Data Driven em tradução livre para o português significa “orientada a dados”, no caso aqui, empresa orientada a dados. Na prática, ter uma empresa Data Driven significa tomar decisões baseadas em dados para alcançar sucesso no negócio.
Obviamente, existem algumas variáveis que podem interferir na busca por resultados. Mas, uma forma de minimizar esses imprevistos é agir de modo assertivo e fugir dos “achismos”.
Quer um exemplo?
Em 2021, conforme uma pesquisa do Ministério da Economia, 1,4 milhão de negócios fecharam as portas. Os mais afetados foram: comércio varejista, promoção de vendas e lanchonetes. De acordo com esse dado fornecido pelo Ministério da Economia, você abriria uma lanchonete em 2022?
No mínimo, o dado acima faria você pensar duas vezes, ou então, você perceberia que precisa fazer novas pesquisas e adequações no plano de negócio, certo?
Os dados servem como uma espécie de bússola para nos guiar na tomada de decisão e isso pode acontecer em qualquer área da nossa vida. Neste texto, vamos falar sobre o contexto empresarial.
Se você quer saber um pouco mais sobre como tornar sua empresa Data Driven, continue a leitura.
O que é Data Driven?
Na introdução deste artigo já antecipamos o que significa Data Driven, este conceito foi criado pelo especialista em cultura de dados Carl Anderson.
Uma cultura Data Driven favorece a empresa a agir, ou seja, a utilizar recursos, ferramentas, e instigar habilidades em seus colaboradores e colaboradoras, conforme coleta e análise de dados.
De acordo com essa metodologia, uma empresa data driven consegue mensurar com mais facilidade as tendências do mercado e se antecipar ou se prevenir a elas se for o caso, além de minimizar problemas que possam surgir.
Os dados utilizados por empresas Data Driven são coletados internamente através de um software, por exemplo, ou mesmo ferramentas externas.
Ferramentas usadas por empresas Data Driven
Confira abaixo algumas ferramentas que ajudam as empresas a coletar dados estratégicos.
Pesquisas
Ao realizar uma pesquisa, antes de tudo é preciso traçar um objetivo. Com o objetivo definido, é hora de elaborar um planejamento. É importante definir quando e como os dados serão coletados e partir para a execução do cronograma.
Questionários e formulários
Os questionários são excelentes fontes de coleta de dados, pois com eles é possível traçar perfis, obter insights e contatos das pessoas.
Google Analytics
Bastante utilizado por empresas de marketing, essa ferramenta do Google monitora e analisa sites, sendo possível monitorar o perfil de quem acessa, o que acessa, de qual localidade, entre outros dados.
Softwares personalizados
Um software de coleta de dados pode ser feito sob medida, ou seja, em acordo com o objetivo do seu negócio. Uma vantagem é que o próprio sistema organiza os dados.
Uma empresa Data Driven utiliza no seu dia a dia alguma das ferramentas acima em algum momento de seu fluxo de trabalho.
No entanto, isso não anula a necessidade das pessoas que vão lidar com esses dados, de terem algum tipo de fluência. Ou seja, capacidade de leituras dos dados para transformá-los em informações úteis para a organização.
A contratação de workshops por empresas que desejam que seus colaboradores e colaboradoras consigam interpretar dados está ganhando força no mercado. Assim, é uma alternativa que não pode ser descartada.
Leia também: Você quer saber como ser fluente em dados? Confira!
Como tornar uma empresa Data Driven?
Agora que você já sabe o que é uma empresa Data Driven, conheça os três principais tópicos para que sua empresa se torne uma.
Cultura orientada a dados
Faça com que sua empresa possua uma cultura orientada a dados. Inicialmente, será preciso implementar certos protocolos e até mesmo escolher essencialmente de onde esses dados serão coletados.
Pode ser que esse processo demore um pouco, mas siga firme nessa meta, a empresa só tem a crescer com essa mudança.
Capacitação da equipe (incluindo a gestão)
Uma grande mudança na empresa deve “começar de cima”, ou seja, é imprescindível que as lideranças tenham treinamento Data Driven para poderem estimular esse comportamento na equipe.
Aliás, mesmo que certas decisões caibam aos gestores e gestoras, a equipe geralmente executa muitas demandas relacionadas, por isso, devem participar desse momento também.
A capacitação da equipe de uma empresa que quer se tornar uma empresa Data Driven é um dos principais se não o principal fator de mudança de cultura orientada a dados.
Análise diária dos cenários internos e externos
Com a equipe treinada e alinhada com o propósito, é hora de coletar e analisar os dados.
Saiba que continuamente, enquanto a empresa existir, esse ato fará parte da rotina, o que pode mudar é a forma de coleta.
Portanto, é fundamental que os dados coletados, sejam eles da própria empresa ou do mercado como um todo, sejam interpretados de modo conjunto. Ou seja, é importante que as equipes não percam de vista a colaboração e a integração na leitura e interpretação.
Qual a diferença entre Data Driven e Analytics driven?
Agora que você já sabe a importância de tomar decisões orientada a dados, como fica a análise desses dados nessa história?
Analytics driven é um conceito complementar ao Data Driven, pois enquanto o Data Driven se baseia em números, o analytics driven correlaciona e estabelece relação entre esses números. Ou seja, como eles se relacionam com certos contextos e cenários.
O data driven possui uma metodologia mais quantitativa enquanto o analytics driven é mais qualitativo. Basicamente, essa é a diferença entre essas duas abordagens, ou seja, podemos supor que um processo completa o outro.
O futuro do empreendedorismo é Data Driven
Já deu para você ter uma ideia da importância do Data Driven para o sucesso de uma empresa que já está no mercado e precisa se manter, mas, como fica a questão do empreendedorismo nisso?
Empreender normalmente já é um desafio grande e requer dedicação e persistência. A pessoa que entra nessa empreitada deve ter habilidade analítica e criativa para que possa identificar as oportunidades do mercado.
Percebeu que identificar oportunidades é analisar dados?
Então, essa é a importância do Data Driven para o empreendedorismo, não dá para empreender sem ter minimamente noção do mercado.
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