Você sabia que o PIX completou um ano nesta semana? Bora fazer um olhar para os dados desse sistema de pagamento?!
O sistema do PIX entrou em vigor há um ano e nesse tempo, o Banco Central estima que mais de 45 milhões de pessoas que não realizavam transações eletrônicas agora fazem PIX com frequência e que o sistema já conseguiu reduzir em quase R$ 5 bilhões os custos bancários para as empresas.
O PIX já respondia por 72% das operações, considerando TED, DOC, TEC, boleto e cheque. Segundo o BC, a quantidade de operações via PIX já ultrapassa outros meios como cartão pré-pago, transferência intrabancária e débito direto.
No primeiro aniversário do Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), o sistema ganha nova funcionalidade. Entrou em vigor, no dia 16, o Mecanismo Especial de Devolução, que agilizará o ressarcimento ao usuário vítima de fraude ou de falha operacional das instituições financeiras.
Você já está por dentro dessas novas medidas de segurança?
Entre as novas medidas, estão o bloqueio preventivo dos recursos em caso de suspeita de fraude, notificações obrigatórias de transações rejeitadas e devolução de valores pela instituição recebedora, em casos de fundada suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes.
Garantir ética, proteção e privacidade, são competências essenciais para que as pessoas possam viver a chamada Era dos Dados de segurança e privacidade de dados. O assunto também foi pauta no sexto episódio da série Habilidados. Confira!
Fonte: Agência Brasil