SGB 10 anos – Reduzindo desigualdades no acesso à educação e assistência social com Tiago Giusti

Humano. Essa foi a palavra que o Tiago usou para resumir a experiência com o Social Good Brasil e é a que também usamos para ele. É fundador da Portabilis, uma govtech de impacto social que usa dados para apoiar governos municipais a elevar a qualidade da educação pública e fortalecer a rede de proteção social. Mas é muito mais do que isso.

Sua última década foi de busca. Por si mesmo, por sua essência. E nessa jornada aprendeu que conhecimento vai muito além de acumular informação: “é muito mais sobre desaprender, desconectar, desfazer e recomeçar. Às vezes, recomeçar todos os dias. E talvez esta não seja a década mais feliz da minha vida, mas sem dúvida se parece a mais original, mais autêntica”, compartilha. 

Dados são humanos

Desde 2018 nossa trajetória se cruza com a do Tiago. Ele foi participante do nosso Laboratório de Dados, participante e palestrante do Festival SGB: “Dados são pessoas, são sentimentos, opiniões e anseios. Dados são humanos. E este é meu melhor aprendizado junto com o SGB

Se nós contribuímos com o crescimento dele, ele com certeza também contribuiu com o nosso. Acumula mais de 15 anos de experiência (que ele faz questão de chamar de “aprendizado”) com tecnologia, gestão e inovação para o setor público, com um negócio que tem 130 cidades do Brasil como clientes.

Mais eficiência para reduzir as desigualdades

Milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza, em condições de vulnerabilidade e risco social que afetam de maneira desigual como famílias acessam direitos, serviços públicos e proteção social, e principalmente como seus filhos e filhas progridem na escola.

De olho nisso, a iniciativa nasceu para resolver um problema que impacta todos nós: o fato de que os governos municipais são pouco eficientes em prestar serviços aos seus cidadãos. Geram muitos dados, mas ainda tem dificuldade em direcionar isso para políticas públicas. E quando isso é sobre a educação, o impacto é sentido por milhares de crianças e jovens.

Por isso a Portabils cria produtos para a educação pública, com um olhar de longo prazo, focado nas crianças e adolescentes, e para a assistência social, com olhar de curto prazo, focado na proteção social às famílias mais vulneráveis: “Acreditamos que este olhar sistêmico, para que o acontece dentro dos muros da escola mas também para além dele, pode ajudar a transformar o país.” conta Tiago.

Seu olhar sistêmico, no entanto, vai além do seu trabalho. Humano que só, ele reconhece uma força ancestral que nos conecta e deixa uma pergunta: “como podemos nos unir para criar um mundo melhor para todos?”

Esperamos que na próxima década a gente chegue cada vez mais perto de responder isso.

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

SGB 10 anos - Reduzindo desigualdades no acesso à educação e assistência social com Tiago Giusti
SGB 10 anos - Qualidade e dignidade na saúde com Thais Ferreira
SGB 10 anos - Reduzindo desigualdades raciais no empreendedorismo com Tamila dos Santos
SGB 10 anos - Reduzindo o etarismo no mercado de trabalho com Mórris Litvak

1 comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support