SGB 10 anos – Reduzindo o etarismo no mercado de trabalho com Mórris Litvak

É possível que você nunca tenha ouvido falar em etarismo. A palavra diz respeito à discriminação contra pessoas com base em esteriótipos relacionados a idade. Sabe aquela frase: “você não tem mais idade pra isso”? É uma manifestação desse tipo de preconceito, que Mórris decidiu combater depois de ver o exemplo da sua avó e ao fazer trabalho voluntário junto à população idosa.

Ao conviver com pessoas mais velhas e ver um grande potencial não reconhecido, Mórris se interessou em estudar mais sobre envelhecimento e longevidade. O que nasceu como uma ideia de conectar pessoas de idades diversas, acabou virando um negócio social para criar oportunidades de trabalho para a população 50+ e reduzir a falta de diversidade etária nas organizações.

De Conectando Gerações à Maturi

O primeiro contato do Mórris com o Social Good Brasil foi no SGB Lab de 2014. Com o projeto dele, Conectando Gerações, aprendeu a usar o conceito de Lean Startup para validar e começar o seu negócio de impacto social. Além disso, destaca que a força da rede e da conexão com outros labores foi fundamental. Em 2015, essa plataforma se transformou na MaturiJobs, uma plataforma de vagas 50+. 

Foi com a MaturiJobs que em 2016 Mórris entrou no SGB Camp. Nessa nova experiência, ele destaca o desenvolvimento de uma visão mais holística sobre o negócio: “aprendi a importância de olhar para o impacto de maneira sistêmica, colocar isso no dia-a-dia (como drive) do negócio e saber medi-lo, além de saber se apresentar e conversar com investidores“, conta. 

Foi em 2020 que o seu negócio consolidou o modelo em que segue até hoje. Hoje a Maturi atua em duas frentes: somou-se à MaturiJobs a MaturiAcademy, que além de conteúdo sobre empregabilidade trata também sobre empreendedorismo para pessoas 50+, com cursos, eventos e oportunidades de networking. A Maturi também faz treinamentos e consultorias. 

Colocando o social no empreendedorismo

Empreendedorismo e tecnologia não eram coisas novas para o Mórris. Formado e pós-graduado em Engenharia de Software, resolveu buscar um novo caminho depois de vender uma empresa que tinha com seu pai: “algumas mudanças me mostraram que o mundo corporativo tradicional não era pra mim com toda a competição, pressão e, muitas vezes, falta de ética, com olhar só para o lucro.”

Para a próxima década, Mórris espera que cada vez mais o etarismo seja cada vez mais reconhecido como um problema social relevante. Pois é assim que a sociedade vai se mobilizar para combatê-lo.

Leia também

07 agosto 2024
Já ficou sabendo que o Festival SGB vai ter edições em outras cidades em 2024? 🇧🇷  E a edição FLORIPA...
Ler Mais
22 julho 2024
Estão abertas as pré-inscrições oficiais para o Festival Social Good Brasil 2024! O evento reunirá muitas...
Ler Mais
15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano de...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização, somado...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma as...
Ler Mais

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário