O que são competências digitais e como desenvolvê-las

Não é novidade que a tecnologia transformou nossas vidas. Mas a pandemia do Covid-19 acelerou muitas dessas mudanças. E, quando o assunto é emprego, a situação não é diferente. Por isso, fala-se cada vez mais em competências digitais: novas habilidades que são exigidas dos profissionais que querem estar atualizados em relação às demandas do mercado. 

De acordo com uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet do Brasil, o país chegou a 152 milhões de usuários de internet em 2020. O aumento em relação ao ano anterior foi de 7%, o maior desde que a instituição começou a calcular esse dado, há 16 anos. Para os pesquisadores, a pandemia foi o principal fator para esse crescimento. 

É inegável que o home office e o distanciamento social impactaram a forma como trabalhamos, consumimos e nos comunicamos. Tudo isso criou uma cultura digital, que exige novos conhecimentos, que vão muito além da técnica. Entenda a seguir o que isso significa e veja como desenvolver essas habilidades!

O que são competências digitais?

Competências digitais são habilidades fundamentais para conviver em um mundo cada vez mais influenciado pela tecnologia. Trata-se da capacidade de interagir com dispositivos tecnológicos, tanto do ponto de vista técnico, quanto comportamental. 

Afinal, não é apenas sobre ter aptidão com softwares específicos. Esse tipo de conhecimento pode ser útil, mas as competências mais importantes vão além dos programas de computador. Estamos falando da capacidade de usar a tecnologia para resolver problemas, otimizar o cotidiano e criar novas soluções. 

Por que as competências digitais são importantes?

Com a crescente influência da tecnologia no nosso cotidiano, usar o Pacote Office ou falar inglês deixaram de ser os conhecimentos prioritários no mercado.

Cada vez mais funções estão sendo automatizadas e a previsão do Fórum Econômico Mundial é que 85 milhões de postos de trabalho no mundo sejam substituídos por máquinas até 2025. Mas isso não significa que todos os empregos serão assumidos por robôs. Pelo contrário, serão valorizadas as funções que conseguem ir além do que as automações são capazes. 

Por isso, ser analítico, guiado por dados, criativo, adaptável e comunicativo são características muito mais procuradas pelas empresas hoje em dia. Essas habilidades são fundamentais para quem quer se destacar em um mercado com mudanças constantes e utilizar a tecnologia a seu favor. 

Já para as organizações, ter profissionais com essas novas competências ajuda a construir times mais produtivos e eficientes. 

Como desenvolver competências digitais?

Otimize seu tempo

A quantidade de tarefas e informações com as quais lidamos em um dia de trabalho ou estudo é gigante. A cultura digital nos bombardeia com demandas e dados que nem sempre podemos processar de forma adequada. Por isso, precisamos otimizar nosso tempo.

Desenvolva processos e rotinas que encurtam o caminho para tarefas do cotidiano. No trabalho, acompanhe as principais inovações do mercado e veja o que pode ser automatizado. Muitas vezes, empresas ficam receosas de investir em softwares, mas a economia de tempo que essas ferramentas oferecem pode trazer um grande retorno financeiro. 

Por isso, faça as contas e procure convencer a equipe. Quanto menos tempo em tarefas repetitivas e mais tempo gasto de forma estratégica, melhor deve ser o seu desempenho e de todo o negócio. 

Treine sua capacidade analítica

Uma das competências digitais mais importantes para os próximos anos é a fluência em dados. Com o grande volume de conhecimento produzido na internet, as empresas trabalham com volumes enormes de informação, que precisam ser filtrados, organizados e interpretados. Por isso, cada vez mais organizações buscam profissionais que tenham essa habilidade. 

As competências analíticas ajudam a desenvolver o senso crítico e a capacidade de tomar decisões acertadas rapidamente. Num mercado cada vez mais competitivo, essas habilidade são fundamentais para quem quer destacar.  

Para exercitar essa habilidade, você pode estudar sobre dados em livros, podcasts, vídeos e cursos online. Hoje em dia, existe muito conteúdo gratuito disponível, que vai desde a introdução até recursos mais avançados. Inclusive aqui no nosso blog. 

Aliás, a autonomia de aprendizagem é outra capacidade muito importante para a sociedade atual. Com tanto conteúdo disponível, ser capaz de pesquisar a fundo e resolver problemas com uma certa independência também pode colocar você em vantagem. Então ao estudar sobre os dados, você desenvolve duas qualidades em uma só!

Melhore suas habilidades de comunicação 

Mas o pensamento analítico precisa estar aliado com boas capacidades de comunicação. Conseguir argumentar com base em dados, por exemplo, é tão essencial quanto saber interpretá-los.

Além disso, uma postura transparente e aberta está cada vez mais valorizada pelas empresas que buscam uma cultura organizacional saudável. Da mesma forma que dar e receber feedbacks, saber gerir projetos e equipes, entre outras habilidades. 

Para isso, você pode começar exercitando suas capacidades de oratória e de comunicação nas mídias sociais, por exemplo. Ao mesmo tempo, em que pode investir em mentorias e espaços de networking para trocar impressões e dialogar com outros profissionais. Desenvolvendo, assim, suas habilidades interpessoais. 

Acostume-se com a mudança 

Acompanhe as mudanças da tecnologia. Pode parecer batido, mas quando falamos em competências digitais, a capacidade de se adaptar é uma das mais importantes. Afinal, a habilidade de aprender coisas novas é fundamental para um mundo em constante transformação.

Hoje em dia, essas competências inclusive têm nome: reskilling e upskilling. A primeira, que pode ser traduzida de forma literal como “requalificação”, é focada naqueles profissionais que terão que se adaptar para encontrar novas funções. Pois, seus postos serão substituídos com o avanço da tecnologia. Nessas situações, é preciso reforçar as qualidades que você já tem e atualizá-las para outras posições. 

Já a habilidade de upskilling é voltada para quem vai precisar atualizar sua forma de trabalhar. Mas sem, necessariamente, trocar de função. É um caso que abrange praticamente todas as profissões. Ainda que a mudança seja mais acelerada em algumas áreas do que em outras, essa atualização deve ser constante. 

Gostou de saber mais sobre as competências digitais e como desenvolvê-las? Então continue navegando pelo nosso blog e saiba mais sobre inovação e tecnologia. Por aqui, você encontra dicas para acompanhar as transformações no mundo do trabalho e em toda a sociedade. Siga a gente nas redes sociais e não perca nenhuma atualização! 

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

Como o Big Data Analytics tem auxiliado empresas a analisar seus dados?
O que são as competências digitais e qual a importância nas empresas?
Eleições no Brasil: qual história os dados ajudam a contar?
Segurança de dados no dia a dia: saiba como se proteger

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support