Case:

SGB usa inteligência de dados para apoiar Santa Catarina no combate ao coronavírus

Este foi o primeiro projeto em que atuamos com inteligência de dados no contexto da pandemia. Decidimos levar a nossa Metodologia Data for Good, já amplamente testada e validada, para cumprir seu propósito em resolver problemas sociais complexos, tal qual o da pandemia de COVID-19.

 

Aqui, contamos o nosso “case”: a criação de 7 produtos de dados para auxiliar o Governo do Estado de SC, as 295 Prefeituras Municipais de SC, o MPSC , o TJSC e a sociedade civil no enfrentamento do COVID-19.

O projeto

O projeto consistiu em 90 dias de trabalho voluntário, colaborativo e inovador, em que levamos nossa expertise com a criação de soluções em dados para apoiar o combate da pandemia junto ao Governo do Estado de Santa Catarina, as 295 Prefeituras Municipais de SC, ao MPSC , ao TJSC e a sociedade civil.

Com a criação da parceria, passamos a integrar o Núcleo Intersetorial de Combate ao COVID-19 do Estado de Santa Catarina.

Estão juntos no núcleo:

  • O time SGB
  • Membros de secretarias e órgãos do Governo do Estado de Santa Catarina
  • Tribunal de Justiça de Santa Catarina
  • Ministério Público de Santa Catarina
  • Associação Catarinense de Medicina
  • Data Science Brigade
  • Aquarela Data Analytics
  • CIASC
  • Laboratório ENGIN/UFSC

A proposta

Nossa proposta foi desenhar e construir produtos de dados para a gestão das informações referentes à pandemia do COVID-19 de forma voluntária, aplicando o propósito da nossa metodologia em resolver problemas sociais complexos.

 

Com isso, o SGB se propôs a:

  • utilizar das melhores práticas de inteligência de dados para monitorar, acompanhar e analisar todos os casos confirmados e suspeitos de COVID-19;
  • realizar análises decorrentes da estruturação desse processo, pois são cruciais para aumentar a assertividade na tomada e decisão dos governos nas frentes de atuação para o controle e combate da pandemia.

Quer saber como foi o nosso trabalho voluntário no combate ao COVID-19 com Santa Catarina?

Criamos um relatório completo com todas as explicações e detalhes, as descrições dos produtos de dados e os resultados que atingimos.

Acesse aqui

Os objetivos

Controle da pandemia e achatamento da curva de casos

Apoiar a estratégia das portas de saída (retorno seguro)

Estruturação do atendimento emergencial da rede de saúde

O SGB propõe a governança adequada para um processo decisório eficiente e com base em dados, além de apoiar o desenvolvimento de produtos de dados anonimizados.

Princípios da Parceria

Para realizar esta parceria, foram estabelecidos alguns princípios a fim de garantir a qualidade da entrega e transparência. São eles:

  • A formação de um time de organizações e pessoas voluntárias;
  • A intersetorialidade desse time;
  • Que a equipe do SGB e seus voluntários só trabalhariam com dados anonimizados;
  • Que as aplicações relacionadas à transparência de dados seguiriam os critérios da Open Knowledge Foundation;
  • Que fosse realizada a abertura de dados anonimizados ao público;
  • Que o SGB pudesse divulgar suas análises e estudos;
  • Que fosse criada uma frente de inteligência de dados para apoiar os municípios;
  • Que houvesse uma governança clara e bem definida das informações referentes a pandemia de COVID-19;
  • Que houvesse uma estratégia clara e bem definida.

Transparência

A transparência é imprescindível em qualquer processo, principalmente no que tange questões tão sensíveis quanto informações a respeito da pandemia e da saúde pública. 

Seguimos as premissas e as orientações da Fundação Open Knowledge Brasil, autoridade no tema Dados Abertos e Transparência. Inclusive, em abril de 2020, a OKB criou o Ranking da Transparência dos Estados durante a crise do COVID-19, a fim de reconhecer os estados com as melhores práticas em transparência no contexto da pandemia. 

Dentro dos princípios do SGB para trabalhar junto ao governo num projeto de inteligência de dados para combate ao COVID-19 estão a ética e a transparência com as informações.

Resultados

Criação de um núcleo estratégico e estruturado para a tomada de decisão sobre o enfrentamento da pandemia

A criação e funcionamento do Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados COVID-19, que foi sugerido após o diagnóstico inicial realizado pelo SGB, para garantir que tanto a estratégia como os produtos para o Governo do Estado de Santa Catarina estivessem estruturados para a tomada de decisão sobre o enfrentamento da pandemia.

Apoio no combate da pandemia, auxiliando o governo do estado e os municípios

Permitir que a gestão publica estadual, neste caso o Governo do Estado de Santa Catarina, possua dados e evidências para embasar as tomadas de decisões de apoio aos municípios no enfrentamento da pandemia, assim como que os municípios acessem os dados adequados para sua tomada de decisão, por meio de uma Sala de Situação Digital. 

Apoio no combate da pandemia, auxiliando o governo do estado e os municípios

Permitir que a gestão publica estadual, neste caso o Governo do Estado de Santa Catarina, possua dados e evidências para embasar as tomadas de decisões de apoio aos municípios no enfrentamento da pandemia, assim como que os municípios acessem os dados adequados para sua tomada de decisão, por meio de uma Sala de Situação Digital. 

Auxílio a 295 municípios de Santa Catarina

Com este trabalho, ajudamos os 295 municípios de Santa Catarina a disporem de dados e evidências para embasar as tomadas de decisões no enfrentamento da pandemia, bem como para melhor informar e oferecer apoio os cidadãos catarinenses.

Dar transparência à sociedade + Aumento da transparência do Estado de Santa Catarina no ranking da Open Knowledge Brasil

As melhorias na transparência que resultaram deste avanço foram a disponibilização pública de (i) um painel de visualização com dados sobre os casos em Santa Catarina; e (ii) boletins informativos com atualizações semanais; e (iii) a disponibilização de microdados em formato aberto e série histórica.

Com as ações da Frente de Transparência (produto 3) criada neste trabalho, o Estado de Santa Catarina obteve bons resultados no Ranking de Transparência dos Estados da Open Knowledge Brasil ao longo dos últimos meses.

Acompanhe a evolução no “nível de transparência” e na “posição no ranking” através do tempo:

03/04 | Status: Opaco | 15º posição 10pontos
16/04 | Status: Médio | 8º posição 52pontos
21/05 | Status: Alto | 5º posição 52pontos
28/05 | Status: Alto | 3º posição 88pontos

Dados sobre COVID-19 abertos à sociedade

Conheça os produtos de dados criados neste trabalho

Os 7 produtos de dados que foram desenvolvidos para a tomada de decisão acerca do combate à pandemia de coronavírus, no contexto da parceria com a gestão pública estadual catarinense.

Composto por uma base de dados anonimizados sobre os casos confirmados, suspeitos, negativados, recuperados e em que houve óbitos por conta do COVID-19. 

 

Este produto foi desenvolvido voluntariamente pelos times do SGB, CIASC, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Administração. 

03/04 | Status: Opaco | 15º posição 10pontos
16/04 | Status: Médio | 8º posição 52pontos
21/05 | Status: Alto | 5º posição 52pontos
28/05 | Status: Alto | 3º posição 88pontos

O Modelo Epidemiológico* permite imputar seis (6) covariáveis** com valores de 0 a 1, que foram minimamente personalizadas: 

  1. Cancelamento de Eventos
  2. Fechamento Escolas e Universidades
  3. Auto Isolamento de Casos Confirmados
  4. Distanciamento Social
  5. Lockdown 
  6. e uma última variável que indica se alguma das medidas anteriores está em vigor.

Ao final, estima o número de infecções diárias, a taxa de contágio (Rt) desde o início da epidemia no Estado de Santa Catarina e permite fazer projeções do número de óbitos diários para as próximas semanas. 

*O modelo epidemiológico criado para o Estado de Santa Catarina utilizou como referência o modelo da Imperial College London, escolhido pelos especialistas que compõem a ação, por já ser validado internacionalmente e pela possibilidade ser adaptado à realidade de Santa Catarina de início e depois para as macrorregiões de saúde do estado. 

**Essas variáveis estão em processo de redefinição para refletir melhor a realidade do estado de Santa Catarina.

 

Este produto foi desenvolvido voluntariamente pelos cientistas de dados da Data Science Brigade e voluntários especialistas do Social Good Brasil, em conjunto com CIASC e o Governo de do Estado de Santa Catarina.

A Frente de Transparência se refere a uma série de ações que promoveram abertura e transparência de informações dos casos de COVID-19 para a população. 

Seguindo as recomendações e a metodologia da Open Knowledge Brasil, foram criados boletins externos, dashboards (painéis) de acesso público e a possibilidade de consulta pública no banco de casos com dados anonimizados. 

As melhorias na transparência que resultaram deste avanço foram a disponibilização pública de:

  • um painel de visualização com dados sobre os casos em Santa Catarina;
  • boletins informativos com atualizações semanais;
  • (e a disponibilização de microdados em formato aberto e série histórica.

Os produtos estão disponíveis ao público no site específico sobre a COVID-19 (http://www.coronavirus.sc.gov.br/) e no portal de transparência do Governo do Estado de Santa Catarina (http://transparenciacovid19.sc.gov.br/). 

Ranking de Transparência | Open Knowledge Brasil 

Com as ações deste produto, em apenas duas semanas de trabalho, o Estado de Santa Catarina saiu do nível de transparência “opaco” (15ª posição do ranking) para o nível “médio” (8ª posição do ranking). Na atualização do dia 21 de maio de 2020, Santa Catarina passou a ficar na 5ª posição do ranking, recebendo o nível “alto” de transparência; e, no dia 28 de maio, alcançou o 3º lugar, a maior posição no ranking até então (e permaneceu até o ranking de 12 de junho). 

03/04 | Status: Opaco | 15º posição 10pontos
16/04 | Status: Médio | 8º posição 52pontos
21/05 | Status: Alto | 5º posição 52pontos
28/05 | Status: Alto | 3º posição 88pontos

O Mapa de Situação apresenta:

  • dados espacializados sobre a evolução do COVID-19 no Estado de Santa Catarina, provenientes do Banco de Dados Anonimizados de Casos Confirmados COVID-19;
  • e a disponibilidade da estrutura de saúde necessária para seu enfrentamento, com o objetivo de apoiar a tomada de decisão relacionada ao enfrentamento da pandemia. 

 

Em conjunto com o Mapa de Situação, foi criado o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS),  que a partir da agregação de dados especializados, permite identificar as áreas do estado que merecem mais atenção no contexto da pandemia, isto é, compreender onde a disseminação do vírus é mais provável, ou onde a probabilidade de complicações para a população é maior. Tem como objetivo apoiar nas estratégias regionais de contenção e mitigação.

 

Versões do mapa:

  • para gestores de governo do estado; 
  • para compor a Sala de Situação Digital da frente de inteligência de dados para apoio aos municípios no enfrentamento da pandemia do COVID-19. 
  • há previsão de uma versão para disponibilização ao público, compondo os produtos da Frente de Transparência.

O Mapeamento da Capacidade dos Leitos e Equipamentos foi desenvolvido como um software que possibilita dimensionar a situação atual sobre os recursos hospitalares disponíveis no Estado de Santa Catarina, nas redes pública, filantrópica e privada. 

 

Para isso, criou-se este sistema, que unifica as informações de todos os leitos hospitalares disponíveis no Estado de Santa Catarina, bem como de quem está ocupando o leito e quais os recursos disponíveis em cada um deles em tempo real. O sistema também apresenta as altas de pacientes e transferência de leitos de UTI para leitos clínicos e vice-versa, bem como sinaliza quando o desfecho é o óbito.

 

Atualmente, o software está sendo alimentado por quase 100% dos hospitais. Os dados oriundos do software integram o sistema Boavista do CIASC.

 

O software foi desenvolvido para Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o apoio da Medsuite Tecnologia em Saúde LTDA, com cessão de uso gratuita e permanente para a SES.

A missão da Matriz GUTAI* é promover uma governança transparente e responsável quanto ao avanço da pandemia por meio da inteligência de dados e da gestão de informações e conhecimentos essenciais à vigilância em saúde. 

 

*A Matriz GUTAI foi desenvolvida voluntariamente e gratuitamente pelo Laboratório ENGIN do EGC/UFSC com o apoio da empresa Aquarela Advanced Analytics.

 

A Matriz GUTAI COVID-19 permite a priorização de multicritérios, olhando pela perspectiva da gravidade da situação por:

  • saturação da ocupação de leitos de tratamento intensivo;
  • urgência de ação sobre a quantidade de leitos clínicos;
  • tendência de piora da situação pelo crescimento do número de novos casos confirmados;
  • abrangência territorial da contaminação;
  • e do impacto do crescimento do número de óbitos por casos confirmados. 

 

Após apresentado o resultado da análise destes cinco critérios, a Matriz propõe a priorização e faz recomendações para a tomada de decisão em diferentes níveis

 

O Índice GUTAI pondera o resultado dos cinco critérios e, ao final, propõem recomendações quanto às orientações de conduta e suspensão de atividades nos territórios analisados.

 

O Laboratório de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN) do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu a MATRIZ GUTAI com o apoio dos atores do Governo do Estado de Santa Catarina, os parceiros externos Social Good Brasil, a Associação Catarinense de Medicina (ACM), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e as empresas Aquarela Advanced Analytics e Data Science Brigade.

A Sala de Situação Digital é o conjunto de ferramentas de inteligência de dados e análises consolidados e adaptados para os 295 municípios de Santa Catarina; essas ferramentas, bem como uma capacitação para uso produtivo delas, foram disponibilizadas a cada município por meio desta Sala de Situação Digital (SSD) — veja mais detalhes sobre a criação da SSD nesta página

A Sala de Situação Digital COVID-19 foi criada para apoiar os municípios no enfrentamento da pandemia de COVID-19 e é um produto que compreende versões ajustadas dos produtos de dados criados na parceria de contexto estadual para os municípios. 

A Sala de Situação Digital foi desenvolvida com uma série de parceiros intersetoriais e foi disponibilizada em ambiente virtual do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para que os municípios possam acessá-la.

03/04 | Status: Opaco | 15º posição 10pontos
16/04 | Status: Médio | 8º posição 52pontos
21/05 | Status: Alto | 5º posição 52pontos
28/05 | Status: Alto | 3º posição 88pontos

*A essa frente de municípios se juntou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS).

**Estão em desenvolvimento e/ou adaptação produtos de dados projetados para consumo e/ou visualização de dados para tomada de decisão. 

 

Os produtos dessa frente foram desenvolvidos pelos times do SGB, CIASC, Ministério Público de Santa Catarina, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Laboratório ENGIN do EGC/UFSC, Data Science Brigade, Aquarela Advanced Analytics, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Administração. Com o apoio do COSEMS.