Nós acreditamos que é possível encarar problemas de alta complexidade contando comas novas tecnologias e novas mídias como aliadas. E nós não estamos sozinhos.
A Singularity University, organização criada pela NASA e pelo Google, é uma das grandes difusoras das tecnologias exponenciais. Apesar de problemas existentes em nossa sociedade, nos últimos cem anos a expectativa de vida humana mais do que duplicou, a renda per capita média ajustada a inflação triplicou ao redor do mundo e a mortalidade infantil caiu cerca de 10 vezes. O custo de alimentos, eletricidade, transporte e comunicação caiu de 10 a 1.000 vezes (dependendo da localidade) e o índice de alfabetização global foi de 25% para 80%.
Isso não quer dizer que tudo esteja resolvido. Ainda existe boa parcela da população sem acesso a itens básicos para sobrevivência, enfrentamos mudanças climáticas, escassez de água e energia, entre outros desafios. Mas de qualquer forma, as coisas parecem melhorar conforme a tecnologia exponencializa: ou seja, se torna mais barata e acessível.
E o que queremos dizer com isso? Um caso prático e real: o primeiro computador custou o equivalente a U$6 milhões e ocupava uma área de 180m². Hoje, podemos facilmente comprar um smartphone com capacidade de processamento superior ao ENIAC por menos de U$500 e que cabe na nossa mão. O mesmo acontece para soluções tecnologias para saúde e ferramentas de acesso à água, por exemplo.
De acordo com Peter Diamandis, um dos fundadores da SU, na base da evolução da sociedade nos mais diversos setores está a tecnologia como ferramenta e seu crescimento exponencial. A cada dia mais eficazes, baratas e acessíveis, as ferramentas tecnológicas se tornaram poderosas aliadas para alavancar nosso progresso. E a longo prazo, isso pode criar abundância: “Quando penso em criar abundância, não se trata de criar uma vida de luxo para todos no planeta; se trata de criar uma vida de possibilidades. Se trata de pegar aquilo que era escasso, e torná-lo abundante. Vejam, escassez é contextual, e tecnologia é uma força liberadora de recursos. (…) Temos as ferramentas com esta exponencial tecnologia. Temos a paixão e inovação do faça-você-mesmo. Temos o capital do tecno-filantropista. E temos 3 bilhões de novas mentes ficando online para trabalhar conosco e resolver os grandes desafios, para fazer aquilo que precisamos fazer. Vivemos com décadas extraordinárias a nossa frente”, conclui.
No Seminário Social Good Brasil 2014, falando a favor da abundância e sobre as tecnologias exponenciais, tivemos a presença de um egresso da Singularity University, o empreendedor social indiano Sartaj Anand. Sartaj confia no poder da tecnologia exponencial para nos levar a um futuro de abundância e seu desejo é impactar 1 bilhão de pessoas ao longo de sua vida.
Saiba mais sobre tecnologia exponencial e a trajetória de Sartaj no vídeo:
Sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho. Já escolheu o tamanho do seu sonho? O nosso é exponencial e abundante. ?
Social Good Brasil lança primeiro laboratório de tecnologias exponenciais para impacto social do país durante SingularityU Brasil Summit