| | | | | | |

Big Data e Data for Good: como os dados estão ajudando a humanidade

Já imaginou se os mesmos algoritmos que nasceram para gerar lucro em grandes empresas começassem a ser utilizados para trazer mais alcance a iniciativas que ajudam a sociedade? O Movimento Data for Good, criado por cientistas de dados estadunidenses, tem esse objetivo: fazer com que os dados atuem para orientar iniciativas e organizações que contribuem para a Agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e enfrentam desafios da humanidade.

Como já funciona na prática o Data for Good?

Saúde: Um exemplo é o projeto da Microsoft que utiliza a ciência de dados para melhorar o sistema de saúde. Durante anos, dados anônimos de pacientes hospitalizados foram analisados em busca de fatores que pudessem reduzir a taxa de retorno e melhorar tratamentos. Os analistas descobriram que a depressão era uma das principais causas que levavam os pacientes a voltarem ao hospital.  Ou seja, o investimento em programas de tratamento de saúde mental, relativamente baratos, impactariam fortemente nas economias dos hospitais.
Tráfico de seres humanos: A Uptake é uma empresa especialista em soluções de dados para a indústria que decidiu utilizar sua expertise para solucionar problemas históricos da sociedade. Andrew Means, diretor executivo da organização, é um dos líderes do Movimento Data foi Good nos EUA e parceiro do Social Good Brasil no Movimento Data for Good Brasil. A Uptake está utilizando as melhores ferramentas de dados existentes para encontrar padrões e intervir no tráfico de seres humanos em todo o mundo. O Festival Social Good Brasil 2017 teve o Andrew Means como palestrante. Assista:

Acessibilidade: O uso de dados também fez com que a cidade de Estocolmo, na Suécia, se tornasse mais acessível para cidadãos cegos. A empresa Astando desenvolveu uma ferramenta chamada e-Adept, que interpreta dados com geolocalização para orientar por áudio a mobilidade de cidadão cegos.
Combate à corrupção:  No Brasil, a Operação Serenata de Amor examina contas públicas de deputados brasileiros em busca de irregularidades. Foi dessa forma que a Data Science Brigade encontrou uma maneira eficiente de combater a corrupção: quando a Operação Serenata de Amor encontra dados suspeitos, ela publica a informação no Twitter e aguarda a manifestação do deputado correspondente. A Data Science Brigade esteve no Festival Social Good Brasil 2017 explicando seu projeto. Confira:

Controle de epidemias: A GSM Association, com o apoio de 20 operadoras de telefonia móvel, lançou um programa em que usa as capacidades do Big Data das operadoras para enfrentar epidemias, crises ambientais e catástrofes naturais. Ao monitorar o fluxo de pessoas de áreas afetadas por epidemias, as organizações de saúde pública podem retardar a propagação de doenças e otimizar os esforços de ajuda.
Previsão de futuros crimes: O professor da Universidade da Pensilvânia, Richard Berk, especialista em estatística criminal, afirma que sua análise de dados consegue prever com 75% de precisão se um preso recém solto ou sob condicional se envolverá em assassinatos (que cometa ou sofra), baseado nos seus dados demográficos, histórico de delitos, etc.
Avisos antecipados de crises econômicas e sociais: O Global Pulse, chamado anteriormente de Sistema de Alerta de Vulnerabilidade de Impacto Global, é uma ferramenta que gera avisos antecipados de crises econômicas e sociais através de Big Data. Os dados, atualizados em tempo real, monitoram desde fluxos de imigração à chances de enchente.
Quer saber mais ou fazer parte do Movimento Data for Good no Brasil? Assine nossa newsletter e acompanhe o Social Good Brasil!


Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

Save the Date: Festival Social Good Brasil 2023
Aprenda a usar dados para criar negócios de impacto social
Data for good: como o uso de dados pode impactar socialmente
O que você precisa entender sobre dados para se tornar uma organização data driven

1 comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

| | | | | | |
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support