SGB 10 anos – Popularizando a ciência pelas mulheres e crianças com Ligia Moreiras

A Ligia é uma mulher que levanta outras mulheres. É doutora em Saúde Coletiva e doutora em Ciências, cientista, escritora e criadora do Cientista Que Virou Mãe. Mentora de centenas de mulheres, palestrante, TEDx Speaker e consultora científica, também foi participante do SGB Lab e do Festival SGB em 2015.

Cientista que virou mãe… E empreendedora social

A iniciativa da Ligia veio antes do SGB Lab. O site foi criado em 2010, como um blog para divulgar material científico e descobertas referentes à maternidade, à infância e às vidas das mulheres que – assim como ela – viraram mães. 

Em 2015, ela e Nani Feuser (também mãe e Engenheira Agrônoma), transformaram o blog na primeira plataforma brasileira de informação independente produzida exclusivamente por mulheres mães e financiada coletivamente. O propósito e o caráter inovador do seu projeto e a rede que já tinha bem construída por ser uma referência na popularização da ciência pelas mulheres e crianças, fez com que levassem o primeiro prêmio do Lab. Em 2016, o projeto foi contemplado com o Edital Sinapse da Inovação no Estado de Santa Catarina. 

Isso tornou possível que, durante 3 anos, mais de 40 produtoras de conteúdo, entre cientistas, jornalistas e demais escritoras, todas mães, produzissem informação sobre a vida das mulheres e das crianças por meio de financiamento coletivo e apoio do Instituto Alana.

Aprendizado, transformação e inspiração

“O principal aprendizado que tive ao participar do SGB Lab foi ver quanta gente bacana está tentando fazer coisas maravilhosas para melhorar a vida das pessoas e só precisa de apoio para conseguir”, comenta. 

De lá para cá, algumas coisas mudaram. Em 2019, o site voltou a ter o trabalho de Ligia como foco principal na produção de conteúdo digital, livros, cursos e palestras por todo o Brasil. Ainda é possível aproveitar as lives semanais no Instagram Cientista Que Virou Mãe. Hoje Ligia também atende dezenas de mulheres através da mentoria e apoio materno. 

Para além das pessoas que encontrou pelo caminho do empreendedorismo, se inspira em mulheres que vêm enfrentando um sistemas que ainda as vê e às trata como secundárias, como Silvia Federici, Eliane Brum, Debora Diniz, Áurea Carolina e Marielle Franco.

Se perguntassem para a gente, em nossa lista de inspirações com certeza estaria um nome a mais: Ligia Moreiras.

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

SGB 10 anos - Reduzindo desigualdades no acesso à educação e assistência social com Tiago Giusti
SGB 10 anos - Qualidade e dignidade na saúde com Thais Ferreira
SGB 10 anos - Reduzindo desigualdades raciais no empreendedorismo com Tamila dos Santos
SGB 10 anos - Reduzindo o etarismo no mercado de trabalho com Mórris Litvak

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support