O celular pode te ouvir?

Você já teve a impressão de que o celular está te ouvindo? Quem nunca comentou com um amigo sobre um produto que estava pensando em comprar e logo em seguida viu um anúncio enquanto rolava o feed do Instagram? Fez uma pesquisa sobre cachorros e foi bombardeado com anúncios de produtos para pets? Ou viu vídeos de um destino turístico para depois receber uma propaganda da agência de viagens? Os exemplos são inúmeros: afinal, a todo momento, mesmo sem nos darmos conta, estamos constantemente produzindo e consumindo dados. 

A fluência em dados, ou seja, saber ler, trabalhar, analisar e argumentar com dados, é uma habilidade essencial para o futuro do trabalho, mas também para o mundo digital e os desafios do presente. Mas o que são dados? E como eles afetam o nosso dia a dia? 

A capacidade de entender o que são dados fornece a primeira habilidade dentre as oito competências para você se tornar fluente nesse idioma: ler dados. Dados soltos, sem qualquer análise, não vão nos dar nenhuma informação relevante. Por isso, a habilidade de ler dados é tão importante, pois permite que você identifique onde você usa dados no seu dia-a-dia, além de saber acessá-los, interpretá-los e qualificá-los de forma correta.

O tema foi pauta do primeiro episódio da série Habilidados, do Social Good Brasil, criada para ajudar as pessoas a darem seus primeiros mergulhos no oceano de dados. De forma leve e divertida, a série traduz esse universo para quem ainda não tem muito conhecimento sobre o assunto. 

Afinal, o celular pode te ouvir? 

Quando o assunto são dados, muita gente ainda imagina uma tabela ou planilha cheia de informações de difícil leitura. Mas, na Era dos Dados, a principal fonte são as próprias pessoas e tudo que elas fazem, especialmente no ambiente digital: as conversas, as buscas, os interesses, os cliques, as fotos e vídeos e mais. 

Sem se dar conta, as pessoas geram dados o tempo todo, e quando demonstram ter gostado de algum produto ou serviço, os anúncios passarão a aparecer: por isso, a sensação de que o celular está te ouvindo. Quando navegamos pela web, deixamos um rastro que gera dados e fornece informações a respeito de tudo aquilo que temos interesse.

Assista ao primeiro episódio da série Habilidados, saiba se o celular pode te ouvir e aprenda a ler dados:

Para auxiliar as pessoas a identificarem o nível de conhecimento no tema, o SGB também tem uma ferramenta de autoavaliação de fluência em dados inédita no Brasil. Em menos de 10 minutos, ao preencher um formulário de múltipla escolha, você descobrirá se é um iniciante, aprendiz, praticante ou mentor no assunto. Ao finalizar, receberá por email uma avaliação personalizada, bem como recomendações para evoluir na jornada de aprendizagem. Faça o teste clicando aqui

Leia também

01 novembro 2022
A Bárbara tinha fome de mundo. Ela nunca parou em um só lugar, sua ambição sempre foi de conhecer,...
Ler Mais
01 novembro 2022
"Eu sou o Oswaldo Oliveira, um ser humano que mora no planeta Terra, trabalhando consigo mesmo e...
Ler Mais
01 novembro 2022
Humano. Essa foi a palavra que o Tiago usou para resumir a experiência com o Social Good Brasil...
Ler Mais
01 novembro 2022
Mais para as mães. É por isso que a Thais vem trabalhando desde 2013, quando criou a iniciativa...
Ler Mais
01 novembro 2022
A Tamila acredita seriamente na importância de construirmos futuros mais inclusivos. Atua e tem...
Ler Mais

Leia também

Eleições no Brasil: qual história os dados ajudam a contar?
Segurança de dados no dia a dia: saiba como se proteger
Como identificar uma fake news?
Empresa Data Driven e sua relação com o futuro do empreendedorismo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support