SGB 10 anos – Reduzindo desigualdades raciais no empreendedorismo com Tamila dos Santos

A Tamila acredita seriamente na importância de construirmos futuros mais inclusivos. Atua e tem experiência em empreendedorismo, inovação e diversidade. E foi justamente por essas experiências que ela sabe que o racismo atravessa o mundo empreendedor de forma silenciosa e transversal, dificultando a vida das empreendedoras e empreendedores negros

Ela sabe que os desafios, na verdade, vêm bem antes: “Eu sempre tive dificuldade de ter acesso à educação. Minha mãe precisou realmente se sacrificar para que eu pudesse alcançar minimamente espaços que deveriam ser garantidos a todos”. 

Logo conseguiu algumas bolsas de estudo e pode participar de formações internacionais. Mas isso não quer dizer que foi sem perrengue: os desafios para equilibrar acesso à educação, manutenção financeira e situações de racismo estrutural firmaram o comprometimento de facilitar o acesso à educação para outras pessoas, especialmente às pessoas negras. Assim, ela criou a Afroimpacto: uma escola online de afroempreendedorismo. 

Colaboração e rede: braços suficientes para ação efetiva

A trajetória da Tamila cruzou com a do Social Good Brasil em 2017, quando participou do programa Fellow SGB e do Festival SGB. Para ela, o que destaca como aprendizado foi a importância da colaboração e da atuação em rede para a transformação social: “Sem atuar em rede se torna muito mais difícil termos acesso à espaços ou termos braços suficientes para grandes ações efetivas”. 

Uma de suas inspirações, aliás, veio das conexões feitas no Fellow: Tarso de Oliveira, CEO da Troca, uma organização que aumenta a diversidade nas empresas através de palestras, treinamentos, censo, projetos, consultorias e recrutamento e seleção inclusivos.

O poder transformador do empreendedorismo

Ainda que existam desigualdades no cenário empreendedor, Tamila acredita em seu poder: “Acredito que o empreendedorismo transforma tanto emocionalmente, quanto financeiramente. Através do meu negócio, eu tive que aprender a confiar mais em mim, no meu potencial, na minha voz, nos meus sonhos, e quero que todas e todos tenham essa oportunidade”, explica.

Tamila explica que as pessoas negras são a maioria do Brasil e também a maioria dos empreendedores, porém, em uma modalidade de faturamento menor ou que nem chega a ter lucro: “Um dos motivos pelos quais isso acontece se deve a forma que começamos a empreender chamada de Empreendedorismo por Necessidade, ou seja, quando não há nenhuma outra alternativa a não ser empreender”.

Ela ainda aponta outros motivos para a desigualdade, como não considerar empreender por falta de referências, falta de conhecimento em gestão, planejamento, sentimento de solidão, falta de financiamento, entre outros. Com a Afroimpacto, Tamila busca mitigar riscos possíveis ao empreender a partir  de uma educação empreendedora fácil, acessível e com representatividade.
A escola de afroempreendedorismo já está em atividade há 3 anos e já impactou diretamente mais de 2 mil pessoas. Imagina o que não poderão fazer nos próximos 10 anos? Por aqui seguimos acompanhando e desejando que na próxima década cheguemos cada vez mais perto da equidade.

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

SGB 10 anos - Reduzindo desigualdades no acesso à educação e assistência social com Tiago Giusti
SGB 10 anos - Qualidade e dignidade na saúde com Thais Ferreira
SGB 10 anos - Reduzindo desigualdades raciais no empreendedorismo com Tamila dos Santos
SGB 10 anos - Reduzindo o etarismo no mercado de trabalho com Mórris Litvak

1 comentário

  1. O artigo publicado no blog da Social Good Brasil é uma homenagem aos 10 anos da organização e destaca o trabalho inspirador da empreendedora Tamila dos Santos na redução das desigualdades raciais no empreendedorismo. Através de sua iniciativa “AfroSaúde”, Tamila tem sido uma voz importante na promoção da saúde e bem-estar da população negra e na criação de oportunidades para empreendedores afro-brasileiros. O artigo ressalta a importância do trabalho da Social Good Brasil na criação de soluções inovadoras para problemas sociais e destaca o impacto positivo que a organização tem gerado ao longo de uma década. Parabéns à Social Good Brasil e à Tamila dos Santos pelo trabalho incrível que estão realizando para construir um mundo mais justo e equitativo.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support