O SGB é precursor no uso de tecnologia e dados para o bem e tem o objetivo de endereçar e apoiar soluções de problemas sociais no Brasil por meio dessas ferramentas Tech and Data for Good.

Nosso papel como organização

Em meio à crise do COVID-19, entendemos que essa seria a nossa prioridade de atuação: contribuir com a resolução dos problemas que crises como esta amplificam na Era digital.

Como atuamos 

Atuamos a partir da aplicação de nossas metodologias — testadas e aprovadas — e também com a criação de novos projetos — em conjunto com outras organizações do Terceiro Setor, investidores sociais, governo e sociedade civil.

Metodologia de dados para o bem (Data for Good)

A Metodologia SGB de Dados para o Bem é a nossa maneira de levar o uso de tecnologias e inteligência de dados para gerar impacto positivo.

Acreditamos na importância de alfabetizar pessoas, empresas, organizações e governos na linguagem de dados, que é uma habilidade do futuro e da Era digital — a fluência em dados (data literacy) é a competência que permite ler, analisar, utilizar, entender e argumentar extraindo informações relevantes de dados e evidências (OCDE, 2019).

Para tanto, desenvolvemos projetos de dados, com resultados no curto prazo, para resolver problemas emergenciais.

Metodologia Data for Good do SGB

A nossa metodologia é composta por três pilares: 

Case:

SGB usa inteligência de dados para apoiar Santa Catarina no combate ao coronavírus

Este foi o primeiro projeto em que atuamos com inteligência de dados no contexto da pandemia. Decidimos levar a nossa Metodologia Data for Good, já amplamente testada e validada, para cumprir seu propósito em resolver problemas sociais complexos, tal qual o da pandemia de COVID-19.

Aqui, contamos o nosso “case”: a criação de 7 produtos de dados para auxiliar o Governo do Estado de SC, as 295 Prefeituras Municipais de SC, o MPSC , o TJSC e a sociedade civil no enfrentamento do COVID-19.

O projeto

O projeto consistiu em 90 dias de trabalho voluntário, colaborativo e inovador, em que levamos nossa expertise com a criação de soluções em dados para apoiar o combate da pandemia junto ao Governo do Estado de Santa Catarina, as 295 Prefeituras Municipais de SC, ao MPSC , ao TJSC e a sociedade civil.

A partir da parceria firmada com Santa Catarina, sugerimos a criação de um time intersetorial para colaborar na construção de soluções em dados e trazer conhecimentos multidisciplinares ao trabalho; surgiu, então, o Núcleo Intersetorial de Combate ao COVID-19, grupo que atuou ávida e voluntariamente a fim de gerar impacto positivo no estado.

Por fim, foram criados 7 produtos de dados para auxiliar a tomada de decisão e apoiar a gestão pública. 

Confira aqui o case completo + produtos de dados

Estão juntos no núcleo:

  • O time SGB
  • Membros de secretarias e órgãos do Governo do Estado de Santa Catarina
  • Tribunal de Justiça de Santa Catarina
  • Ministério Público de Santa Catarina
  • Associação Catarinense de Medicina
  • Data Science Brigade
  • Aquarela Data Analytics
  • CIASC
  • Laboratório ENGIN/UFSC

Quer saber como foi o nosso trabalho voluntário no combate ao COVID-19 com Santa Catarina?

Criamos um relatório completo com todas as explicações e detalhes, as descrições dos produtos de dados e os resultados que atingimos.

Acesse aqui

Sala de Situação Digital: dados de SC sobre o COVID-19 para os 295 municípios do estado

Os 7 produtos de dados que foram desenvolvidos para a tomada de decisão acerca do combate à pandemia de coronavírus, no contexto da parceria com a gestão pública estadual catarinense.

Composto por uma base de dados anonimizados sobre os casos confirmados, suspeitos, negativados, recuperados e em que houve óbitos por conta do COVID-19. 

 

Este produto foi desenvolvido voluntariamente pelos times do SGB, CIASC, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Administração. 

O Modelo Epidemiológico* permite imputar seis (6) covariáveis** com valores de 0 a 1, que foram minimamente personalizadas: 

  1. Cancelamento de Eventos
  2. Fechamento Escolas e Universidades
  3. Auto Isolamento de Casos Confirmados
  4. Distanciamento Social
  5. Lockdown 
  6. e uma última variável que indica se alguma das medidas anteriores está em vigor.

Ao final, estima o número de infecções diárias, a taxa de contágio (Rt) desde o início da epidemia no Estado de Santa Catarina e permite fazer projeções do número de óbitos diários para as próximas semanas. 

*O modelo epidemiológico criado para o Estado de Santa Catarina utilizou como referência o modelo da Imperial College London, escolhido pelos especialistas que compõem a ação, por já ser validado internacionalmente e pela possibilidade ser adaptado à realidade de Santa Catarina de início e depois para as macrorregiões de saúde do estado. 

**Essas variáveis estão em processo de redefinição para refletir melhor a realidade do estado de Santa Catarina.

 

Este produto foi desenvolvido voluntariamente pelos cientistas de dados da Data Science Brigade e voluntários especialistas do Social Good Brasil, em conjunto com CIASC e o Governo de do Estado de Santa Catarina.

A Frente de Transparência se refere a uma série de ações que promoveram abertura e transparência de informações dos casos de COVID-19 para a população. 

Seguindo as recomendações e a metodologia da Open Knowledge Brasil, foram criados boletins externos, dashboards (painéis) de acesso público e a possibilidade de consulta pública no banco de casos com dados anonimizados. 

As melhorias na transparência que resultaram deste avanço foram a disponibilização pública de:

  • um painel de visualização com dados sobre os casos em Santa Catarina;
  • boletins informativos com atualizações semanais;
  • e a disponibilização de microdados em formato aberto e série histórica.

Os produtos estão disponíveis ao público no site específico sobre a COVID-19 (http://www.coronavirus.sc.gov.br/) e no portal de transparência do Governo do Estado de Santa Catarina (http://transparenciacovid19.sc.gov.br/). 

Ranking de Transparência | Open Knowledge Brasil 

Com as ações deste produto, em apenas duas semanas de trabalho, o Estado de Santa Catarina saiu do nível de transparência “opaco” (15ª posição do ranking) para o nível “médio” (8ª posição do ranking). Na atualização do dia 21 de maio de 2020, Santa Catarina passou a ficar na 5ª posição do ranking, recebendo o nível “alto” de transparência; e, no dia 28 de maio, alcançou o 3º lugar, a maior posição no ranking até então (e permaneceu até o ranking de 12 de junho). 

03/04 | Status: Opaco | 15º posição 10pontos
16/04 | Status: Médio | 8º posição 52pontos
21/05 | Status: Alto | 5º posição 52pontos
28/05 | Status: Alto | 3º posição 88pontos

O Mapa de Situação apresenta:

  • dados espacializados sobre a evolução do COVID-19 no Estado de Santa Catarina, provenientes do Banco de Dados Anonimizados de Casos Confirmados COVID-19;
  • e a disponibilidade da estrutura de saúde necessária para seu enfrentamento, com o objetivo de apoiar a tomada de decisão relacionada ao enfrentamento da pandemia. 

 

Em conjunto com o Mapa de Situação, foi criado o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS),  que a partir da agregação de dados especializados, permite identificar as áreas do estado que merecem mais atenção no contexto da pandemia, isto é, compreender onde a disseminação do vírus é mais provável, ou onde a probabilidade de complicações para a população é maior. Tem como objetivo apoiar nas estratégias regionais de contenção e mitigação.

 

Versões do mapa:

  • para gestores de governo do estado; 
  • para compor a Sala de Situação Digital da frente de inteligência de dados para apoio aos municípios no enfrentamento da pandemia do COVID-19. 
  • há previsão de uma versão para disponibilização ao público, compondo os produtos da Frente de Transparência.

O Mapeamento da Capacidade dos Leitos e Equipamentos foi desenvolvido como um software que possibilita dimensionar a situação atual sobre os recursos hospitalares disponíveis no Estado de Santa Catarina, nas redes pública, filantrópica e privada. 

 

Para isso, criou-se este sistema, que unifica as informações de todos os leitos hospitalares disponíveis no Estado de Santa Catarina, bem como de quem está ocupando o leito e quais os recursos disponíveis em cada um deles em tempo real. O sistema também apresenta as altas de pacientes e transferência de leitos de UTI para leitos clínicos e vice-versa, bem como sinaliza quando o desfecho é o óbito.

 

Atualmente, o software está sendo alimentado por quase 100% dos hospitais. Os dados oriundos do software integram o sistema Boavista do CIASC.

 

O software foi desenvolvido para Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o apoio da Medsuite Tecnologia em Saúde LTDA, com cessão de uso gratuita e permanente para a SES.

A missão da Matriz GUTAI* é promover uma governança transparente e responsável quanto ao avanço da pandemia por meio da inteligência de dados e da gestão de informações e conhecimentos essenciais à vigilância em saúde. 

 

*A Matriz GUTAI foi desenvolvida voluntariamente e gratuitamente pelo Laboratório ENGIN do EGC/UFSC com o apoio da empresa Aquarela Advanced Analytics.

 

A Matriz GUTAI COVID-19 permite a priorização de multicritérios, olhando pela perspectiva da gravidade da situação por:

  • saturação da ocupação de leitos de tratamento intensivo;
  • urgência de ação sobre a quantidade de leitos clínicos;
  • tendência de piora da situação pelo crescimento do número de novos casos confirmados;
  • abrangência territorial da contaminação;
  • e do impacto do crescimento do número de óbitos por casos confirmados. 

 

Após apresentado o resultado da análise destes cinco critérios, a Matriz propõe a priorização e faz recomendações para a tomada de decisão em diferentes níveis

 

O Índice GUTAI pondera o resultado dos cinco critérios e, ao final, propõem recomendações quanto às orientações de conduta e suspensão de atividades nos territórios analisados.

 

O Laboratório de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN) do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu a MATRIZ GUTAI com o apoio dos atores do Governo do Estado de Santa Catarina, os parceiros externos Social Good Brasil, a Associação Catarinense de Medicina (ACM), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e as empresas Aquarela Advanced Analytics e Data Science Brigade.

A Sala de Situação Digital é o conjunto de ferramentas de inteligência de dados e análises consolidados e adaptados para os 295 municípios de Santa Catarina; essas ferramentas, bem como uma capacitação para uso produtivo delas, foram disponibilizadas a cada município por meio desta Sala de Situação Digital (SSD) — veja mais detalhes sobre a criação da SSD nesta página

A Sala de Situação Digital COVID-19 foi criada para apoiar os municípios no enfrentamento da pandemia de COVID-19 e é um produto que compreende versões ajustadas dos produtos de dados criados na parceria de contexto estadual para os municípios. 

A Sala de Situação Digital foi desenvolvida com uma série de parceiros intersetoriais e foi disponibilizada em ambiente virtual do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para que os municípios possam acessá-la. 

*A essa frente de municípios se juntou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS).

**Estão em desenvolvimento e/ou adaptação produtos de dados projetados para consumo e/ou visualização de dados para tomada de decisão.

 

Os produtos dessa frente foram desenvolvidos pelos times do SGB, CIASC, Ministério Público de Santa Catarina, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Laboratório ENGIN do EGC/UFSC, Data Science Brigade, Aquarela Advanced Analytics, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Administração. Com o apoio do COSEMS.

Sala de Situação Digital: apoio aos municípios & dados abertos à sociedade

Saiba mais

Foi desenvolvida por:  times do SGB, CIASC, Ministério Público de Santa Catarina, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Laboratório ENGIN do EGC/UFSC, Data Science Brigade, Aquarela Advanced Analytics, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Administração. Com o apoio do COSEMS.

A Sala de Situação Digital COVID-19 foi criada com a finalidade de apoiar os municípios de Santa  Catarina, com base em dados e evidências, nas complexas tomadas de decisões para o enfrentamento da pandemia do COVID-19. 

 

Esta ação marca a nova fase do SGB nesta parceria, proporcionando um legado fundamental de apoio aos municípios e também para toda a sociedade com os dados abertos gerados durante este trabalho, além de novos estudos contínuos e análises que serão disponibilizados de forma transparente nesta página.