O celular pode te ouvir?

Você já teve a impressão de que o celular está te ouvindo? Quem nunca comentou com um amigo sobre um produto que estava pensando em comprar e logo em seguida viu um anúncio enquanto rolava o feed do Instagram? Fez uma pesquisa sobre cachorros e foi bombardeado com anúncios de produtos para pets? Ou viu vídeos de um destino turístico para depois receber uma propaganda da agência de viagens? Os exemplos são inúmeros: afinal, a todo momento, mesmo sem nos darmos conta, estamos constantemente produzindo e consumindo dados. 

A fluência em dados, ou seja, saber ler, trabalhar, analisar e argumentar com dados, é uma habilidade essencial para o futuro do trabalho, mas também para o mundo digital e os desafios do presente. Mas o que são dados? E como eles afetam o nosso dia a dia? 

A capacidade de entender o que são dados fornece a primeira habilidade dentre as oito competências para você se tornar fluente nesse idioma: ler dados. Dados soltos, sem qualquer análise, não vão nos dar nenhuma informação relevante. Por isso, a habilidade de ler dados é tão importante, pois permite que você identifique onde você usa dados no seu dia-a-dia, além de saber acessá-los, interpretá-los e qualificá-los de forma correta.

O tema foi pauta do primeiro episódio da série Habilidados, do Social Good Brasil, criada para ajudar as pessoas a darem seus primeiros mergulhos no oceano de dados. De forma leve e divertida, a série traduz esse universo para quem ainda não tem muito conhecimento sobre o assunto. 

Afinal, o celular pode te ouvir? 

Quando o assunto são dados, muita gente ainda imagina uma tabela ou planilha cheia de informações de difícil leitura. Mas, na Era dos Dados, a principal fonte são as próprias pessoas e tudo que elas fazem, especialmente no ambiente digital: as conversas, as buscas, os interesses, os cliques, as fotos e vídeos e mais. 

Sem se dar conta, as pessoas geram dados o tempo todo, e quando demonstram ter gostado de algum produto ou serviço, os anúncios passarão a aparecer: por isso, a sensação de que o celular está te ouvindo. Quando navegamos pela web, deixamos um rastro que gera dados e fornece informações a respeito de tudo aquilo que temos interesse.

Assista ao primeiro episódio da série Habilidados, saiba se o celular pode te ouvir e aprenda a ler dados:

Para auxiliar as pessoas a identificarem o nível de conhecimento no tema, o SGB também tem uma ferramenta de autoavaliação de fluência em dados inédita no Brasil. Em menos de 10 minutos, ao preencher um formulário de múltipla escolha, você descobrirá se é um iniciante, aprendiz, praticante ou mentor no assunto. Ao finalizar, receberá por email uma avaliação personalizada, bem como recomendações para evoluir na jornada de aprendizagem. Faça o teste clicando aqui

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

Como o Big Data Analytics tem auxiliado empresas a analisar seus dados?
O que são as competências digitais e qual a importância nas empresas?
Eleições no Brasil: qual história os dados ajudam a contar?
Segurança de dados no dia a dia: saiba como se proteger

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support