O que é:
Um modelo de negócio descreve a lógica pela qual uma organização cria, entrega e captura valor, seja ele econômico, social, ambiental ou qualquer outro tipo de valor. A sua construção é parte essencial para o desenvolvimento estratégico e operacional de qualquer organização.
O Canvas do Modelo de Negócio (em inglês, Business Model Canvas) é uma ferramenta que ajuda empreendedores e gestores a descrever, desenhar, desafiar, inventar e pivotar o modelo de negócio de sua organização. Co-criado por 470 profissionais de 45 países, o canvas permite sintetizar o modelo de negócio de forma visual e de fácil compreensão.
Como funciona:
O canvas é composto por 9 blocos:
Do meio para a direita são explicitadas a criação, entrega e captura de valor, com os blocos:
(1) os segmentos de clientes
(2) a proposta de valor
(3) os canais de distribuição
(4) o relacionamento com clientes
(5) as fontes de receita do negócio;
No lado esquerdo é explicitado aquilo que é preciso para que o lado direito aconteça, descrevendo as necessidades:
(6) as principais atividades
(7) os recursos-chave
(8) as parcerias
(9) a estrutura de custos.
Online ou impresso, o preenchimento do canvas é simples. Se impresso, o preencha com post-its, para que possam ser facilmente modificados ao longo do tempo, pois tudo não passa de uma série de hipóteses que precisam ser testadas. Há várias versões online, tais como a da parceria entre a Semente Negócios e a Jungle.it.
Uma das coisas mais importantes é “pensar com as mãos”, ou seja, com base nas perguntas-guia, descrever o que se imagina para cada um dos blocos – riscar, rabiscar, voltar atrás e fazer mais de uma vez. A sequência recomendada segue a ordem de apresentação, mas seguramente vais avançar e retroceder constantemente entre os blocos até chegar às versões mais avançadas. “Mais avançadas” não é figura de linguagem. Não há, necessariamente, uma versão “final” do canvas, pois um de seus propósitos é ser uma ferramenta dinâmica e de constante atualização.
Estágio da ideia em que pode ser usado:
O canvas pode ser utilizado desde o momento de concepção da organização ou de uma de suas linhas de negócio, sendo atualizado ao longo do tempo, à medida que as hipóteses listadas começam a ser testadas e validadas. Também é uma ótima ferramenta para planejamentos estratégicos.
Referências e autores:
A principal referência é Alex Osterwalder, autor do livro Business Model Generation, onde explica o canvas, entre outras ferramentas bastante interessantes para empreendedores e gestores.
Baixe o canvas
Links interessantes:
http://alexosterwalder.com/
http://www.businessmodelgeneration.com/
http://jungleit.com.br/canvas/