Tomar boas decisões pode não ser das tarefas mais fáceis, mas é essencial quando pensamos em um impacto positivo nas nossas vidas.
E quando essas escolhas impactam não somente o indivíduo mas a sociedade? Aí fica mais claro que precisamos ter base para tomar decisões. O movimento Data for good, prioriza o uso de dados para o bem.
As estratégias são definidas com base em fatos e informações, assim é possível fazer escolhas mais assertivas, servem como orientação para os projetos.
Você sabe como o uso de dados pode trazer impacto social no seu trabalho? Confira nesse artigo que preparamos para te mostrar como isso é possível!
O que é Data for Good?
Vamos começar explicando o que é o Data for Good. Esse movimento tem por objetivo alcançar o terceiro setor, as empresas privadas, os gestores públicos e pesquisadores.
A ideia é que todos façam uso dos dados disponíveis, de maneira eficaz, e além disso, de forma ética e responsável, para que realmente haja um impacto social.
Com as redes sociais e demais avanços tecnológicos, as informações passaram a chegar até nós rapidamente e em maior número. E com isso, aprender a analisar dados se tornou essencial para tomar decisões.
Depois de obter esses dados, é possível fazer análises para realização de projetos ou ações que levam à melhoria da qualidade de vida de grandes cidades.
Vale lembrar que o IBGE, por exemplo, realiza o Censo coletando informações de toda a população brasileira. Com esses números em mãos, os gestores públicos podem tomar melhores decisões em relação a saúde, segurança, educação, etc. E esse é apenas um exemplo da importância de conhecer e utilizar os dados.
Isso acontece porque essas informações trazem respostas a diversas perguntas que não podemos responder apenas contando com nossa experiência pessoal.
O data for good tem por objetivo aliar Big data e impacto social e ambiental, inspirando soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas.
Qual a importância do data for good?
Criar uma cultura mais analítica dentro de empresas, organizações sociais, governos, e etc é a garantia de que as decisões serão tomadas com embasamento.
Quando você coleta, analisa e coloca em prática as mudanças e projetos que os dados mostram, suas chances de sucesso crescem muito.
Você vai usar essas informações para entender a realidade daquele momento e partir para ações que correspondam a essas demandas. E aliando isso a todas as demandas sociais é possível fazer a diferença na sociedade e buscar soluções que possam ajudar o coletivo.
A ideia é aumentar a inclusão financeira, fazer melhorias na área de segurança e apostar em um desenvolvimento sustentável diminuindo os danos ambientais. Isso tudo, baseado nos dados coletados e analisados antes de decidir o que fazer.
Quais os benefícios de trabalhar com o Data for Good?
Usar o Data for Good vai muito além de apenas tomar boas decisões, por isso, vamos ver agora alguns benefícios desse movimento:.
- Fortalecimento da marca
O objetivo do movimento é trazer melhoria na vida das pessoas, mas a sua marca também ganha com isso. Fazer ações que impactam socialmente ajuda na construção da imagem das empresas envolvidas.
Ou seja, você faz o bem, ajuda no dia a dia da população e ao mesmo tempo se mostra de maneira positiva tanto para parceiros, quanto para clientes.
Hoje em dia ser uma marca socialmente responsável fortalece o relacionamento com os consumidores. Estes, que por sua vez, estão mais exigentes e buscando por empresas engajadas e que possuam projetos para o meio ambiente, e para questões sociais.
- Soluções mais efetivas
Recentemente nós podemos ver na prática como os dados influenciam em momentos de grandes desafios.
Durante a pandemia do COVID-19 muitas decisões referentes à saúde pública foram tomadas baseada nos dados. As informações eram coletadas no mundo todo, e assim foi possível implementar planos de ação que auxiliam as decisões individuais e coletivas no combate ao vírus.
Outro ponto importante, foram as ações que as empresas fizeram para manter seus colaboradores e negócios funcionando da melhor maneira possível. Tudo isso foi feito após análise de dados.
- Criar conexões do bem
Uma das coisas que o Data for Good trás para dentro das empresas são as conexões.
A ideia é que a ferramenta seja usada para criar oportunidades de parcerias entre os participantes. As empresas que apoiam os projetos e buscam soluções para melhoria da sociedade, acabam se unindo e formando uma comunidade.
- Melhorias na qualidade de vida
Os dados já são usados por muitas empresas, principalmente nas redes sociais e na internet. Com certeza você já abriu um streaming de filmes e recebeu indicações de outros títulos baseado no que você já assistiu.
Os algoritmos são usados para entender qual é sua preferência e te oferecer coisas semelhantes que podem te interessar. Essa é uma forma de usar os dados.
Mas no caso do Data for Good, vai bem além disso. O movimento busca soluções para questões do dia a dia, como segurança, educação e saúde.
E o movimento busca usar a análise de dados como base para tomar decisões que impactam diretamente a sociedade.
O movimento Data for Good é um movimento global que busca aproveitar o uso de dados para melhorar o impacto social. O Social Good Brasil foi um dos idealizadores desse movimento no Brasil e busca capacitar e mobilizar as organizações para a educação em dados com foco em impacto social.
O objetivo é articular o terceiro setor, as empresas privadas, os gestores públicos e os pesquisadores para que usem a análise de dados para conseguir responder às demandas da sociedade.
Já tinha ouvido falar sobre o Data for Good?
Esse movimento incentiva o uso de dados para causar impacto social. Por isso, é muito importante investir em educação em dados!