Conheça 12 iniciativas de impacto que se tornarão orientadas por dados em 2019

Aumentar uma rede de apoio para pessoas com câncer, montar um base de informações para proteção de animais silvestres, melhorar a educação, criar condições dignas de trabalho em oficinas de costura, instruir pessoas que sofrem com alergias e empoderar a comunidade LGBT com informação. Dados podem contribuir em todas essas causas.

O Movimento Data for Good no Brasil, liderado pelo Social Good Brasil, irá expandir o resultado de iniciativas de impacto social com o uso de dados para orientar na resolução de problemas históricos do país.

Em novembro de 2018, 12 organizações participaram do Laboratório SGB para sua primeira imersão em dados: o início de uma capacitação de três meses que ensina, passo a passo, caminhos para o desenvolvimento de um mindset analítico. A imersão possibilitou o acesso a conteúdos e mentoria, conexão entre participantes e aprendizado sobre ferramentas.

Conheça as iniciativas que fizeram parte da primeira turma de organizações e negócios de impacto do Laboratório SGB:

Associação TODXS

A organização possui como missão empoderar a comunidade LGBTI+, transformando o Brasil em um país verdadeiramente inclusivo e livre da discriminação. Ela desenvolve projetos para acabar com as violência sofridas por pessoas LGBTI+ no Brasil.

A TODXS e os dados: O TODXS App é o primeiro aplicativo brasileiro que compila dados sobre a população LGBTI+, sendo o projeto piloto da organização. O projeto tem o objetivo de lançar a Base Nacional de Dados LGBTI+ no Brasil e possui como meta impactar 2 milhões de pessoas até dezembro de 2019. Atualmente, a TODXS está finalizando um sistema de denúncias de LGBTI+fobia no app, que conta com uma parceria com a Controladoria Geral da União.

Desafio com dados: No Laboratório SGB a organização procura encontrar outras formas de usar os dados para impactar a população LGBTI+ do Brasil e desenvolver, internamente, um mindset analítico para a tomada de decisões dentro da iniciativa.

Saiba mais: www.todxs.org/


Associação Aliança Empreendedora

O pequeno negócio no Brasil gera postos de trabalho, estimula a economia local, promove acessos a novos produtos e inclusão social. No entanto, muitos dos microempreendedores periféricos têm dificuldades para fazerem seus negócios prosperarem por falta de acesso à informação, conhecimento, mercado e outros pontos importantes para o seu desenvolvimento. A Aliança Empreendedora apoia empresas, organizações sociais e governos a fim de desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda

A Aliança Empreendedora e os dados: Com a utilização de formulários e entrevistas, muitas vezes manuais, a organização coleta dados para levantamento de aspectos qualitativos e quantitativos de impacto social.

Desafio com dados: No Laboratório SGB a organização busca encontrar caminhos para a implementação de processos ágeis de coleta e visualização de dados. Dessa forma, caminha para tornar-se uma organização de impacto social exponencial.

Saiba mais: www.aliancaempreendedora.org.br


Atados

O Atados oferece uma plataforma de voluntariado, que conecta organizações sociais com voluntários.  A iniciativa contém mais de 1300 ONGs publicadas e mais de 88000 voluntários cadastrados: atualmente, 9 em cada 10 vagas publicadas no site obtém inscrições de pessoas engajadas.

Desafio com dados: A organização busca no Laboratório SGB desenvolver um mindset analítico para analisar de forma clara os dados que a plataforma coleta e convertê-los em ações efetivas.

Saiba mais: www.atados.com.br

 


Sistema Urubu – Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas | Universidade Federal de Lavras

É uma rede social de conservação de biodiversidade que tem 25 mil inscritos e mais de 100 mil registros de fauna atropelada no Brasil. Anualmente. mais de 475 milhões de animais selvagens são mortos por atropelamento no Brasil. O número de animais domésticos é desconhecido. O trabalho do Sistema Urubu visa reduzir estes números, identificando áreas críticas de atropelamento para tomada de decisão.

Sistema Urubu e os dados: A iniciativa possui mais de 100 mil registros oriundos de bases governamentais, coletas pelo app Urubu Mobile e outras fontes. Os dados gerados são identificados, georeferenciados e com imagem.

Desafio com dados: O Sistema Urubu quer desenvolver soluções para apresentar à população os dados coletados de forma detalhada e totalizada. Além disso, busca soluções tecnológicas para automatizar a identificação de espécies e de fatores geográficos.

Saiba mais: http://cbee.ufla.br/portal/sistema_urubu/


Ilergic – Saúde Além do Rótulo

O Ilergic é um aplicativo que busca democratizar o consumo seguro e saudável de alimentos, com foco em pessoas que possuem intolerâncias alimentares ou alergias. Segundo apresentado no portal do Drauzio Varella (https://drauziovarella.uol.com.br/), aproximadamente 70% da população brasileira possui intolerância alimentar em algum nível e 10% da população brasileira possui alergia alimentar.

Ilergic e os dados: A organização possui uma solução fornecida através de aplicativo e versão web. Os usuários podem buscar produtos, ler informações de rótulo, comentar nos produtos com perguntas, respostas ou troca de experiências, e votar no produto, indicando se passou mal ao consumi-lo ou não. O voto, então, contabiliza em um gráfico que indica para os usuários o quão seguro é consumir um produto.

Desafio com dados: O aplicativo quer encontrar, no Laboratório SGB, maneiras de fornecer o maior e melhor valor possível com os dados que possui. Pretendem encontrar melhores formas de entender os usuários e as conexões promovidas pelo Ilergic.

Saiba mais: https://ilergic.com/


Impact Hub Floripa

Empreendedores (especialmente de impacto socioambiental) precisam de conteúdo, apoio e espaço de trabalho para prototipar e escalar novas organizações, cujos negócios e lucros são usados a serviço das pessoas e do planeta. O Impact Hub oferece espaços inspiradores e infraestrutura, comunidades vibrantes e conteúdos significativos para impulsionar o trabalho de empreendedores sociais.

Desafio com dados: O Impact Hub Floripa busca no Laboratório SGB desenvolver soluções para utilizar os dados para a orientação da organização na escolha de processos e compreensão do público alvo e da comunidade construída, a fim de aumentar o engajamento. Além disso, quer encontrar formas de mensurar o impacto social e ambiental promovido.

Saiba mais: https://impacthubfloripa.com.br/


Instituto Alinha

O Instituto Alinha nasceu da indignação em saber que ainda há milhares de trabalhadores que vivem em situações análogas à escravidão na indústria da moda. Estima-se que, somente na cidade de São Paulo, existam mais de 12.000 pequenas oficinas de costura que atuam de maneira informal. A precarização da oficina de costura, a falta de equipamentos de segurança, de formalização e etc, decorrem da falta de acesso à informação, falta de recursos e da falta de garantias de que após os investimentos para regularizarem-se encontrarão marcas e estilistas dispostos a oferecer condições de negociação onde os preços e prazos são justos. O Instituto Alinha auxilia oficinas de costura a se tornarem alinhadas e as conecta com estilistas e marcas interessadas em fazer uma moda mais justa.

Instituto Alinha e os dados: A organização quer encontrar soluções para rastrear as peças de roupas feitas através dos “match’s” da plataforma, o que gerará ainda mais dados.

Desafio com dados:  A organização busca encontrar formas otimizadas de coletar os dados e maneiras de criar bancos de dados com todas as informações dentro de um único sistema. “Temos mais dados disponíveis do que nos damos conta, e a não otimização do uso dos dados nos faz perder uma grande expertise que somamos ao longo dos anos”, relata Dari Santos, fundadora da organização.

Além disso, o Instituto Alinha busca entender como os dados podem ajudar a iniciativa a adaptar a metodologia para ser aplicada de outras formas (atendendo um número maior de costureiros, principalmente fora de SP), e como os dados podem ajudar em advocacy, necessário para uma mudança sistêmica.

Saiba mais: http://alinha.me/


Instituto Phi

O Instituto Phi – Philantropia Inteligente faz a ponte entre pessoas físicas ou jurídicas e projetos sociais de qualidade. Busca que seu investimento social tenha resultado efetivo, chegando a instituições de excelência.

O Instituto Phi e os dados: A organização possui um sistema com dados para avaliação de ONG’s e acompanhamento de projetos, o chamado Sistema Phi de Gerenciamento.

Desafio com dados: O Instituto Phi quer alcançar, no Laboratório SGB, soluções de dados para relatórios de acompanhamento de projetos. Seus relatório devem ser atrativos para parceiros e auxiliar na tomada de decisão.

Saiba mais: http://institutophi.org.br/


Livelab

O Livelab promove jornadas radicais de protagonismo e aprendizagem voltadas para a juventude. A Jornada X é um jogo que visa estimular o surgimento de equipes comunitárias para a inovação social. A intenção é identificar e treinar grupos de jovens para o empreendedorismo, oferecendo ferramentas para desenvolverem seus talentos para realizarem sonhos de transformação nos seus territórios.

O Livelab e os dados: A Jornada X utiliza muito as redes sociais e obtém uma série de dados sobre suas dinâmicas e resultados através delas.

Desafio de dados: No Laboratório SGB, o Livelab busca encontrar soluções para automatizar a coleta e análise de resultados, assim como melhorar os instrumentos para acompanhar os jogadores da Jornada X.

Saiba mais: https://www.livelab.org.br/


Portabilis

O projeto desenvolvido pela Portabilis, o Intersetor, é uma plataforma que visa integrar dados produzidos por diferentes setores de políticas públicas, permitindo o uso destes dados para a tomada de decisão e medição de impacto dessas políticas.

A Portabilis e os dados: Hoje, a Portabilis contribui com dados para a gestão das políticas de Educação e Assistência Social em 86 municípios que atende.

Desafio com dados: Aprender no Laboratório SGB maneiras de fornecer ainda mais insights para a tomada de decisão dos entes públicos e desenvolver um mindset para a tomada de decisão estratégica dentro da empresa.

Saiba mais: https://portabilis.com.br


Portal SuperAção

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil tem hoje 1,2 milhões de pacientes oncológicos em tratamento. A plataforma SuperAção promove a correta orientação e resolução das inúmeras dificuldades advindas do tratamento, que vão desde a organização deste (tomada correta dos medicamentos, dos procedimentos hospitalares, consultas, etc), até a orientação dos sintomas e o apoio emocional ao paciente com câncer. Com features de apoio ao hospital, melhor entendimento do tratamento e a metodologia de apoio emocional “Anjos do SuperAção”, o Portal promove o engajamento do paciente, maior adesão ao tratamento, menos faltas, reinternações e ativação positiva da marca do hospital.

Portal SuperAção e os dados: Os dados são utilizados na plataforma para mensuração de resultados qualitativos e quantitativos.

Desafio com dados: O Portal SuperAção quer, no Laboratório SGB, entender quais dados devem ser selecionados para orientação e encontrar um modelo de mensuração de impacto de toda a metodologia empregada.

Saiba mais: https://www.portalsuperacao.org.br/


WeGov

A WeGov é um Espaço de Aprendizado que dissemina a cultura da inovação no setor público. Todas as suas atividades são baseadas nas seguintes premissas: Empoderar os agentes públicos; Iluminar ideias e ações que possam ser replicadas; Aproximar os servidores e agentes públicos das três esferas e dos três poderes. Lideram uma rede colaborativa de aprendizado em governo, amparada pelo conceito “Learn by Doing” (Aprender fazendo).

Desafio com dados: O desafio levado ao Laboratório SGB é o de tangibilizar o impacto social dos serviços que presta para governo (direto) e sociedade (indireto), além de definir indicadores de sucesso (internamente e externamente).

Saiba mais: https://www.wegov.net.br/

Tem interesse em participar do Laboratório SGB? Preencha o formulário abaixo: