SGB 10 anos – Qualidade e dignidade na saúde com Thais Ferreira

Mais para as mães. É por isso que a Thais vem trabalhando desde 2013, quando criou a iniciativa Mães & Mais, voltada para a educação em saúde de mulheres mães e crianças. Uma mulher preta, periférica e mãe de 3 crianças, que em 2018 fez a transição de ativista social para a política institucional e hoje é vereadora da cidade do Rio de Janeiro.

Transformar o luto em propósito

Antes disso, em 2017, tivemos o privilégio de tê-la com a gente no SGB Lab. Com o Mães & Mais, Thais queria resolver o problema da falta de acesso à saúde digna e com qualidade. Ela destaca que aprendeu a fazer conexões e criar soluções coletivas centradas nas necessidades das pessoas e suas comunidades no SGB Lab.  

Para isso, encontrou inspiração em outras mulheres e na sua própria experiência de vida, fazendo com que a dor de uma perda servisse de combustível para gerar impacto para outras mães. “Foi a minha relação com as mulheres mães da minha família que sempre fizeram política no cotidiano que me inspirou desde o início, depois vivi a experiência de perder um filho por conta da violência obstétrica e tive de transformar o luto em algo que pudesse me manter viva”, conta.

O trabalho continua

Ainda que Mães & Mais não exista mais enquanto iniciativa, Thais segue com a sua motivação de lutar por garantia de dignidade para todas as pessoas desde o começo da vida. Na pandemia, criou o projeto Segura a Curva das Mães, que ajudou a garantir o bem-estar e a saúde de mulheres e crianças de todo o Brasil com apoio financeiro e social e equipes multidisciplinares especializadas em saúde da mulher e da criança.
Para os próximos 10 anos, seu maior sonho é ver mais pessoas pretas, pobres e periféricas concretizando longevidade em sua expectativa de vida e com cidadania. O nosso também. E sabemos que ter pessoas como Thais trabalhando por isso, nos deixa cada vez mais perto de realizá-lo.

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

SGB 10 anos - Reduzindo desigualdades no acesso à educação e assistência social com Tiago Giusti
SGB 10 anos - Qualidade e dignidade na saúde com Thais Ferreira
SGB 10 anos - Reduzindo desigualdades raciais no empreendedorismo com Tamila dos Santos
SGB 10 anos - Reduzindo o etarismo no mercado de trabalho com Mórris Litvak

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support