Primeiro laboratório de ciência de dados para iniciativas sociais acontece neste semestre em Florianópolis

Um inédito laboratório brasileiro de ciência de dados e tecnologias exponenciais para iniciativas sociais, criado pelo Social Good Brasil (SGB), terá sua imersão inicial nos dias 29, 30 e 31 de agosto em Florianópolis. A primeira turma do Laboratório SGB receberá institutos, fundações e empresas com investimento social privado que querem desenvolver cultura analítica para acompanhar e expandir os resultados de suas ações sociais.
O Laboratório SGB ajudará as organizações a desenvolverem uma cultura analítica e as capacitará para que tomem decisões embasadas em dados. O programa é inspirado no Movimento Data for Good, uma comunidade global de empresas e pessoas que utilizam o data science para inovar e aumentar a eficiência e a efetividade do trabalho social. No Brasil, o SGB é líder do movimento.
O laboratório de dados e tecnologias exponenciais para inovação social em Florianópolis tem parceiros multinacionais como IBM e SAP, a empresa catarinense de big data Neoway,  a Resultados Digitais e a Data Science Brigade. “Cada vez mais Florianópolis se destaca como a capital da inovação social”, diz Fernanda Bornhausen Sá, presidente voluntária do Social Good Brasil.
As organizações participantes passarão por uma imersão presencial em Florianópolis nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2018. Durante quatro meses após a imersão, seus profissionais receberão mentoria do Social Good Brasil, Data Science Brigade e Andrew Means, líder do Movimento Data for Good nos EUA e fundador do Data Analysts for Social Good. O Laboratório SGB será finalizado com uma última imersão em dezembro.
Transição inovadora
O Laboratório SGB é uma renovação do SGB Lab. Em seu modelo anterior, o Social Good Brasil apoiava empreendedores com iniciativas sociais em estágio inicial a montarem seus modelos de negócio e impacto, além de inspirarem para impulsionar a inovação. O SGB Lab teve seis turmas de empreendedores, entre elas, participaram iniciativas como o Sumá, MaturiJobs, WeGov, Praças, entre outras.
Agora, o Social Good Brasil, acompanhando tendências internacionais de inovação social, muda seu foco das tecnologias em geral para as tecnologias exponenciais. O Laboratório SGB marca essa transição e terá duas turmas. A primeira é para institutos, fundações e empresas com investimento social privado. Uma segunda rodada será para organizações e negócios de impacto em estágio de vendas e crescimento que querem criar uma nova mentalidade e aprender como usar os dados para analisar suas performances e aumentar seu impacto. Para saber mais, clique aqui.
Mentoria qualificada
Andrew Means foi uma das primeiras pessoas do mundo a aplicar os mesmos algoritmos que eram utilizados por grandes empresas para resolver problemas da sociedade. Ele utilizou sua expertise em dados para identificar padrões e orientar governos em como combater o tráfico de pessoas no mundo. O mentor do Laboratório SGB é referência mundial e destaque em capacitar empresas e instituições a aumentarem a eficiência do impacto social com o estudo de dados.
Dierê Fernandez é cientista de dados e faz parte da equipe do Social Good Brasil. Empreendedora plural, ela atua como profissional especializada em gestão e data science desde os anos 2000. Dierê Fernandez é fundadora da FlowingUp Gestão Empresarial Cocriativa e atua como professora na Perestroika. Ela potencializa insights criativos e de inovação a partir da análise e lapidação de dados.
Leandro Devegili, cofundador do Data Science Brigade, desenvolveu um robô que analisa as contas de deputados brasileiros buscando sinais de desvios de verbas públicas. A tecnologia foi nomeada de “Operação Serenata de Amor”. Hoje, o Data Science Brigade trabalha em utilizar o big data para resolver problemas relevantes para a sociedade em diversas áreas. É uma das organizações que fazem parte do Movimento Data for Good no Brasil.

Se interessou e quer saber mais sobre o Laboratório SGB? Clique aqui e confira!

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

Save the Date: Festival Social Good Brasil 2023
Como desenvolver a mentalidade analítica em pessoas e organizações
Toda organização pode ser orientada por dados?
Caso SGB: como nos tornamos orientados por dados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support