Mecanismos de geração de receita

O que é:

Um dos maiores desafios de qualquer modelo de negócio, em organizações com ou sem fins lucrativos, é a geração de receita, ou seja, monetizar e capturar o valor gerado para seus diferentes públicos-alvo. Entender as possíveis fontes de receita e os seus mecanismos de funcionamento permite desenhar o modelo de negócio de forma a torna-lo superavitário e perene, o que se configura no objetivo desta ferramenta.

Como funciona:

O primeiro passo é se perguntar: Qual é o valor gerado pelo qual cada um dos meus públicos-alvo realmente está disposto a pagar para acessar? Pelo que eles pagam atualmente? Como pagam? Como prefeririam pagar? O passo seguinte é traduzir estas possibilidades em algumas opções. Abaixo segue uma lista das maneiras mais comuns para se gerar receita:

  • Venda de um produto ou serviço (ex: um livro, um ingresso ou uma massagem)
  • Taxa de uso (ex: minutos em ligações telefônicas ou noites em um hotel)
  • Assinatura (ex: mensalidade de uma academia)
  • Aluguel/Empréstimo (ex: habitação e carros)
  • Licenciamento (ex: marca de clubes de futebol em artigos variados, desde um chip de celular até peças de vestuário)
  • Taxa de corretagem (ex: comissão paga aos corretores de imóveis)
  • Publicidade (ex: banners em websites, adesivos em ônibus, divulgação em materiais institucionais de eventos/organizações)
  • Captação de doações (ex: doações para ONGs, captação via leis de incentivo, crowdfunding)

Finalmente, uma ou mais opções devem ser implementadas, com atenção para entender o quanto cada uma contribui para o total de receitas da organização. Também é importante atentar para quais mecanismos de precificação adotar, pois isto pode fazer uma grande diferença nas receitas. São dois tipos principais (com possibilidade de arranjos híbridos):

  • Precificação fixa – preços determinados por variáveis estáticas

Preço tabelado por produto, serviço ou proposta de valor; Preço por opcionais (ex: ar e direção em carros); Preço por segmento de clientes (ex: meia entrada); Preço por volume (ex: queijo fatiado na padaria)

  • Precificação dinâmica – preços determinados por variações de mercado

Negociação caso a caso Variação por disponibilidade (ex: passagens aéreas) Variação de mercado (ex: commodities – petróleo, soja, etc) Leilões

Estágio da ideia em que pode ser usado:

Esta reflexão deve ser realizada no momento de desenho do modelo de negócio e ser constantemente revisada a fim de maximizar a geração de receita e priorizar as mais relevantes para o negócio.

Referências e autores:

A principal referência é Alex Osterwalder autor do livro Business Model Generation, onde detalhada os mecanismos de geração de receita, entre outras ferramentas bastante interessantes para empreendedores e gestores.

Links interessantes:

http://alexosterwalder.com/ http://www.businessmodelgeneration.com/

Leia também

01 novembro 2022
A Bárbara tinha fome de mundo. Ela nunca parou em um só lugar, sua ambição sempre foi de conhecer,...
Ler Mais
01 novembro 2022
"Eu sou o Oswaldo Oliveira, um ser humano que mora no planeta Terra, trabalhando consigo mesmo e...
Ler Mais
01 novembro 2022
Humano. Essa foi a palavra que o Tiago usou para resumir a experiência com o Social Good Brasil...
Ler Mais
01 novembro 2022
Mais para as mães. É por isso que a Thais vem trabalhando desde 2013, quando criou a iniciativa...
Ler Mais
01 novembro 2022
A Tamila acredita seriamente na importância de construirmos futuros mais inclusivos. Atua e tem...
Ler Mais

Leia também

Teste de hipóteses: Como boas entrevistas e o Quadro de Validação podem levar seu negócio social mais longe?
Mecanismos de geração de receita
Modelo de Desenvolvimento de Clientes (Customer Development Model)
Entrevistas de validação do problema e da solução – um guia de boas práticas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support