Testemunhais dos produtos de dados do Sociais Good Brasil

“O Laboratório foi fundamental para que TODXS conseguisse mapear seus principais bancos de dados e trabalhasse para torná-los insights relevantes para melhor orientar o nosso impacto. Em uma país profundamente diverso e desigual como o Brasil, entender melhor as necessidades específicas das pessoas que beneficiamos é imprescindível para a construção de projetos mais inclusivos — e nada mais poderoso que dados para nos ajudar a chegar lá.”

TODXSLeonardo de Oliveira, diretor executivo da Associação TODXS

“Implantamos a mensuração de impacto no Portal SuperAção, no qual trabalhamos com apoio emocional a pacientes oncológicos. Os depoimentos de quem participa do projeto bem como estudos internacionais mostram o impacto do que fazemos, mas não tínhamos ideia de como mensurar! No Laboratório passamos a ter um olhar completamente diferente para os dados e a própria gestão da instituição, que já está nos permitindo melhorar processos, atender mais pessoas e, o mais importante, irá nos ajudar a medir cientificamente o impacto de nosso apoio na vida de quem participa e, com dados, ganhar sustentabilidade e crescer.”

Portal SuperAçãoGabriela Besser, fundadora e diretora de operações do Portal Superação

“O Laboratório é, para a SEMAS, uma oportunidade de agregar inteligência de dados a uma dimensão complexa da vida em sociedade, que é a gestão ambiental. A partir deste trabalho, a SEMAS pretende estruturar uma Plataforma Única de Dados Multidimensionais (ambiente, economia, sociedade, institucional, cultural, político) solidificando, assim, a visão sistêmica inerente ao tripé meio-ambiente-sociedade-economia e rompendo um paradigma histórico na Administração Pública estadual, na medida em que busca fazer do Pará um estado de referência no planejamento estratégico e na tomada de decisão data-driven para o desenvolvimento.”

Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará / SEMAS – PAWendell Andrade de Oliveira - Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará / SEMAS - PA

“Esta participação representa um marco cultural e estratégico em direção a ser data driven no Poder Executivo. Enxergamos a necessidade de incluir os conceitos do Social Good Brasil nas discussões de políticas públicas do Governo do Estado, e a SEA será protagonista deste movimento! O produto de dados proposto, que prevê análise ampliada de indicadores, será fundamental na implantação e gestão do projeto denominado Modelo de Avaliação Estratégico do Governo de SC. Neste projeto serão monitorados mais de 250 indicadores relacionados a todas as áreas do governo e o objetivo será entregar novas possibilidades de análise de dados aos responsáveis por esses indicadores. A revolução no uso de dados do Poder Executivo está a caminho!”

Secretaria Estadual de Administração do Estado de Santa CatarinaFélix Fernando da Silva - Secretaria Estadual de Administração do Estado de Santa Catarina / SEA - SC

“Eu acredito que qualquer organização do mundo, seja um negócio social, de impacto, governo ou qualquer que seja, precisa criar ou fortalecer uma cultura analítica que oriente todas as decisões por dados. Aqui na Portabilis entendemos muito bem isso, especialmente após nossa participação do Laboratório de dados do SGB, e gradativamente estamos fazendo isso acontecer em todas as áreas da empresa, em um primeiro passo da porta pra dentro e em segundo, da porta pra fora, como é o caso de um produto de dados, o Evasão Zero, que estamos desenvolvendo para ajudar as escolas e o conselho tutelar a combater a evasão escolar usando dados abertos do governo.”

PortabilisTiago Giusti, fundador e CEO da Portabilis

“Será que existem negócios de impacto no Brasil com potencial de gerar conservação da natureza? E, se houver, eles seriam atrativos a investidores? Essas são algumas questões que nós da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza buscamos responder em um projeto-piloto de inteligência de dados para negócios de impacto. Planejamos e desenvolvemos o piloto em três meses e, certamente, a mentoria do Social Good e da Data Science Brigade foi essencial para a assertividade e motivação ao longo desse curto (porém, intenso) projeto.”

Fundação Grupo BoticárioÍris Ferrarini é jornalista, curiosa por Ciência de Dados e analista de Planejamento e Estratégia da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

“Recebemos um desafio da diretoria, a medição do impacto social das nossas iniciativas de Responsabilidade Social. E nossa reação imediata foi o total desconhecimento de qual seria o primeiro passo. A mentoria dada pelo SGB durante todo o processo para nos ajudar a organizar as ideias e, principalmente o propósito do nosso trabalho, foi fundamental. Mais que uma orientação sobre dados, tiveram que entender o nosso negócio e qual o impacto do que fazemos na vida da comunidade.”

Case EngieLuciane Pedro, responsável pela área de Responsabilidade Social Corporativa da Engie Brasil Energia

“Acreditamos que a difusão da cultura analítica baseada em dados tem um poder de maximizar o impacto social das nossas ações, ampliando as transformações sociais que tanto precisamos. É com muito orgulho que abraçamos, em conjunto com o Social Good, esse desafio. E estendemos o convite a todas as Organizações Sociais a embarcarem nesta jornada de conhecimento, participando do Movimento Data for Good. Juntos vamos mais longe.”

Fundação Telefônica Vivo Diretor-Presidente da Fundação Telefônica Vivo - São Paulo/SP