Saiba por que é importante ter fluência em dados

Há pouco tempo, para se destacar em uma entrevista de emprego, era preciso ter uma segunda língua como inglês, espanhol ou até mandarim. Mas será que hoje apenas saber algum desses idiomas basta para ter as habilidades essenciais para o futuro do trabalho? Baseado em estudos (e dados!) recentes, o Social Good Brasil acredita que saber o idioma dos dados, ou ter fluência em dados, também está entre as competências mais importantes para quem quer estar preparado para o mercado.

O assunto foi destaque na terceira edição do Relatório Futuro do Trabalho de 2020 do Fórum Econômico Mundial, que mapeia os empregos e as habilidades do futuro. O estudo trouxe 15 habilidades que estarão em alta até 2025, como pensamento crítico e analítico – justamente competências essenciais para trabalhar com dados. Já no Brasil, recentemente uma análise encomendada pelo Valor Econômico às consultorias Cia de Talentos, Hays e Talenses listou os cargos que devem estar em alta no Brasil em 2022. Na lista estão profissões relacionadas ao mundo dos dados, como analista de dados, cientista de dados, data protection officer (DPO) e engenheiro de dados. 

Além de estar em alta no mercado de trabalho, a fluência nesse novo idioma impacta diretamente na forma como tomamos nossas decisões, pessoais ou profissionais, e em como podemos impactar o mundo. E em uma realidade em que a produção e o consumo de dados segue crescendo de forma exponencial, essa fluência se torna ainda mais necessária. 

Outro bom motivo para aprendermos esse idioma é que o conhecimento ajuda a minimizar os efeitos negativos da tecnologia: hoje, por exemplo, cerca de 62% dos brasileiros não sabem reconhecer uma notícia falsa e apenas 42% ocasionalmente questiona o que lê na internet, segundo a Kaspersky.

No 8º e último episódio da série Habilidados, você vê outros bons motivos para ser fluente em dados e também aprende como usar os dados e tecnologias para gerar impacto positivo. Assista:

Para saber qual é o seu nível de conhecimento quando o assunto são dados, o SGB criou uma ferramenta de autoavaliação de fluência em dados inédita no Brasil. Em menos de 10 minutos, ao preencher um formulário de múltipla escolha, você descobrirá se é um iniciante, aprendiz, praticante ou mentor no assunto. Ao finalizar, receberá por email uma avaliação personalizada, bem como recomendações para evoluir na jornada de aprendizagem. Faça o teste clicando aqui

Leia também

27 julho 2022
Na série Habilidados, você vê bons motivos para ser fluente em dados e também aprende como usar os dados...
Ler Mais
01 julho 2022
Hoje em dia, é comum dizer que as crianças já nascem com tablets, celulares e computadores nas mãos....
Ler Mais
29 junho 2022
A transformação digital impôs muitas mudanças aos profissionais e as habilidades exigidas de quem quer...
Ler Mais
24 junho 2022
A transformação digital criou um mundo que demanda decisões cada vez mais rápidas. Cada pequena ação...
Ler Mais
20 junho 2022
Já ouviu falar no termo data driven? Nos últimos tempos, a fluência em dados têm sido uma das maiores...
Ler Mais

Leia também

6 ferramentas para organizar sua vida pessoal e profissional
Tudo o que você precisa saber sobre letramento digital
Pensamento analítico: o que é e como desenvolver
Cultura data driven: o que é e como aplicar nos seus negócios

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support