SGB 10 anos – Reduzindo desigualdades no acesso à educação e assistência social com Tiago Giusti

Humano. Essa foi a palavra que o Tiago usou para resumir a experiência com o Social Good Brasil e é a que também usamos para ele. É fundador da Portabilis, uma govtech de impacto social que usa dados para apoiar governos municipais a elevar a qualidade da educação pública e fortalecer a rede de proteção social. Mas é muito mais do que isso.

Sua última década foi de busca. Por si mesmo, por sua essência. E nessa jornada aprendeu que conhecimento vai muito além de acumular informação: “é muito mais sobre desaprender, desconectar, desfazer e recomeçar. Às vezes, recomeçar todos os dias. E talvez esta não seja a década mais feliz da minha vida, mas sem dúvida se parece a mais original, mais autêntica”, compartilha. 

Dados são humanos

Desde 2018 nossa trajetória se cruza com a do Tiago. Ele foi participante do nosso Laboratório de Dados, participante e palestrante do Festival SGB: “Dados são pessoas, são sentimentos, opiniões e anseios. Dados são humanos. E este é meu melhor aprendizado junto com o SGB

Se nós contribuímos com o crescimento dele, ele com certeza também contribuiu com o nosso. Acumula mais de 15 anos de experiência (que ele faz questão de chamar de “aprendizado”) com tecnologia, gestão e inovação para o setor público, com um negócio que tem 130 cidades do Brasil como clientes.

Mais eficiência para reduzir as desigualdades

Milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza, em condições de vulnerabilidade e risco social que afetam de maneira desigual como famílias acessam direitos, serviços públicos e proteção social, e principalmente como seus filhos e filhas progridem na escola.

De olho nisso, a iniciativa nasceu para resolver um problema que impacta todos nós: o fato de que os governos municipais são pouco eficientes em prestar serviços aos seus cidadãos. Geram muitos dados, mas ainda tem dificuldade em direcionar isso para políticas públicas. E quando isso é sobre a educação, o impacto é sentido por milhares de crianças e jovens.

Por isso a Portabils cria produtos para a educação pública, com um olhar de longo prazo, focado nas crianças e adolescentes, e para a assistência social, com olhar de curto prazo, focado na proteção social às famílias mais vulneráveis: “Acreditamos que este olhar sistêmico, para que o acontece dentro dos muros da escola mas também para além dele, pode ajudar a transformar o país.” conta Tiago.

Seu olhar sistêmico, no entanto, vai além do seu trabalho. Humano que só, ele reconhece uma força ancestral que nos conecta e deixa uma pergunta: “como podemos nos unir para criar um mundo melhor para todos?”

Esperamos que na próxima década a gente chegue cada vez mais perto de responder isso.

Leia também

01 novembro 2022
A Bárbara tinha fome de mundo. Ela nunca parou em um só lugar, sua ambição sempre foi de conhecer,...
Ler Mais
01 novembro 2022
"Eu sou o Oswaldo Oliveira, um ser humano que mora no planeta Terra, trabalhando consigo mesmo e...
Ler Mais
01 novembro 2022
Humano. Essa foi a palavra que o Tiago usou para resumir a experiência com o Social Good Brasil...
Ler Mais
01 novembro 2022
Mais para as mães. É por isso que a Thais vem trabalhando desde 2013, quando criou a iniciativa...
Ler Mais
01 novembro 2022
A Tamila acredita seriamente na importância de construirmos futuros mais inclusivos. Atua e tem...
Ler Mais

Leia também

Bárbara era alegria e furacão - com amor e admiração
Para Oswaldo Oliveira, com amor
SGB 10 anos - Reduzindo desigualdades no acesso à educação e assistência social com Tiago Giusti
SGB 10 anos - Qualidade e dignidade na saúde com Thais Ferreira

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support