Tecnologias Exponenciais: como a escala pode nos levar a um futuro de abundância?

Nós acreditamos que é possível encarar problemas de alta complexidade contando comas novas tecnologias e novas mídias como aliadas. E nós não estamos sozinhos.

Singularity University, organização criada pela NASA e pelo Google, é uma das grandes difusoras das tecnologias exponenciais. Apesar de problemas existentes em nossa sociedade, nos últimos cem anos a expectativa de vida humana mais do que duplicou, a renda per capita média ajustada a inflação triplicou ao redor do mundo e a mortalidade infantil caiu cerca de 10 vezes. O custo de alimentos, eletricidade, transporte e comunicação caiu de 10 a 1.000 vezes (dependendo da localidade) e o índice de alfabetização global foi de 25% para 80%.

Isso não quer dizer que tudo esteja resolvido. Ainda existe boa parcela da população sem acesso a itens básicos para sobrevivência, enfrentamos mudanças climáticas, escassez de água e energia, entre outros desafios. Mas de qualquer forma, as coisas parecem melhorar conforme a tecnologia exponencializa: ou seja, se torna mais barata e acessível.

E o que queremos dizer com isso? Um caso prático e real: o primeiro computador custou o equivalente a U$6 milhões e ocupava uma área de 180m². Hoje, podemos facilmente comprar um smartphone com capacidade de processamento superior ao ENIAC por menos de U$500 e que cabe na nossa mão. O mesmo acontece para soluções tecnologias para saúde e ferramentas de acesso à água, por exemplo.

Abundancia

De acordo com Peter Diamandis, um dos fundadores da SU, na base da evolução da sociedade nos mais diversos setores está a tecnologia como ferramenta e seu crescimento exponencial. A cada dia mais eficazes, baratas e acessíveis, as ferramentas tecnológicas se tornaram poderosas aliadas para alavancar nosso progresso. E a longo prazo, isso pode criar abundância: “Quando penso em criar abundância, não se trata de criar uma vida de luxo para todos no planeta; se trata de criar uma vida de possibilidades. Se trata de pegar aquilo que era escasso, e torná-lo abundante. Vejam, escassez é contextual, e tecnologia é uma força liberadora de recursos. (…) Temos as ferramentas com esta exponencial tecnologia. Temos a paixão e inovação do faça-você-mesmo. Temos o capital do tecno-filantropista. E temos 3 bilhões de novas mentes ficando online para trabalhar conosco e resolver os grandes desafios, para fazer aquilo que precisamos fazer. Vivemos com décadas extraordinárias a nossa frente”, conclui.

No Seminário Social Good Brasil 2014, falando a favor da abundância e sobre as tecnologias exponenciais, tivemos a presença de um egresso da Singularity University, o empreendedor social indiano Sartaj Anand. Sartaj confia no poder da tecnologia exponencial para nos levar a um futuro de abundância e seu desejo é impactar 1 bilhão de pessoas ao longo de sua vida.

Saiba mais sobre tecnologia exponencial e a trajetória de Sartaj no vídeo:


Sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho. Já escolheu o tamanho do seu sonho? O nosso é exponencial e abundante. ?

Social Good Brasil lança primeiro laboratório de tecnologias exponenciais para impacto social do país durante SingularityU Brasil Summit

 


Leia também

01 dezembro 2021
Assista ao 2º episódio da série Habilidados, do SGB e saiba como trabalhar com dados e como isso pode...
Ler Mais
01 dezembro 2021
O tema foi pauta da série Habilidados, do SGB, criada para ajudar as pessoas a darem seus primeiros mergulhos...
Ler Mais
19 novembro 2021
No Brasil, o contingente de mulheres empreendedoras endossa a importância do dia comemorativo.
Ler Mais
18 novembro 2021
O Banco Central estima que mais de 45 milhões de pessoas que não realizavam transações eletrônicas agora...
Ler Mais
16 novembro 2021
Social Good Brasil ganha prêmio que reconhece contribuição para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento...
Ler Mais

Leia também

O futuro da educação, acesso e inclusão na Era dos Dados: veja a trilha do Festival SGB para professores e alunos
Transparência e uso de dados para tomada de decisões: veja a trilha do Festival SGB para gestores públicos
O futuro do trabalho, carreira e propósito: veja a trilha do Festival SGB para colaboradores de empresas
Propósito, engajamento e histórias inspiradoras são temas da trilha do Festival SGB para empreendedores sociais

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support