Como escolher uma profissão? 7 dicas para te ajudar nesse desafio

Decidir o que vai fazer para os próximos 5, 10 ou mais anos é uma tarefa delicada e que exige muito cuidado. 

Por isso, é muito importante saber como escolher uma profissão. Afinal, apesar de não ser algo definitivo, você não vai conseguir mudar tudo de uma hora para outra.

Você sabe o que vai estar fazendo profissionalmente daqui a 20 anos? E daqui a 3 meses? Com um mercado de trabalho mais dinâmico e com muitas mudanças, na Era dos Dados, os caminhos profissionais existem, quase sempre, no plural. 

Em meio a tantas possibilidades, como fazer essa escolha? Vamos te dar algumas dicas para te ajudar a responder essa pergunta!

Como escolher uma profissão em mercado em constante mudança?

Já reparou em como as coisas mudam muito rápido? Quem diria 10 anos atrás que teríamos tantos profissionais em home office?

Todas essas mudanças exigem muito, principalmente dos jovens, para saber como escolher uma profissão de acordo com seus desejos e com espaço no mercado de trabalho. 

Muitas profissões deixaram de existir e outras tantas foram criadas, como a criação de conteúdo para a internet, por exemplo.

A cada dia, novos acontecimentos podem transformar uma profissão da noite para o dia. Vimos isso de maneira mais clara durante a pandemia, que afetou boa parte das profissões e serviços. Muitas pessoas tiveram que se reinventar  ou mudar de profissão. 

Segundo o Relatório do Futuro do Trabalho de 2020, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, até 2025 cerca de 85 milhões de empregos podem ser substituídos pelas mudanças que estamos vivendo, ao passo que 97 milhões de “empregos do futuro” surgirão.

Para jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho ou pessoas que pensam em recalcular a rota, escolher a profissão é um momento que exige pesquisa e atenção: hoje, é preciso que qualquer profissional esteja atualizado e preparado para mudanças. De acordo com o mesmo estudo, entre as habilidades que serão mais valorizadas nos próximos anos estão pensamento analítico, criatividade, resolução de problemas e habilidades em autogestão como aprendizagem ativa, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.

Por isso, leve em consideração esses pontos, independente da sua escolha, eles serão importantes. 

Agora vamos as dicas de como tomar essa decisão!

7 Dicas para te ajudar em como escolher uma profissão 

Confira as dicas e saiba como escolher uma profissão!

  1. Autoconhecimento 

Isso mesmo, a primeira dica de como escolher uma profissão é que você se conheça. Antes de largar currículo por aí, ou se matricular em um curso, invista tempo para se conhecer.

Assim você vai saber o que gosta, o que não gosta, quais são suas prioridades, pontos fortes, etc. 

Faça testes vocacionais e de personalidade. Eles podem ser bons aliados em entender quem você é, e onde suas características se encaixam no mercado de trabalho.

  1. Pense no futuro

Você não vai ficar preso a uma profissão para sempre, mas é bom pensar aquilo que você se imagina fazendo, agora e daqui a algum tempo.

É importante pensar nos seus objetivos de vida, por exemplo, se você quer folga aos finais de semana, deve pensar bem nesse ponto. O trabalho depende de força física, avalie sua saúde. E por aí vai.

Mas não pense que tudo será um mar de rosas, nem sempre é possível estudar e trabalhar apenas com o que se gosta. Leve isso em consideração!

Avalie suas prioridades, nem sempre é possível fazer tudo o que você quer agora. Sua vida profissional é um longo caminho a ser percorrido. E as incertezas podem levar a ansiedade, e acabam atrapalhando nas escolhas.

  1. Pesquise sobre as profissões do futuro!

Uma profissão não dura, necessariamente, para sempre! Leve isso em consideração, pesquise as tendências do mercado de trabalho. 

Veja quais profissões estarão em alta nos próximos anos. E veja o que pode fazer para estudar e estar de acordo com esses empregos. 

Aproveite para pesquisar o mercado de trabalho atual. Veja se existe uma alta demanda. Considere que talvez a cidade que você reside agora, não seja a mais indicada para a profissão escolhida. 

  1. Confira ferramentas que ajudam a coletar dados

E por falar em pesquisar, algumas ferramentas podem te ajudar na etapa de coleta de dados, como o Google Trends, que mostra o volume de buscas por uma determinada palavra ou expressão no Google ao longo do tempo. Se você está pensando em seguir uma profissão específica, por exemplo, é possível ver se houve um aumento no interesse pelo tipo de serviço que você pretende prestar. 

Se você já tem um negócio, é possível ter insights sobre que serviços e produtos oferecer em cada época do ano, de acordo com as buscas que as pessoas fazem no Google. 

  1. Conheça o curso da profissão escolhida 

Hoje em dia tem vários tipos de cursos para as mais diversas profissões. Você pode fazer um técnico, tecnólogo, graduação, etc. 

Conheça as possibilidades, se informe sobre os tipos de aula, onde tem o curso disponível. Visite o local se possível.

Lembre-se também que você pode fazer um curso a distância, caso seja melhor para você! Existem diversas opções. 

  1. Conheça os cargos e salários 

Considerar a disponibilidade de cargos para a profissão escolhida é algo indispensável. Uma única profissão pode apresentar diversas possibilidades, por isso conheça cada uma delas e veja qual se adapta melhor ao seu estilo de vida!

Outra questão é o salário, o dinheiro nem sempre é o mais importante, mas precisa ser levado em consideração. Quem trabalha quer ganhar um dinheiro justo e que se equipare com o estilo de vida que deseja levar.

  1. Aprenda sobre ciência de dados

Independente da sua escolha, ser fluente em dados melhora seu currículo e o coloca à frente de outros profissionais.

Analisar dados é uma demanda crescente para as mais diversas carreiras. Estudar ciências de dados é um diferencial importante, especialmente para os jovens! 

Assista ao segundo episódio da série Habilidados, do Social Good Brasil, e saiba como trabalhar com dados e como isso pode te ajudar a escolher a profissão ideal:

Gostou das dicas de como escolher uma profissão? Aproveite para saber  mais sobre educação em dados!

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

Como o Big Data Analytics tem auxiliado empresas a analisar seus dados?
O que são as competências digitais e qual a importância nas empresas?
Eleições no Brasil: qual história os dados ajudam a contar?
Segurança de dados no dia a dia: saiba como se proteger

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support