Sala de Situação (SSD) é um ambiente que disponibiliza diversas informações, em diferentes formatos, para se saber o máximo possível sobre determinado assunto. Quando essa sala é “digital”, as informações estão disponíveis digitalmente. 

Numa Sala de Situação, você vê os locais de onde pode tirar informações (painéis, planilhas, etc.) e, também, consegue interagir com esses dados, colocando filtros e isolando as variáveis que mais lhe interessam para poder tirar as suas conclusões sobre o assunto. 

Como podem vir essas informações? Em formato de painéis com dados, com visualizações interativas e filtros, de planilhas que mostram quais são as variáveis levadas em consideração…

Em uma tabela de dados, as variáveis são informações que complementam os registros contidos na tabela, caracterizando-os. Exemplo de variáveis são: “Nome”, “Sobrenome”, “Idade”, “Sexo”, “Raça”, “CPF”, entre outras. 

Quando se isola uma variável, significa que se dará mais atenção para analisar aquela determinada informação em seu contexto.

Pense, por exemplo, que você tem uma Sala de Situação de uma Defesa Civil, órgão que age na prevenção e assistência da população quando ocorrem desastres naturais. 

Nessa SSD, há dados e informações sobre chuvas, marés, ventos, frentes frias e diversos outros monitoramentos. Dependendo do que você quer saber, você isola as variáveis. 

Se estiver chovendo muito e o risco for de enchente, você irá querer saber 1. o nível dos rios e 2. previsão de chuva. Assim, com os dados dessas variáveis nos últimos dias ou semanas — às vezes, o produto de dados até faz previsões do que irá acontecer! —, você poderá analisar qual é a situação, pensar em quais medidas tomar e como agir, de acordo com o que as evidências lhe “contam”.

Dados são a nova moeda, o novo mercado e o novo petróleo. 

A fluência em dados, ou data literacy, é a competência que permite ler, analisar, utilizar, entender e argumentar extraindo informações relevantes de dados e evidências (OCDE, 2019). Essa é uma das habilidades do futuro, que além de ser uma linguagem necessária aos profissionais do futuro, é também um conhecimento que possibilita a apropriação e o empoderamento dos cidadãos com relação aos seus próprios dados.

Com essa realidade da Era Digital, os cidadãos — que são os donos dos seus próprios dados — podem começar a se relacionar com essa nova linguagem para criar consciência sobre a importância dos seus dados e da sua privacidade, bem como para desempenhar seu papel cidadão com responsabilidade e compreender como organizações, empresas, governo e sociedade civil vêm usado esses dados, quais políticas públicas e leis são criadas, e poder se manifestar a respeito dessa pauta. 

Empreendedores empoderados dos seus dados

Esta Sala de Situação Digital traz dados abertos à sociedade relativos à pandemia de COVID-19 em Santa Catarina. 

Mais do que nunca, a educação em dados se torna vital para toda a população e, especialmente para empreendedores, para que compreendam:

  • como foi a pandemia nos últimos meses,
  • como está a situação agora,
  • quais as previsões para as próximas semanas no contexto do seu estado e do seu município.

Com essas evidências e esses dados preditivos sobre o cenário da pandemia, toda a sociedade civil organizada passa a tomar decisões mais assertivas e conectadas com a realidade da sua região; e, especialmente para empreendedores e negócios, torna-se muito mais factível a criação de planejamentos e ações guiadas de curto e médio prazo.

Produtos de dados sobre o contexto da pandemia de COVID-19 em Santa Catarina, abertos à sociedade:

O termo “produto de dados” refere a qualquer ferramenta, análise, instrumento ou espaço virtual, de qualquer complexidade, para consumo de dados em vista de uma tomada de decisão. 

Um produto de dados pode ser um painel virtual, um cálculo de determinado índice ou ainda um algoritmo preditivo — que possibilita fazer previsões e projeções. 

 

[CURIOSIDADE!] Muitas vezes chamamos esses produtos de “solução de dados” justamente porque ajudam a resolver problemas, responder perguntas e dar insumos para solucionar questões por meio dos dados.

Banco de Dados Anonimizados de Casos Confirmados – COVID-19 em Santa Catarina & Suas Análises 

O banco de dados dos casos de COVID-19 em Santa Catarina engloba os dados anonimizados e individualizados sobre os casos confirmados, negativados, recuperados e em que houve óbitos por conta do coronavírus (COVID-19).

Painéis de BI (sobre Santa Catarina)

 

 

Trazem informações sobre a pandemia do COVID-19 no Estado de Santa Catarina, considerando: situação atual, evolução dos casos e o perfil das pessoas que chegaram a óbito.

 

Modelo Epidemiológico (de Santa Catarina)

O Modelo Epidemiológico é um produto de dados preditivo que funciona como uma “bússola” sobre a pandemia: faz estimativas e prevê cenários para até quatro semanas sobre a Rt (a taxa de transmissibilidade), o número de pessoas infectadas e o número de óbitos. 

Matriz Gutai (para municípios de SC)

A Matriz GUTAI COVID-19, que foi criada e desenvolvida voluntária e gratuitamente pelo Laboratório ENGIN do ECG/UFSC em parceria com o SGB, é um produto de inteligência de dados de apoio à governança municipal da pandemia.

Análises Data for Good (sobre SC)

Relatórios de análises do SGB contendo a interpretação do que os produtos de inteligência de dados nos mostram sobre o comportamento e a disseminação de COVID-19, bem como sobre as projeções de cenários sobre o futuro da pandemia nas próximas semanas.

Frente de Transparência 

 A Frente de Transparência se refere a uma série de ações que promoveram abertura e transparência para a população de informações dos casos de COVID-19. 

 

Paineis BI SC Leitos

Estes painéis de B.I. trazem informações sobre os leitos de UTI — ativos, ocupados, disponíveis, taxa de ocupação, número de pacientes COVID-19, entre diversas outras informações — na rede pública de saúde (SUS) no Estado de Santa Catarina, possibilitando dimensionar a situação atual da pandemia no estado.

Qual é a origem desses produtos de dados?

Nós, do SGB, idealizamos e desenvolvemos um trabalho voluntário para, com o uso de dados e evidências, apoiar o combate e controle do COVID-19 no estado de Santa Catarina. 

Em 90 dias de trabalho intenso, criamos um grupo intersetorial de voluntários que se uniu para desenhar uma estratégia baseada em um diagnóstico, estruturação de governança e construção de 7 produtos de inteligência de dados para ajudar os 295 municípios catarinenses.

Este trabalho voluntário do SGB foi desenvolvido de maneira intersetorial lado a lado com o Governo do Estado de Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Laboratório de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN) do EGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS).

 

Confira o relatório completo desse trabalho e veja mais sobre a Metodologia SGB Data for Good (de dados para o bem).

O que é a Sala de Situação Digital Data for Good?

Dados abertos e transparência à sociedade

Desde o primeiro momento do trabalho com inteligência de dados para auxiliar na crise do COVID-19, nosso intuito foi abrir os produtos de dados à sociedade.

Portanto, lançamos esta Sala de Situação Data for Good (de dados para o bem), o nosso oitavo produto de dados, que tem como missão trazer produtos e soluções em que a inteligência de dados é utilizada para auxiliar na resolução de problemas sociais complexos e dar a maior transparência possível à sociedade.

Aqui, disponibilizamos esses produtos de dados abertos a catarinenses e brasileiros, bem como explicamos como você pode mexer, interagir e analisar essas informações, visando à transparência e ao empoderamento por meio dos dados.

Afinal, a fluência em dados precisa ser ensinada e disseminada mais e mais!

Aproveite 🙂

Outras iniciativas com produtos de dados abertos à sociedade:

Mapa COVID-19: Índice de Isolamento Social | In Loco 

A In Loco criou o Índice de Isolamento Social para auxiliar no combate à pandemia. O mapa mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento social e usa dados anonimizados obtidos a partir do monitoramento por geolocalização.

É possível ver esses índices por estado e acompanhar a progressão ao longo do tempo. Esses dados permitem, portanto, direcionar políticas públicas de saúde, compreendendo a situação da pandemia e o comportamento dos cidadãos em cada local.

Índice de Transparência | OKBR

A Fundação Open Knowledge Brasil, autoridade no tema Dados Abertos e Transparência, criou o Ranking da Transparência dos Estados durante a crise do COVID-19 em abril de 2020.

O Índice de Transparência da Covid-19 tem o intuito de avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia de coronavírus que têm sido publicados pelos estados brasileiros e pela União. E, além disso, o ranking também reconhece os estados com as melhores práticas em transparência nesse contexto.

O Social Good Brasil 

O Social Good Brasil é uma organização social que desenvolve metodologias para o uso de dados e novas tecnologias de forma consciente, ética e voltada para o bem, gerando impacto socioambiental positivo em todo o país.

Fundado há 8 anos como Organização da Sociedade Civil, desde o começo é parceiro da Fundação das Nações Unidas, que lidera o +Social Good no mundo.

Visando ao bem-estar social e coletivo, conectamos o nosso impacto desejado como organização aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

  • 8 MILHÕES pessoas impactadas diretamente e indiretamente
  • Parceiros da Fundação das Nações Unidas, que lideram o +Social Good no mundo
  • + de 27 mil pessoas engajadas na nossa comunidade digital e 140 mil seguidores nas redes sociais, alcançando + de 2,5 milhões de pessoas em 2019
  • 8 edições do Festival SGB:, totalizando 8837 participantes e 475 palestrantes
  • 12 Laboratórios de inovação social e dados: mais de 550 participantes entre empreendedores sociais, investidores sociais e governo
  • Rede de 80 Fellows SGB que já impactaram mais de 12 mil pessoas em todas as regiões do Brasil

LIVE:  Lançamento SSD Data for Good

A Sala de Situação Digital Data for Good é um ambiente virtual que tem como missão democratizar o acesso à produtos e soluções em que a inteligência de dados é utilizada para auxiliar na resolução de problemas sociais complexos.

A conversa foi com os parceiros e a equipe que ajudaram a construir e estão utilizando os produtos de dados.

NOTÍCIAS 

Acontecendo Aqui – 28/08/2020

Coluna Fernanda Bornhausen | O que a epidemia oculta de saúde mental, um dos maiores problemas da Pandemia, tem a ver com você? Leia aqui


 

Revista Exame (capa) – 30/07/2020

50 inovações da pandemia Leia aqui


 

Acontecendo Aqui – 30/07/2020

SGB lança Sala de Situação Digital com produtos de dados abertos e disponíveis à sociedade Leia aqui


 

Jornal ND – 28/07/2020

Campanha do Floripa Sustentável e da ACM orienta a população a procurar médicos diante dos primeiros sintomas de coronavírus Leia aqui


 

ACAERT – 28/07/2020

Modelo epidemiológico do Social Good Brasil prevê mais de mil mortes por covid-19 nas próximas três semanas em Santa Catarina Ouça aqui


 

ND Mais – 27/07/2020

Para salvar vidas, campanha para atendimento precoce à Covid-19 é lançada em SC Leia aqui 


 

Acontecendo Aqui – 27/07/2020

Campanha publicitária orienta catarinenses sobre importância do atendimento precoce Leia aqui


 

ACM – 27/07/2020

ACM e Floripa Sustentável lançam campanha para atendimento precoce à Covid-19 Leia aqui


 

Floripamanhã – 27/07/2020

Com depoimentos de médicos, Floripa Sustentável e ACM lançam campanha para atendimento precoce da Covid-19 Leia aqui 


 

Palavra Livre – 27/07/2020

Covid-19: Campanha alerta para a importância do atendimento precoce Leia aqui 


 

De Olho na Ilha – 27/07/2020

Campanha orienta população de Florianópolis sobre importância do atendimento precoce Leia aqui


 

Blog Jornal da Mulher – 27/07/2020

Campanha orienta população sobre importância do atendimento precoce Leia aqui


 

Blog do Prisco – 26/07/2020

Com depoimentos de médicos, Floripa Sustentável e ACM lançam campanha sobre atendimento precoce Leia aqui


 

Ministério Público de Santa Catarina – 15/07/2020

Municípios recebem Sala de Situação Digital (SSD) para apoiar o combate à covid-19 Leia aqui 


 

Governo do Estado de Santa Catarina – 15/07/2020

Coronavírus em SC: Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados entrega Sala de Situação Digital a municípios catarinenses Leia aqui 


 

MIT Sloan Management Review Brasil (podcast) – 03/07/2020

Tech contra os grandes problemas, fluência em dados, soluções de dados made in Brazil Ouça aqui


 

Data Science Brigade | DSB Talks (live) – 16/06/2020

Empresas e lideranças descobrindo com a crise que é possível sim mudar rápido Assita aqui


 

Jornal A Tarde | Salvador/Bahia – 29/05/2020

Inteligência de dados tem ajudado no combate ao novo coronavírus Leia aqui


 

Capa NSC Total | Estela Benetti – 21/09/2019

“Estamos trabalhando com o uso de dados para o bem”, afirma presidente do conselho diretor do Social Good Brasil Leia aqui

NSC Notícias | Matéria 20/07/2020

Dados ajudam governo a tomar decisões sobre restrições durante a pandemia

ND Notícias | Entrevista 16/07/2020

Entrevista com a fundadora da organização “Social Good Brasil”, que monitora os dados da Covid -19

UNESC | Live 23/06/2020

Webinar aborda inovação e tecnologia como estratégias para superação da pandemia

TV UFSC –  10/6/2020

Laboratório Engin UFSC participa da construção de ferramenta do governo de SC de transparência sobre a Covid-19

TV ALESC | Programa Santa Inovação – 26/05/2020

Santa Inovação – Inovações tecnológicas no monitoramento à COVID 19

Parceiros