Já ouviu falar no termo data driven? Nos últimos tempos, a fluência em dados têm sido uma das maiores demandas no mercado de trabalho. E o motivo não é à toa.
A cultura data driven impacta diretamente na forma como profissionais e suas empresas tomam decisões e direcionam suas estratégias.
Para o marketing digital, as organizações que adotam um olhar data driven como método de trabalho, fica muito mais fácil personalizar suas campanhas de acordo com o público-alvo, definir personas, estudar o mercado, suas tendências. E também analisar os resultados para tomar decisões mais assertivas, otimizando assim o resultado de suas campanhas.
Mas afinal, o que é exatamente a cultura data driven e por que devemos ficar de olho nela? Continue lendo esse artigo, pois vamos falar um pouco mais sobre as vantagens de aplicar a cultura data driven em sua vida profissional ou na sua empresa.
Começando do princípio: o que é data driven?
A cultura data driven nada mais é do que um método que orienta os profissionais no momento do planejamento estratégico e da tomada de decisão. A partir de dados, informações colhidas e analisadas, a empresa consegue entender de forma mais precisa a sua atuação, para onde está caminhando e os resultados obtidos até então.
Quando uma organização utiliza o data driven para orientar seus movimentos, a atuação dos profissionais se torna mais incisiva, inteligente e qualitativa. Baseada em informações reais e não em achismos ou simples experiências.
Basicamente, o data driven transforma o conhecimento bruto, que sozinho não consegue transmitir uma mensagem clara, em dados devidamente tratados e analisados. Capazes de produzir conhecimento relevante e prático para serem usados no processo de tomada de decisão.
Como a cultura data driven se organiza?
Trabalhar com dados significa desenvolver e amadurecer uma série de competências essenciais ao longo do percurso. E é por meio desse processo que a cultura data driven se estrutura:
- Leitura de dados: onde compreende-se e se interpreta o que são dados e quais aspectos do mundo representam.
- Trabalhar com dados: processo de coleta, organização,armazenamento e descarte de dados.
- Análise de dados: respostas são formuladas por meio de análises de dados de variadas fontes e tipos
- Comunicar com dados: pontos de vista, ideias e decisões passam a ser baseadas em dados e evidências confiáveis.
- Tomar decisões orientadas por dados: as decisões tomam um aspecto mais crítico com ações relevantes e pautadas em dados úteis
- Garantir ética, proteção e privacidade de dados
- Usar dados e tecnologias para gerar impacto positivo
O grande volume de dados e a velocidade com que eles se apresentam, faz com que seja necessário a criação desse fluxo de dados bem orientado para que as informações sejam tratadas corretamente.
Para isso, existe toda uma tecnologia envolvida na coleta e análise de dados.Onde esses dados são coletados de diversas fontes e depois de serem analisados, o objetivo final é filtrar toda informação útil para a estratégia, transformá-la em material relevante para as tomadas de decisão e projetos do negócio.
Os dados são colhidos, as informações cruzadas e interpretadas gerando assim um resultado. As empresas data driven costumam aplicar essas bases de dados no Big Data, onde conseguem extrair informações estratégicas dos dados estruturados e não estruturados.
Todo esse processo é parte fundamental na gestão de dados da empresa.
Para ficar mais claro sobre essa gestão, vamos por partes:
Big Data e Right Data
Na cultura data driven o Big Data está relacionado a toda e qualquer informação captada: registros digitais, áudios gravados, interações nas redes sociais, avaliações de clientes. Em outras palavras, é o volume bruto de dados coletados.
Já o Right Data são os dados relevantes para o negócio e a estratégia que ele está planejando a partir disso.
Dados não estruturados e Dados estruturados
Quando uma empresa faz uso do data driven como método estratégico, compreender essa diferença é importante para a análise de dados.
Os dados não estruturados são informações armazenadas sem nenhum tipo de organização. Acabando por levar mais tempo e recursos de programação para transformar textos da internet, imagens, vídeos e conteúdos de diferentes formatos em uma estratégia sólida e bem definida.
Em contrapartida, os dados estruturados são aqueles que, logo de início, passam por uma organização em um formato definido pelo sistema. Um bom exemplo de dados estruturados é o banco de dados criado para cadastro de clientes. Nesse banco os dados são armazenados de forma específicas e estratégicas facilitando a leitura do algoritmo.
Por que é importante minha empresa investir em data driven para estar à frente no mercado de trabalho?
Segundo a Cisco Systems (líder mundial no fornecimento de equipamentos de rede para a Internet), para 2023, mais de 30 bilhões de dispositivos vão estar conectados junto ao crescimento exponencial do volume de dados. Significando que cada vez mais a tecnologia de dados estará presente em nossas vidas pessoais e profissionais.
Além disso, a educação de dados permite que o pensamento analítico esteja mais presente nos ambientes de trabalho, trazendo mais inovação.Mas não somente isso, a fluência em dados minimiza os efeitos negativos da tecnologia em nossa sociedade, como também, é pilar importante para o desenvolvimento sustentável.
Para o mercado de trabalho atual que tem ficado cada vez mais competitivo e exigente, com grandes avanços na tecnologia da informação e consumo, a cultura data driven permite que o marketing digital também assuma uma posição de ferramenta fundamental.
Gerando engajamento, fortalecendo a marca, promovendo produtos, serviços e gerando leads. Mais do que isso, estabelecendo canais de comunicação e interação com clientes.
Quando uma empresa investe em data driven, ela consegue identificar quais pontos da sua estratégia e planejamento vão produzir a melhor experiência para o cliente em seus diferentes momentos da jornada.
Além disso, as empresas que adotam a cultura data driven são capazes de:
- Otimizar os processos comerciais e internos. Ou seja, você diminui o tempo de execução, melhora o uso dos recursos e potencializa os investimentos da marca.
- Gerar e atribuir maior valor aos produtos e serviços da sua empresa. O uso e a análise de dados permite que você entenda as prioridades e necessidades do seu público, e com isso o investimento é feito de maneira mais eficiente.
- As tomadas de decisão ficam mais precisas e definidoras. Aumentando a presença de insights mais estratégicos e pautados nas informações coletadas e tratadas do Big Data.
Conheça outras vantagens de aplicar o data driven nos processos.
Segmentação e personalização das ações de marketing
Ao usar a cultura data driven, sua empresa pode, de maneira mais rigorosa, obter informações sobre o comportamento dos clientes em relação ao seu produto. É possível assim mapear que produtos eles pesquisam mais, interesse por promoções específicas, curtidas nas redes sociais e outras interações.
Desta forma, os dados são filtrados, possibilitando que as abordagens sejam mais personalizadas e as ações de marketing mais eficazes para a atração, conversão e retenção dos clientes.
O resultado disso são clientes mais comprometidos com a marca, pois conseguem estabelecer uma conexão mais verdadeira e suas demandas são atendidas.
Clientes mais atraídos e satisfeitos
Estratégias bem direcionadas e segmentadas, otimizam os processos de conversão. No marketing digital esse movimento se dá através do funil de marketing. Onde a empresa consegue atrair os clientes certos para o seu produto ou serviço.
O data driven como estratégia pretende, justamente, personalizar suas ações de marketing para fornecer o que ele realmente deseja, gerando novas oportunidades de vendas. Trazendo para si, personas com grande potencial de se tornarem leads (compradores).
Antecipe possíveis ameaças para a sua marca
A partir do data driven sua empresa consegue identificar possíveis situações de ameaça. Com as informações colhidas você define ações-chave com base em dados úteis e confiáveis para se proteger das adversidades do mercado.
Num contexto de alta concorrência, fazer a análise de dados pode gerar impacto positivo de previsão do estado de sua empresa: como andam as vendas de um produto, comentários negativos nas redes sociais e outras qualificações relacionadas a sua marca.
Algumas dicas sobre como aplicar a cultura data driven na sua empresa.
#Dica 1: planeje uma estratégia data driven para sua marca
Para conseguir aplicar a cultura data driven com os dados que você já possui, é preciso antes de mais nada planejar como eles serão coletados e quais informações sua empresa deseja extrair para cada uma de suas estratégias.
Para isso, é importante que sua cultura analítica esteja fortalecidade, com fluxo de dados que apoie a tomada de decisões assertivas
#Dica 2: tenha uma equipe engajada e informada sobre a cultura data driven
Você já deve saber, mas vale a pena lembrar: toda empresa depende do bom engajamento de seus colaboradores. E pensando assim, é fundamental que sua equipe esteja engajada e alinhada à nova cultura organizacional .
Transmita e promova o conceito sobre data driven e o papel dessa cultura analítica no desenvolvimento da empresa aos seus colaboradores. É importante que todos compreendam que as novas tecnologias e processos fundamentados em dados não substituirão suas funções ou importância para a organização.
Por isso, a liderança deve motivar todo o corpo de colaboradores e compreender a importância de distribuir informação estratégica para todos os níveis do negócio: como o recursos humanos, gestão de talentos e até mesmo o financeiro. Caso queira atingir resultados relevantes para a marca.
#Dica 3: faça regularmente uma avaliação dos resultados e informações estratégicas
Uma parte importante da cultura data driven é a constante análise de dados para mapear a situação do mercado atual. Pois sabemos que as informações passam por inúmeras mudanças ao longo do tempo.
Então comece fazendo o acompanhamento de perto das tendências e movimentos que suas análises trazem sobre o negócio e seus clientes é essencial. Para conseguir uma aplicação mais efetiva desses dados.
Gostou de saber quanto impacto a cultura data driven pode ter nas tomadas de decisão da sua empresa?
Saiba mais sobre a importância da educação em dados na sua vida profissional e de seus colaboradores lendo esse artigo “Saiba por que é importante ter fluência em dados”.