A tecnologia como facilitadora social

Social Good é mudar o mundo para melhor, utilizando as tecnologias, novas mídias e comportamento inovador. No SGB Lab, nosso objetivo é ajudar pessoas a colocarem suas ideias de negócios, organizações ou movimentos sociais na prática.
Durante o processo criativo é normal que surjam dúvidas na hora de definir os conceitos principais do projeto: quem é o público-alvo? Qual é o problema que quero resolver? Como vou utilizar a tecnologia na minha iniciativa? Para responder essas dúvidas, compilamos algumas ferramentas úteis em nosso site, e agora preparamos este post explicando um pouco mais sobre o que entendemos como tecnologia.
 
O que é tecnologia para o SGB?
A tecnologia faz parte de nossas vidas. Quando viajamos, por exemplo,  fotografamos uma paisagem bonita e colocamos na hora em nossas redes sociais, junto com a localização exata de onde estamos e  quem está lá com a gente.
Fazer isso é um hábito tão corriqueiro que não paramos para refletir em quantas ideias, pessoas, tempo, investimento e estudo foram necessários para que tudo isso fosse possível. Seria muito mais difícil compartilhar essas informações com sua família e amigos sem a internet e os smatphones, certo? Esse é um dos objetivos da tecnologia: utilizar um conjunto de técnicas e/ou aparelhos para facilitar a vida das pessoas.
De acordo com nosso marco conceitual, dividimos a tecnologia entre hardware e software:

  • O hardware é a parte física, que você pode pegar e utilizar na hora. Um smartphone, uma tela de computador, um pequeno robô ou uma impressora 3D são exemplos de hardware.
  • Software são os programas que comandam ou são executados na parte física. Eles são compostos por uma grande quantidade de dados e códigos devidamente organizados e programados para desempenhar a função desejada. Websites, aplicativos de celular e games são considerados software.

O hardware se divide ainda entre high-tech e low-tech. Entre as tecnologias high-tech estão robótica, computadores, aparelhos móveis e elementos eletrônicos. Já as tecnologias de hardware low-tech usam elementos físicos de baixo custo, como por exemplo o Litro de Luz, que é uma solução de acesso a energia que utiliza apenas garrafas pet.
Também diferenciamos as tecnologias de uso e as de desenvolvimento.

  • Tecnologias de uso: Não exigem alto nível de conhecimento técnico, pesquisa e desenvolvimento para serem utilizadas. São as tecnologias que usamos no dia-a-dia e aprendemos rapidamente a operar, como as novas mídias, redes sociais, aplicativos de celular, mecanismos de crowdfunding, etc.
  • Tecnologias de desenvolvimento: São voltadas para pesquisa e desenvolvimento de outras tecnologias, ou para adaptar uma tecnologia complexa para o público em geral. Podem ser usadas por empresas, organizações e pelo poder público para administrar dados e tomar decisões estratégicas, como o big data.

 
Tecnologias no Lab
As iniciativas que já apoiamos no SGB Lab utilizam diversos tipos de tecnologia de hardware e software utilizados para causar impacto social. Veja alguns exemplos:
Instituto HandsFree: O instituto desenvolve tecnologias assistivas de baixo custo para pessoas com deficiência, como dispositivos comandados por voz ou por movimentos com a cabeça para ajudar em atividades cotidianas. Para garantir o baixo custo, o instituto utiliza peças produzidas a partir de impressoras 3D.

                                                                  Foto: Instituto HandsFree/Facebook

 
Surdo para Surdo: É uma plataforma online que conecta pessoas surdas que querem dar aulas de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com as que querem aprender. O tutor surdo oferece suas aulas através do site ou aplicativo, e o aluno escolhe o melhor plano de aulas e realiza o pagamento. A Surdo para Surdo fica com uma taxa do valor das aulas, também coletada a partir da plataforma.

Pitch do Surdo para Surdo no SGB Lab de 2016

 
Praças: Através de uma plataforma online, o Praças facilita a união comunitária para a revitalização de praças públicas. O site mantém uma ferramenta contínua de financiamento coletivo, e vai garantindo recursos para realizar as reformas. Qualquer pessoa ou empresa pode doar e ajudar, via internet. Dê uma olhada no vídeo sobre a adoção da praça Villaboim, em São Paulo:
https://www.youtube.com/watch?v=W8NsD1Om63I
 
MaturiJobs: Plataforma online de busca de empregos e oportunidade de desenvolvimento pessoal voltada para pessoas maiores de 50 anos. As empresas cadastram suas vagas no site com os detalhes e especificações necessários, e os interessados podem se candidatar.

                                                                        Foto: MaturiJobs/Facebok

Conheça outras iniciativas ajudadas pelo Lab e como elas empregam a tecnologia em seus projetos no nosso portfólio de inovações.

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

Save the Date: Festival Social Good Brasil 2023
Como identificar uma fake news?
Como escolher uma profissão? 7 dicas para te ajudar nesse desafio
Qual a relação entre tecnologia e saúde mental?

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support