SGB 10 anos – Reduzindo desigualdades raciais no empreendedorismo com Tamila dos Santos

A Tamila acredita seriamente na importância de construirmos futuros mais inclusivos. Atua e tem experiência em empreendedorismo, inovação e diversidade. E foi justamente por essas experiências que ela sabe que o racismo atravessa o mundo empreendedor de forma silenciosa e transversal, dificultando a vida das empreendedoras e empreendedores negros

Ela sabe que os desafios, na verdade, vêm bem antes: “Eu sempre tive dificuldade de ter acesso à educação. Minha mãe precisou realmente se sacrificar para que eu pudesse alcançar minimamente espaços que deveriam ser garantidos a todos”. 

Logo conseguiu algumas bolsas de estudo e pode participar de formações internacionais. Mas isso não quer dizer que foi sem perrengue: os desafios para equilibrar acesso à educação, manutenção financeira e situações de racismo estrutural firmaram o comprometimento de facilitar o acesso à educação para outras pessoas, especialmente às pessoas negras. Assim, ela criou a Afroimpacto: uma escola online de afroempreendedorismo. 

Colaboração e rede: braços suficientes para ação efetiva

A trajetória da Tamila cruzou com a do Social Good Brasil em 2017, quando participou do programa Fellow SGB e do Festival SGB. Para ela, o que destaca como aprendizado foi a importância da colaboração e da atuação em rede para a transformação social: “Sem atuar em rede se torna muito mais difícil termos acesso à espaços ou termos braços suficientes para grandes ações efetivas”. 

Uma de suas inspirações, aliás, veio das conexões feitas no Fellow: Tarso de Oliveira, CEO da Troca, uma organização que aumenta a diversidade nas empresas através de palestras, treinamentos, censo, projetos, consultorias e recrutamento e seleção inclusivos.

O poder transformador do empreendedorismo

Ainda que existam desigualdades no cenário empreendedor, Tamila acredita em seu poder: “Acredito que o empreendedorismo transforma tanto emocionalmente, quanto financeiramente. Através do meu negócio, eu tive que aprender a confiar mais em mim, no meu potencial, na minha voz, nos meus sonhos, e quero que todas e todos tenham essa oportunidade”, explica.

Tamila explica que as pessoas negras são a maioria do Brasil e também a maioria dos empreendedores, porém, em uma modalidade de faturamento menor ou que nem chega a ter lucro: “Um dos motivos pelos quais isso acontece se deve a forma que começamos a empreender chamada de Empreendedorismo por Necessidade, ou seja, quando não há nenhuma outra alternativa a não ser empreender”.

Ela ainda aponta outros motivos para a desigualdade, como não considerar empreender por falta de referências, falta de conhecimento em gestão, planejamento, sentimento de solidão, falta de financiamento, entre outros. Com a Afroimpacto, Tamila busca mitigar riscos possíveis ao empreender a partir  de uma educação empreendedora fácil, acessível e com representatividade.
A escola de afroempreendedorismo já está em atividade há 3 anos e já impactou diretamente mais de 2 mil pessoas. Imagina o que não poderão fazer nos próximos 10 anos? Por aqui seguimos acompanhando e desejando que na próxima década cheguemos cada vez mais perto da equidade.

Leia também

01 novembro 2022
A Bárbara tinha fome de mundo. Ela nunca parou em um só lugar, sua ambição sempre foi de conhecer,...
Ler Mais
01 novembro 2022
"Eu sou o Oswaldo Oliveira, um ser humano que mora no planeta Terra, trabalhando consigo mesmo e...
Ler Mais
01 novembro 2022
Humano. Essa foi a palavra que o Tiago usou para resumir a experiência com o Social Good Brasil...
Ler Mais
01 novembro 2022
Mais para as mães. É por isso que a Thais vem trabalhando desde 2013, quando criou a iniciativa...
Ler Mais
01 novembro 2022
A Tamila acredita seriamente na importância de construirmos futuros mais inclusivos. Atua e tem...
Ler Mais

Leia também

Bárbara era alegria e furacão - com amor e admiração
Para Oswaldo Oliveira, com amor
SGB 10 anos - Reduzindo desigualdades no acesso à educação e assistência social com Tiago Giusti
SGB 10 anos - Qualidade e dignidade na saúde com Thais Ferreira

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support