Data for good: como o uso de dados pode impactar socialmente

Tomar boas decisões pode não ser das tarefas mais fáceis, mas é essencial quando pensamos em um impacto positivo nas nossas vidas.

E quando essas escolhas impactam não somente o indivíduo mas a sociedade? Aí fica mais claro que precisamos ter base para tomar decisões. O movimento Data for good, prioriza o uso de dados para o bem.

As estratégias são definidas com base em fatos e informações, assim é possível fazer escolhas mais assertivas, servem como orientação para os projetos.

Você sabe como o uso de dados pode trazer impacto social no seu trabalho? Confira nesse artigo que preparamos para te mostrar como isso é possível!

O que é Data for Good?

Vamos começar explicando o que é o Data for Good. Esse movimento tem por objetivo alcançar o terceiro setor, as empresas privadas, os gestores públicos e pesquisadores.

A ideia é que todos façam uso dos dados disponíveis, de maneira eficaz, e além disso, de forma ética e responsável, para que realmente haja um impacto social.

Com as redes sociais e demais avanços tecnológicos, as informações passaram a chegar até nós rapidamente e em maior número. E com isso, aprender a analisar dados se tornou essencial para tomar decisões.

Depois de obter esses dados,  é possível fazer análises para realização de projetos ou ações que levam à melhoria da qualidade de vida de grandes cidades. 

Vale lembrar que o IBGE, por exemplo, realiza o Censo coletando informações de toda a população brasileira. Com esses números em mãos, os gestores públicos podem tomar melhores decisões em relação a saúde, segurança, educação, etc. E esse é apenas um exemplo da importância de conhecer e utilizar os dados.

Isso acontece porque essas informações trazem respostas a diversas perguntas que não podemos responder apenas contando com nossa experiência pessoal. 

O data for good tem por objetivo aliar Big data e impacto social e ambiental, inspirando soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas. 

Qual a importância do data for good?

Criar uma cultura mais analítica dentro de empresas, organizações sociais, governos, e etc é a garantia de que as decisões serão tomadas com embasamento. 

Quando você coleta, analisa e coloca em prática as mudanças e projetos que os dados mostram, suas chances de sucesso crescem muito. 

Você vai usar essas informações para entender a realidade daquele momento e partir para ações que correspondam a essas demandas. E aliando isso a todas as demandas sociais é possível fazer a diferença na sociedade e buscar soluções que possam ajudar o coletivo.

A ideia é aumentar a inclusão financeira, fazer melhorias na área de segurança e apostar em um desenvolvimento sustentável diminuindo os danos ambientais. Isso tudo, baseado nos dados coletados e analisados antes de decidir o que fazer.

Quais os benefícios de trabalhar com  o Data for Good?

Usar o Data for Good vai muito além de apenas tomar boas decisões, por isso, vamos ver agora alguns benefícios desse movimento:.

  • Fortalecimento da marca 

O objetivo do movimento é  trazer melhoria na vida das pessoas, mas a sua marca também ganha com isso. Fazer ações que impactam socialmente ajuda na construção da imagem das empresas envolvidas.

Ou seja, você faz o bem, ajuda no dia a dia da população e ao mesmo tempo se mostra de maneira positiva tanto para parceiros, quanto para clientes.

Hoje em dia ser uma marca socialmente responsável fortalece o relacionamento com os consumidores. Estes, que por sua vez, estão mais exigentes e buscando por empresas engajadas e que possuam projetos para o meio ambiente, e para questões sociais. 

  • Soluções mais efetivas

Recentemente nós podemos ver na prática como os dados influenciam em momentos de grandes desafios.

Durante a pandemia do COVID-19 muitas decisões referentes à saúde pública foram tomadas baseada nos dados. As informações eram coletadas no mundo todo, e assim foi possível implementar planos de ação que auxiliam as decisões individuais e coletivas no combate ao vírus.

Outro ponto importante, foram as ações que as empresas fizeram para manter seus colaboradores e negócios funcionando da melhor maneira possível. Tudo isso foi feito após análise de dados.

  • Criar conexões do bem 

Uma das coisas que o Data for Good trás para dentro das empresas são as conexões. 

A ideia é que a ferramenta seja usada para criar oportunidades de parcerias entre os participantes. As empresas que apoiam os projetos e buscam soluções para melhoria da sociedade, acabam se unindo e formando uma comunidade. 

  • Melhorias na qualidade de vida

Os dados já são usados por muitas empresas, principalmente nas redes sociais e na internet. Com certeza você já abriu um streaming de filmes e recebeu indicações de outros títulos baseado no que você já assistiu.

Os algoritmos são usados para entender qual é sua preferência e te oferecer coisas semelhantes que podem te interessar. Essa é uma forma de usar os dados.

Mas no caso do Data for Good, vai bem além disso. O movimento busca soluções para questões do dia a dia, como segurança, educação e saúde.

E o movimento busca usar a análise de dados como base para tomar decisões que impactam diretamente a sociedade. 

O movimento Data for Good é um movimento global que busca aproveitar o uso de dados para melhorar o impacto social. O Social Good Brasil foi um dos idealizadores desse movimento no Brasil e busca capacitar e mobilizar as organizações para a educação em dados com foco em impacto social.

O objetivo é articular o terceiro setor, as  empresas privadas, os gestores públicos e os pesquisadores para que usem a análise de dados para conseguir responder às demandas da sociedade.

Já tinha ouvido falar sobre o Data for Good?

Esse movimento incentiva o uso de dados para causar impacto social. Por isso, é muito importante investir em educação em dados

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

Aprenda a usar dados para criar negócios de impacto social
Data for good: como o uso de dados pode impactar socialmente
O que você precisa entender sobre dados para se tornar uma organização data driven
Como desenvolver a mentalidade analítica em pessoas e organizações

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support