratégicas em suas áreas de atuação. Afinal, a quantidade de informações geradas diariamente pelas empresas cresce constantemente. Para uma organização se tornar bem-sucedida, precisa ter essa competência desenvolvida em toda sua força de trabalho.

 

Como desenvolver as competências digitais na sua empresa?

É importante destacar que, as competências digitais não são inatas, elas são conhecimentos a serem adquiridos. Algumas pessoas possuem maior facilidade, no entanto, com a devida capacitação todos se tornam capazes de aprendê-las e aplicar na sua realidade de trabalho.

Por isso, separamos algumas dicas de como desenvolvê-las na sua empresa:

  • Treinamentos

Através da realização de treinamentos torna-se possível ensinar as competências digitais aos colaboradores das empresas, no entanto, é necessário anteriormente avaliar o nível de fluência em dados da turma, do iniciante ao avançado, para poder criar estratégias de ensino mais assertivas e adequadas aos objetivos organizacionais.

  • Autonomia de aprendizado

Além de fornecer treinamentos adaptados ao grau de fluência em dados e aos objetivos da empresa, é preciso também desenvolver a autonomia de aprendizado dos colaboradores quanto às competências digitais. Assim, deve-se estimular a busca própria dos funcionários em encontrar soluções para os problemas organizacionais com base nos conhecimentos repassados nos treinamentos.

 

Conclusão

Considerando os avanços tecnológicos diários do mercado de trabalho, é esperado que os profissionais acompanhem essa evolução com o desenvolvimento de competências digitais

No entanto, esse esforço não deve depender apenas do colaborador, como também dos empregadores, que através de treinamentos conseguem promover o desenvolvimento da habilidade digital nas empresas, uma vez que todas as partes ganham com o esforço do processo.

O desenvolvimento dessas habilidades é um caminho desafiador, porém totalmente possível de ser implementado em uma realidade organizacional.

O Social Good Brasil possui um curso sobre dados, o Cidadãos de Dados, que desde 2021, já foi responsável por formar 12 turmas de alunos dos mais diversos segmentos de organizações, desde empresas privadas, públicas e ONGs.

Para informações mais detalhadas, tirar dúvidas ou entender como o Cidadãos de Dados pode ser levado à sua organização, entre em contato!

Gostou do conteúdo? Comente abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

 

 

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

Como o Big Data Analytics tem auxiliado empresas a analisar seus dados?
O que são as competências digitais e qual a importância nas empresas?
Eleições no Brasil: qual história os dados ajudam a contar?
Segurança de dados no dia a dia: saiba como se proteger

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support