SGB 10 anos – Reduzindo desigualdades raciais no empreendedorismo com Tamila dos Santos

A Tamila acredita seriamente na importância de construirmos futuros mais inclusivos. Atua e tem experiência em empreendedorismo, inovação e diversidade. E foi justamente por essas experiências que ela sabe que o racismo atravessa o mundo empreendedor de forma silenciosa e transversal, dificultando a vida das empreendedoras e empreendedores negros

Ela sabe que os desafios, na verdade, vêm bem antes: “Eu sempre tive dificuldade de ter acesso à educação. Minha mãe precisou realmente se sacrificar para que eu pudesse alcançar minimamente espaços que deveriam ser garantidos a todos”. 

Logo conseguiu algumas bolsas de estudo e pode participar de formações internacionais. Mas isso não quer dizer que foi sem perrengue: os desafios para equilibrar acesso à educação, manutenção financeira e situações de racismo estrutural firmaram o comprometimento de facilitar o acesso à educação para outras pessoas, especialmente às pessoas negras. Assim, ela criou a Afroimpacto: uma escola online de afroempreendedorismo. 

Colaboração e rede: braços suficientes para ação efetiva

A trajetória da Tamila cruzou com a do Social Good Brasil em 2017, quando participou do programa Fellow SGB e do Festival SGB. Para ela, o que destaca como aprendizado foi a importância da colaboração e da atuação em rede para a transformação social: “Sem atuar em rede se torna muito mais difícil termos acesso à espaços ou termos braços suficientes para grandes ações efetivas”. 

Uma de suas inspirações, aliás, veio das conexões feitas no Fellow: Tarso de Oliveira, CEO da Troca, uma organização que aumenta a diversidade nas empresas através de palestras, treinamentos, censo, projetos, consultorias e recrutamento e seleção inclusivos.

O poder transformador do empreendedorismo

Ainda que existam desigualdades no cenário empreendedor, Tamila acredita em seu poder: “Acredito que o empreendedorismo transforma tanto emocionalmente, quanto financeiramente. Através do meu negócio, eu tive que aprender a confiar mais em mim, no meu potencial, na minha voz, nos meus sonhos, e quero que todas e todos tenham essa oportunidade”, explica.

Tamila explica que as pessoas negras são a maioria do Brasil e também a maioria dos empreendedores, porém, em uma modalidade de faturamento menor ou que nem chega a ter lucro: “Um dos motivos pelos quais isso acontece se deve a forma que começamos a empreender chamada de Empreendedorismo por Necessidade, ou seja, quando não há nenhuma outra alternativa a não ser empreender”.

Ela ainda aponta outros motivos para a desigualdade, como não considerar empreender por falta de referências, falta de conhecimento em gestão, planejamento, sentimento de solidão, falta de financiamento, entre outros. Com a Afroimpacto, Tamila busca mitigar riscos possíveis ao empreender a partir  de uma educação empreendedora fácil, acessível e com representatividade.
A escola de afroempreendedorismo já está em atividade há 3 anos e já impactou diretamente mais de 2 mil pessoas. Imagina o que não poderão fazer nos próximos 10 anos? Por aqui seguimos acompanhando e desejando que na próxima década cheguemos cada vez mais perto da equidade.

Leia também

07 agosto 2024
Já ficou sabendo que o Festival SGB vai ter edições em outras cidades em 2024? 🇧🇷  E a edição FLORIPA...
Ler Mais
22 julho 2024
Estão abertas as pré-inscrições oficiais para o Festival Social Good Brasil 2024! O evento reunirá muitas...
Ler Mais
15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano de...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização, somado...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma as...
Ler Mais

1 comentário

  1. O artigo publicado no blog da Social Good Brasil é uma homenagem aos 10 anos da organização e destaca o trabalho inspirador da empreendedora Tamila dos Santos na redução das desigualdades raciais no empreendedorismo. Através de sua iniciativa “AfroSaúde”, Tamila tem sido uma voz importante na promoção da saúde e bem-estar da população negra e na criação de oportunidades para empreendedores afro-brasileiros. O artigo ressalta a importância do trabalho da Social Good Brasil na criação de soluções inovadoras para problemas sociais e destaca o impacto positivo que a organização tem gerado ao longo de uma década. Parabéns à Social Good Brasil e à Tamila dos Santos pelo trabalho incrível que estão realizando para construir um mundo mais justo e equitativo.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário