Como identificar uma fake news?

Quem nunca passou uma notícia adiante sem antes checar a informação, que atire a primeira pedra. O avanço da tecnologia torna cada vez mais fácil manipular contextos, imagens e vídeos. Diariamente recebemos notícias sem fonte, seja por grupos no Whatsapp, posts no Facebook e Instagram, ou até mesmo em conversas no dia a dia. Neste contexto, você sabe como filtrar conteúdos verdadeiros, verificar se sua fonte é confiável e saber se alguma informação é real? 

A Kaspersky,  empresa especializada na produção de softwares de segurança para a Internet, aponta que 62% dos brasileiros não sabem reconhecer uma notícia falsa. Apesar do dado alarmante, algumas dicas simples podem ajudar nesse processo de identificação de fake news. Quando uma informação duvidosa chega até nós, por exemplo, devemos procurar a fonte original. Isso é possível por meio de uma busca nas redes sociais ou site da pessoa ou organização que transmitiu a mensagem, ou até mesmo buscando informações em jornais e portais de notícias confiáveis, que citem a fonte consultada para a produção da notícia ou reportagem.

Outra dica é verificar se a informação que você recebeu está na sua forma completa – se você recebeu um vídeo, por exemplo, veja se ele está na íntegra ou se ele possui indícios de que foi editado. Às vezes, a notícia pode não ser exatamente falsa, mas o contexto pode ter sido manipulado para que ela pareça algo que não é. 

No 7º e último episódio da série Habilidados, há dicas para saber identificar as notícias falsas para não passá-las adiante. Confira:

Mais dicas para identificar uma fake news:

Dados – se uma notícia faz referência a um artigo ou a um banco de dados, você pode fazer a sua própria análise de dados, sempre prestando atenção no contexto e na quantidade de informações coletadas para descobrir se eles batem com a realidade – quanto mais dados coletados, maiores as chances de eles representarem fielmente uma realidade. No episódio 3 de Habilidados, é possível saber mais sobre análise de dados.

Ajuda de especialistas – também é possível consultar especialistas no assunto para compreender o que os termos citados em uma notícia significam. Isso ajuda a te garantir que os dados foram interpretados de forma correta por quem passou a informação.

Para entender melhor o seu nível de conhecimento quando o assunto são dados, o SGB criou uma ferramenta de autoavaliação de fluência em dados inédita no Brasil. Em menos de 10 minutos, ao preencher um formulário de múltipla escolha, você descobrirá se é um iniciante, aprendiz, praticante ou mentor no assunto. Ao finalizar, receberá por email uma avaliação personalizada, bem como recomendações para evoluir na jornada de aprendizagem. Faça o teste clicando aqui

Leia também

14 janeiro 2022
Na série Habilidados, você vê bons motivos para ser fluente em dados e também aprende como usar os dados...
Ler Mais
09 dezembro 2021
Na série Habilidados, você vê bons motivos para ser fluente em dados e também aprende como usar os dados...
Ler Mais
08 dezembro 2021
Na série Habilidados, você vê bons motivos para ser fluente em dados e também aprende como usar os dados...
Ler Mais
06 dezembro 2021
No 7º e último episódio da série Habilidados, há dicas para saber identificar as notícias falsas para...
Ler Mais
06 dezembro 2021
A série Habilidados mostra o que fazer quando seus dados estão desprotegidos e como garantir que eles...
Ler Mais

Leia também

3 vídeos que vão mudar a sua visão sobre tecnologia e saúde mental
6 ferramentas para organizar sua vida pessoal e profissional
Saiba por que é importante ter fluência em dados
Como identificar uma fake news?

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support